Pular para o conteúdo principal

Internacional: Como Surto Recorde de Gafanhotos Está Devastando EUA


Um surto de gafanhotos que já afeta pelo menos 15 Estados vem provocando devastação em lavouras e pastagens no Oeste americano, competindo por comida com o gado e deixando um rastro de milhões de dólares em prejuízos. 


Esses insetos são nativos da região e sua população costuma ser controlada. Mas, segundo cientistas, houve uma explosão neste ano, agravada pela seca e ondas de calor históricas. 


O Serviço de Inspeção Sanitária Animal e Vegetal (APHIS, na sigla em inglês), agência ligada ao Departamento de Agricultura dos Estados Unidos responsável pelo controle de doenças e pragas, já tratou mais de 325 mil hectares com inseticidas, em uma campanha de supressão da população de gafanhotos e dos chamados grilos Mórmons (Anabrus simplex), que também são comuns na região e vêm causando danos semelhantes neste ano. 


De acordo com o diretor de política nacional da APHIS, Bill Wesela, esse tratamento vai proteger mais de 650 mil hectares, mas ainda há várias outras ações programadas em diversos Estados, à medida que mais agricultores e pecuaristas pedem ajuda à agência para controlar o problema. 


Wesela lembra que a última grande campanha de supressão de gafanhotos na região foi em 2010, quando o surto de gafanhotos foi a maior dos últimos 35 anos. Na época, mais de 400 mil hectares foram tratados, o suficiente para proteger 800 mil hectares. 


A total magnitude do problema neste ano só ficará clara dentro de alguns meses. 


“A infestação deste ano ainda está evoluindo e não estará completa até o final do verão (no Hemisfério Norte)”, diz Wesela à BBC News Brasil. 


Prejuízos 


Wesela ressalta que ainda é cedo para estimar os custos totais da campanha e os prejuízos provocados pelo problema neste ano. Mas os danos já são visíveis, especialmente em pastagens e lavouras irrigadas. 


No caso da pecuária, Wesela ressalta que a redução do volume de pastagem para alimentar o gado obriga os produtores a gastar na compra de alimentação suplementar ou até mesmo vender seus rebanhos a preços reduzidos. 


Os insetos também podem devastar plantações de alfafa, milho, trigo e cevada e reduzir o habitat e as fontes de alimentação para os animais selvagens da região. Além disso, provocam danos à fruticultura e à apicultura. 


“Gafanhotos e grilos Mórmons são componentes naturais do ecossistema (nesta região dos EUA), mas quando suas populações atingem níveis de surto eles causam graves perdas econômicas aos recursos agrícolas, particularmente em condições (climáticas) quentes e secas”, observa Wesela. 


Entre os Estados mais afetados estão Montana, Wyoming e Oregon, onde o departamento estadual de Agricultura vem recebendo relatos de grandes populações de gafanhotos em diversas áreas. 


“Pelo menos metade dos condados na parte Leste do Estado já registram enormes populações de gafanhotos”, diz à BBC News Brasil o entomologista Helmuth Rogg, diretor do programa de plantas do Departamento de Agricultura de Oregon. 


“Recebemos ligações de motoristas relatando que os insetos estão atingindo os para-brisas e os radiadores dos carros”, conta Rogg, prevendo que o surto neste ano será “épico”. 


Efeitos da seca 


A população de gafanhotos já era considerada maior do que o comum no ano passado, e aumentou ainda mais neste ano com a seca e as altas temperaturas na região. Em Oregon, a temperatura chegou a 46 graus centígrados há algumas semanas, um recorde. 


Os cientistas ressaltam que o período mais eficaz para controlar esses insetos é entre abril e maio, na primavera no Hemisfério Norte, quando os ovos eclodem e os gafanhotos, ainda bem menores que um adulto, estão mais vulneráveis. 


“Se o tempo estiver úmido, é ruim para os gafanhotos”, salienta Rogg. “Se abril e maio forem chuvosos e frios, há grandes chances de que muitos desses insetos vão morrer antes de chegar à fase adulta.” 


Mas, no ano passado e neste ano, a seca prolongada, as altas temperaturas e a falta de água para irrigação em muitas lavouras criaram as condições ideias para que mais gafanhotos sobrevivessem. 


