Remessa trouxe um total de 48.250 doses da AstraZeneca/Fiocruz para vacinar público sem comorbidades de 55 a 59 anos no estado acreano.
Mais uma remessa com vacinas contra a Covid-19 foi entregue no aeroporto de Rio Branco na tarde desta quarta-feira (9). O Ministério da Saúde enviou um lote com 48.250 doses da AstraZeneca/Fiocruz para imunizar a população acreana.
Segundo o Programa Nacional de Imunização do Acre (PNI), essas doses vão ser usadas para iniciar a vacinação do público geral, iniciando nas pessoas de 55 a 59 anos, a partir da próxima semana.
Na terça (8), um lote 9.360 doses da Pfizer chegou na capital acreana para dar sequência ao plano de imunização no estado. O PNI informou que, além de Rio Branco, as doses da Pfizer foram distribuídas também para Acrelândia, Plácido de Castro, Brasileia, Bujari, Sena Madureira, Manoel Urbano e Jordão, cidades do interior do estado.
Essas cidades fizeram a adesão para receber as doses do imunizante. Essas doses precisam estar em -20°C por 14 dias e entre 2 e 8°C por 5 dias, devendo ser utilizadas em um curto período de tempo. O imunizante é aplicado em duas doses, com intervalo.
A coordenação do PNI informou que a vacinação desse público vai começar na segunda-feira (14). Quinta (10) e sexta (11) os municípios devem concluir a imunização do público da 4ª fase.
Segunda dose:
CoronaVac
O intervalo ideal é de 28 dias entre as doses da CoronaVac. Um estudo do Butantan mostrou que a eficácia da vacina foi de 62% com intervalo de 21 a 28 dias, contra 50% com intervalo de até 21 dias.
AstraZeneca
Já estudos clínicos da Oxford/AstraZeneca apontaram uma eficácia de 82,4% com a segunda dose, em um intervalo de três meses após a primeira dose.
Pfizer
O ministério recomenda que a vacina seja administrada em um intervalo de 12 semanas (três meses). Em nota técnica, a pasta informa que o intervalo maior foi recomendado com base em estudos feitos no Reino Unido – o país optou por aumentar o espaçamento no início da campanha de vacinação, por causa da escassez de doses.
Já a bula do fabricante diz que o imunizante deve ser aplicado em um "intervalo maior ou igual a 21 dias entre a primeira e a segunda dose".
Vacinação no Acre
De acordo com informações do portal de transparência do governo, o Acre recebeu 341.300 doses de vacinas e foram aplicadas 207.981 até essa quarta (9), data da última atualização, sendo 147.721 da primeira dose e 60.260 da segunda. Rio Branco aplicou 96.901 doses e Cruzeiro do Sul 23.289.
Segundo o governo, o número de doses aplicadas que consta no portal refere-se aos dados já inseridos no sistema do Ministério da Saúde, cujas atualizações são realizadas pelos municípios. Por isso, pode haver atraso nas informações.
Fonte: G1 AC
Comentários