Coronéis de barrancos:
A expressão coronel de barranco é de um homem poderoso, típico dono dos meios de produção da borracha.
Cuja imagem clássica do seringalista, um homem rude e inculto sempre trajado com seu terno de linho branco tecido de seda, chapéu de palha e tragava charuto caríssimo e importado e sempre utilizava uma bengala e relógio de algibeira (relógio de bolso).
Prestigiado apenas pelo seu poderio econômico o coronel dividia seu tempo entre o barracão e as viagens em épocas de safras e as delícias das comidas e bebidas, torrando todo seu dinheiro nos cabarés nas metrópoles amazônicas entre Belém a Manaus.
Enquanto o patrão se deliciava de suas viagens, os capangas e jagunços tomavam conta do barracão com o uso da força que controlavam os arigós nas denominadas colocações evitando fugas e calotes, mesmo gozando dos certos prestígios.
O seringalista ficava endividado com o sistema de endividamento da economia gomifera. Muitos dos seringalistas fugiam desse padrão possuíam escolaridade e adquirindo comportamento requintado através das viagens que sempre faziam e quase a maioria deles não possuíam o seu capital e dependiam do financiamento de mercadorias das casas aviadoras para obter lucros num negócio tão instável, lançavam mão da sobretaxa nos preços das mercadorias que repassavam aos seringueiros ou seja, a borracha era um péssimo negócio com os altos preços das mercadorias e muitos dos seringueiros eram sempre enganados pelo patrão.
O lucro que obtinham dessa sobretaxa era investido na compra de residências nas capitais como Belém ou Manaus e investiam para fazer tratamento de saúde e escolaridade dos filhos.
SENA MADUREIRA AC: POLÍCIA CIVIL PRENDE INVESTIGADO POR TENTATIVA DE FIMINICÍDIO TOCOU FOGO NA CASA DA EX:
Sena Madureira - Polícia Civil prende investigado por tentativa de feminicídio, tocou fogo na casa da ex: Na manhã desta sexta-feira, 10, a Policia Civil em Sena Madureira prendeu I.R. de A., de 31 anos, em uma residência localizada no bairro São Felipe. Contra o acusado pesa a acusação de tentativa de feminicídio, Art. 121, §1º, Inciso IV c/c Art. 14 Inciso I do Código Penal. A investigação identificou que o investigado tentou contra a vida da ex-companheira, Liliane do Nascimento Pereira, no dia 28 de maio de 2022 quando ateou fogo em sua residência. Por volta das 2 horas da manhã, o acusado ateou fogo na casa da vítima, com quem conviveu por 7 (sete) anos, colocando um pneu de carro embaixo do lugar onde a vitima dormia. As chamas consumiram por completo a residência. A vítima sai ilesa da residência que já estava sendo consumida pelas chamas e em seguida procurou a policia para as providencias. O preso foi conduzido a Delegacia Geral do município para procedimento ...
Comentários