Rogg diz que, enquanto ainda estão se desenvolvendo, os jovens gafanhotos são suscetíveis a um inseticida chamado Dimilin, com ingrediente ativo diflubenzuron. No entanto, à medida que esses animais atingem a fase adulta, o inseticida se torna menos eficaz. 


Neste mês, em grande parte dos Estados afetados os insetos atingiram a fase adulta e já podem depositar seus ovos para o ano seguinte. 


Com isso, em várias áreas já é muito tarde para combater o problema, e o foco passa a ser planejar o controle para 2022. 


Mudanças climáticas 


Ambientalistas temem que a aplicação de inseticidas possa acabar agravando o problema no futuro, ao colocar em risco outros insetos e inimigos naturais que ajudam a manter a população de gafanhotos sob controle. Citam também o temor de contaminação de lavouras orgânicas próximas às áreas tratadas. 


Mas as autoridades responsáveis pelas ações de controle dizem que são tomados cuidados para evitar que isso aconteça, com o uso de baixas concentrações e foco em áreas delimitadas. 


Rogg prevê que as enormes quantidades de gafanhotos que vão depositar seus ovos nos próximos dois meses devem fazer com que o surto se repita no ano que vem ou até mesmo nos próximos dois anos. 


O entomologista teme que as mudanças climáticas possam tornar os surtos de gafanhotos cada vez mais comuns. 


“Estamos vendo infestações de gafanhotos, ao ponto em que causam danos, aumentando desde 2013”, diz Rogg. “Neste ano, certamente será maior que no ano passado.” 


“Precisamos estar preparados para a possibilidade de que todos os anos tenhamos uma situação semelhante, com populações (de gafanhotos) maiores, por causa das mudanças climáticas e da seca associada (a essas mudanças) nesses Estados”, afirma. 


Fonte: G1

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

ALERTA: SESACRE: NOTIFICA QUASE 2 MIL NOVOS CASOS DE COVID-19 ,SEIS MORTES E 1,6 MIL CASOS EM ANÁLISE NESTA TERÇA

 Alerta: Sesacre notifica quase 2 mil novos casos de Covid-19, seis mortes e 1,6 mil casos em análise nesta terça  A Secretaria de Estado de Saúde do Acre (Sesacre), por meio do Departamento de Vigilância em Saúde (DVS), registrou mais 1.885 casos de infecção por coronavírus nesta terça-feira, 8 de fevereiro. O número de infectados subiu para 107.864 em todo o estado.  Até o momento, o Acre registra 292.646 notificações de contaminação pela doença, sendo que 183.486 casos foram descartados e 1.296 exames de RT-PCR seguem aguardando análise do Laboratório Central de Saúde Pública do Acre (Lacen). Pelo menos 94.733 pessoas já receberam alta médica da doença, sendo que 81 seguiam internadas até o fechamento deste boletim.  Os dados da vacinação contra a covid-19 no Acre podem ser acessados no Painel de Monitoramento da Vacinação, disponível no endereço eletrônico: http://covid19.ac.gov.br/vacina/inicio.   Seis óbitos foram registrados nesta terça-feira, 8 de fevereiro, fazendo com que o n

Lula vai a Brasília para jantar com emedebistas na próxima semana

O ex-presidente Lula (PT) tem agenda em Brasília, na próxima semana, com dirigentes do MDB e do Centrão. Na quarta-feira (6), ele terá um jantar com o governador Ibaneis Rocha (MDB), bem como outros emedebistas, como ex-presidente José Sarney e o senador Renan Calheiros (AL). A articulação do jantar teria sido feita pelo ex-senador e aliado histórico de Lula, Eunício Oliveira (MDB-CE), segundo o portal Metrópoles. Também devem comparecer no evento: os ex-senadores emedebistas Romero Jucá (RR) e Edison Lobão (MA) e o senador Veneziano Vital (MDB-PB). Ele também se reunirá com a bancada parlamentar do PT durante a semana, inclusive o deputado federal por Goiás, Rubens Otoni. Ainda segundo informações do site, o ex-presidente chega na cidade na próxima segunda-feira (4) e fica até quinta-feira (7). Lula, pré-candidato à presidência Lula é pré-candidato à presidência. Ele está à frente de Bolsonaro (sem partido) nas pesquisas eleitorais e tem ampliado a vantagem. Levantamento da Genial Inv

