Lote chegou nesta quinta-feira (13) no aeroporto de Rio Branco com 33 mil doses da Oxford/AstraZeneca e 7 mil doses da CoronaVac. Toda remessa deve ser usada para aplicação da segunda dose no estado.
Mais um lote de vacinas foi entregue no Acre nesta quinta-feira (13) para imunizar a população contra a Covid-19. Desta vez, o Ministério da Saúde enviou uma remessa com 40 mil doses de imunizantes, sendo 33 mil da Oxford/AstraZeneca e 7 mil da CoronaVac. Esse é o 21º lote enviado para o estado acreano.
Essa é a segunda maior remessa de vacinas que o estado recebe. Em janeiro, quando foi enviado o primeiro lote de vacinas, o Acre recebeu 40.760 doses de imunizantes para a primeira e segunda doses.
A Secretaria de Saúde do Acre (Sesacre) informou que todo lote é para aplicação da segunda dose nos moradores.
Na terça (11), o Acre recebeu um segundo lote da vacina Pfizer no aeroporto de Rio Branco. A 20ª remessa trouxe um total de 3.510 doses do imunizante. Todas as doses estão sendo usadas na primeira aplicação em Rio Branco.
As doses precisam estar em -20°C por 14 dias e entre 2 e 8°C por 5 dias, devendo ser utilizadas em um curto período de tempo. O imunizante é aplicado em duas doses, com intervalo.
Com a chegada do 20º lote, Rio Branco voltou a vacinar as gestantes e mulheres no pós-parto nesta quinta. A suspensão da vacinação desse público na capital se deu após recomendação da Agência de Vigilância Sanitária (Anvisa, na terça (11), para suspender a aplicação da vacina contra a Covid-19 da AstraZeneca/Fiocruz em grávidas.
Segunda dose:
CoronaVac
O intervalo ideal é de 28 dias entre as doses da CoronaVac. Um estudo do Butantan mostrou que a eficácia da vacina foi de 62% com intervalo de 21 a 28 dias, contra 50% com intervalo de até 21 dias.
AstraZeneca
Já estudos clínicos da Oxford/AstraZeneca apontaram uma eficácia de 82,4% com a segunda dose, em um intervalo de três meses após a primeira dose.
Pfizer
O ministério recomenda que a vacina seja administrada em um intervalo de 12 semanas (três meses). Em nota técnica, a pasta informa que o intervalo maior foi recomendado com base em estudos feitos no Reino Unido – o país optou por aumentar o espaçamento no início da campanha de vacinação, por causa da escassez de doses.
Já a bula do fabricante diz que o imunizante deve ser aplicado em um "intervalo maior ou igual a 21 dias entre a primeira e a segunda dose".
Vacinação no Acre
De acordo com informações do portal de transparência do governo, o Acre recebeu 234.910 doses de vacinas e foram aplicadas 147.531 até essa quinta (13), data da última atualização, sendo 104.787 da primeira dose e 42.744 da segunda. Rio Branco aplicou 65.771 doses e Cruzeiro do Sul 15.431.
Segundo o governo, o número de doses aplicadas que consta no portal refere-se aos dados já inseridos no sistema do Ministério da Saúde, cujas atualizações são realizadas pelos municípios. Por isso, pode haver atraso nas informações.
Fonte: G1 AC
EM 2021, POLÍCIA MILITAR DO ACRE CAPACITA A TROPA , REESTRUTURA INSTALAÇÃO E APRESENTA DIMINUIÇÃO DOS ÍNDICES CRIMINAIS
Em 2021, Polícia Militar do Acre capacita a tropa, reestrutura instalações e apresenta diminuição dos índices criminais Texto: Wellington Mota, Assessoria de Comunicação da PMAC A Polícia Militar do Acre (PMAC) chega ao final do ano de 2021, com um resultado satisfatório frente ao planejamento estratégico que foi estabelecido pela corporação no inicio do ano. Com uma gestão centrada na valorização dos seus profissionais, visando assim uma melhor prestação do serviço ao cidadão, a instituição buscou frisar na capacitação técnica e reestruturação dos batalhões, além de aquisição de equipamentos. Com uma política alinhada ao Governo do Estado do Acre e as demais forças que compõem o Sistema Integrado de Segurança Pública, a Polícia Militar do Acre, por meio de um trabalho prévio de estudos e planejamentos, buscou empregar seu efetivo em locais estratégicos. E assim, realizou, somente em 2021, 7.711 operações em todo o Estado do Acre, resultando na abordagem de 223.226 pes...
Comentários