BATALHÃO AMBIENTAL DA PMAC COMEMORA 25 ANOS DE EXISTÊNCIA NO ACRE

 Batalhão Ambiental da PM comemora 25 anos de existência no Acre Assessoria de Comunicação da PMAC No mês em que se comemora o Dia Mundial do Meio Ambiente, a Polícia Militar do Acre (PMAC) também festeja os 25 anos de criação de sua unidade especializada na prevenção e combate aos crimes ambientais, o Batalhão de Policiamento Ambienta (BPA). Em alusão à data, foi realizado um café da manhã nesta segunda-feira, 6 de maio, no quartel da unidade. Na ocasião, foram homenageados os primeiros colocados nas três últimas capacitações do Curso de Operador de Aeronaves Remotamente Pilotadas (RPA), mais conhecidos como drones, realizados pela unidade. O evento foi prestigiado pelo comandante-geral da PMAC, coronel Paulo César Gomes, e por policiais militares que fizeram parte do efetivo da especializada. “O que nós somos hoje é um legado dos que já passaram por aqui e deixaram sua contribuição. A gente representa todo o trabalho que essas pessoas tiveram para construir o que o batalhão é hoje e

CRUZEIRO DO SUL AC: POLÍCIA MILITAR ENSINA SOBRE CRIMES AMBIENTAIS EM CURSO PROMOVIDO PELA SENASP

 Em Cruzeiro do Sul, policial militar ensina sobre Crimes Ambientais em curso promovido pela Senasp    Assessoria de Comunicação da PMAC O sargento W Sales, do Pelotão de Policiamento Ambiental (PPA) da Polícia Militar do Acre (PMAC) em Cruzeiro do Sul, participou neste sábado, 26, como instrutor sobre crimes ambientais no 1° Curso de Policiamento de Fronteira do Estado do Acre.  A capacitação é promovida pela Secretaria Nacional de Segurança Pública (Senasp), e dela participam policiais militares de vários estados do Brasil. Dentre os temas relevantes estudados no curso, a Lei 9.605, de 1998, foi o destaque. Nela estão explicitado os principais crimes ambientais contra a fauna, flora, mineração e poluição em geral. Os policiais aprenderam o que fazer em caso de flagrante delito de crime ambiental ou de boletim informativo.

POLÍCIA CIVIL DEFLAGRA"OPERAÇÃO SINFONIA" CONTRA CRIMES DE ORDEM TRIBUTÁRIA E INVESTIGA SONEGAÇÃO FISCAL DE MAIS DE 30 MILHÕES DE REAIS DE EMPRESAS "LARANJAS"

 Policia Civil deflagra “Operação Sinfonia” contra crimes de ordem tributária e investiga sonegação fiscal de mais de 30 milhões de reais de empresas “laranjas” Ascom/Policia Civil do Acre Na manhã desta segunda-feira, 20, a Polícia Civil do Estado do Acre, por meio do GECOT - Grupo de Enfrentamento aos Crimes Contra Ordem Tributária (GECOT) e da Secretaria de Estado da Fazenda (SEFAZ), deflagraram a 1ª Fase da Operação Sinfonia. A operação teve como principal objetivo desarticular uma associação criminosa que atua no Acre criando empresas em nome de laranjas com intento de fraudar o FISCO Estadual.  O grupo empresarial que remonta a década de 80, por meios fraudulentos, sonegou cerca de 30 milhões de reais.  A investigação teve início no ano de 2017 pelo setor de inteligência da SEFAZ e posteriormente, com a criação do GECOT, a Polícia Civil passou a implementar esforços com o início das investigações criminais.  Nesta fase da operação que contou com a participação de 100 policiais, 4

"SE LULA FOR EU VOU JUNTO COM ELE" DIZ BOLSONARO SOBRE IDA A DEBATE ELEITORAIS

 "Se Lula for eu vou junto com ele", diz Bolsonaro sobre ida a debates eleitorais  O presidente Jair Bolsonaro disse nesta sexta-feira que participaria de debates antes do primeiro turno das eleições caso Luiz Inácio Lula da Silva, seu principal adversário, também compareça. Questionado se participaria dos debates televisivos durante uma das "motociatas" que protagonizou ontem em Foz do Iguaçu, no Paraná, o presidente primeiro afirmou que analisaria a possibilidade de sua ida, para depois confirmá-la caso Lula vá. — Vou ver, essa questão é de estratégia. Não quero assumir um compromisso agora pra depois não cumprir na frente — disse — Nunca um presidente, pelo que tenho conhecimento, participou no primeiro turno de debate. Talvez eu compareça, vamos esperar. Depois de uma pausa, concluiu: — Eu fecho agora, se Lula for eu vou junto com ele. Os principais veículos de comunicação já marcaram dez debates durante o primeiro turno da campanha para a Presidência da Repúbli

Operação conjunta da política cívil e da polícia Militar na capial apreende um fuzil 7, 62 mm e prende 4 pessoas

Ascom/Polícia Civil do Acre No início da noite desta sexta-feira, dia 01 de outubro, a Polícia Civil, em atividade conjunta com guarnições do 1º e 2º BPM, prendeu em flagrante 4 (quatro) integrantes de organização criminosa que estavam utilizando um fuzil cal 7,62 mm para cometer crimes. A operação ocorreu após a investigação de um dos suspeitos, que mora na região do 2º Distrito, sendo este um dos possuidores da arma de fogo de grosso calibre. As diligências apontaram que ele utilizava a arma de fogo para cometer crimes patrimoniais (roubos e extorsões) e também para intimidar integrantes de facções rivais. Todos os quatro alvos são tidos como líderes da facção em que fazem parte. Após a realização de diversas diligências, a equipe de investigação da 2ª Delegacia Regional de Polícia Civil conseguiu constatar que os suspeitos transitavam com este fuzil no Bairro Plácido de Castro, na baixada da Sobral. Diante dos dados, foi criada uma força-tarefa entre policiais da 2ª Delegacia Region

MÃE DE MARÍLIA MENDONÇA RECEBE ROUPA QUE CANTORA USAVA NO DIA DO ACIDENTE

 MÃE DE MARÍLIA MENDONÇA RECEBE ROUPA QUE CANTORA USAVA NO DIA DO ACIDENTE Três meses após a morte de Marília Mendonça, a mãe dela, Ruth Moreira recebeu a roupa que a cantora usava no dia do acidente aéreo, informou o advogado da família, Robson Cunha. Ela estava com um vestido xadrez.  Vedio mostra a roupa que Marília Mendonça estava usando antes de morrer  O vestido foi entregue pelo advogado à família no início deste mês, mas a informação só foi divulgada nesta quinta-feira (10). Cunha informou que a roupa estava praticamente intacta, com apenas um pequeno rasgado. Ele disse ainda que a mãe da cantora se emocionou. “Ela se emocionou, mas Ruth é uma mulher de muita fé, de muita força. Ela se apega na fé para conseguir seguir. Hoje ela ocupou o lugar que ela da Marília. Ela se tornou o pilar de toda a família”, contou o advogado. Marília Mendonça morreu aos 26 anos caminho de um show, após o avião que ela estava cair em Caratinga (MG). Além dela, outras quatro pessoas também faleceram

HOMENS QUE TRABALHAM NA ZONA RURAL, SÃO ALVO PREFERENCIAL DA MALÁRIA EM MÂNCIO LIMA AC

Pesquisa do Instituto de Ciências Biomédicas da USP revela a demografia da transmissão da malária em Mâncio Lima, no Alto Juruá, uma das regiões do País com maior incidência da doença.  De acordo com o estudo do sociólogo Igor Cavallini Johansen, a população mais exposta é a que tem mais mobilidade entre os moradores e se desloca da cidade para a zona rural, numa distância de até 20 quilômetros, a partir do centro urbano.  Eles são principalmente homens, em idade produtiva (entre 16 e 60 anos), estão entre os mais pobres da população, sem um emprego formal e se deslocam para trabalhar em atividades ligadas à agropecuária. Ao fazer mapas da região, mostrando para onde essas pessoas mais se deslocavam e onde estavam as localidades com mais registros de casos de malária, os pesquisadores perceberam que os dois mapas “conversavam”.  Em termos de políticas públicas esse mapeamento é muito importante, pois a pesquisa consegue mostrar exatamente onde estão as áreas mais sensíveis para a trans