BPA
No Acre, durante a primeira missão da Operação Hórus/SEOPI/BPA, o Batalhão de Policiamento Ambiental realizou a maior apreensão de madeira de 2021.
Com base nas informações fornecidas pela análise criminal e pelo núcleo de geoprocessamento do Batalhão, a operação foi deflagrada no município de Acrelândia, que é tido como zona crítica de cometimento de ilícitos ambientais, sobretudo de invasões de terras, públicas e privadas, para furto de madeira, por pessoas vindas de Rondônia.
Quando da realização de fiscalização, na região, as equipes se depararam com um grupo criminoso em plena atividade, realizando a extração ilegal de madeira de uma propriedade que fora violada.
Na área, foram localizadas cinco esplanadas, que são as aberturas onde a madeira extraída é armazenada para aguardar remoção, com mais de 180 toras e árvores cortadas, que somaram mais de 300m³ de madeira de diversas espécies florestais.
Foram apreendidos ainda, dois tratores, um caminhão e uma motosserra, que eram utilizados pelos criminosos.
Segundo o 1° Ten. Randson, oficial que comandou a operação, a importância da ação é levar a presença policial e da fiscalização ambiental aos locais de grande incidência de crimes dessa natureza o que coibe que o desmatamento ocorra de forma desenfreada. Além disso, o prejuízo gerado pelas apreensões desarticula a logística desses criminosos.
Em razão do volume de madeira apreendida, foi necessário contar com o apoio do Exército Brasileiro, para realizar a remoção do material.
Com apoio do Cel. Augusto Maciel, Comandante do 7° BEC, e do Tenente-Coronel Carlos Eduardo, Comandante do 61 BIS, foi possível viabilizar a logística humana e material para a realização da atividade.
Na continuidade das ações, foram apreendidos ainda mais um caminhão e uma motosserra, de um infrator que tentava burlar a fiscalização, no Posto Fiscal da Tucandeira, na divisa entre os estados do Acre e Rondônia.
Estima-se que o prejuízo gerado ao crime ultrapasse os R$ 500.000,00 (quinhentos mil reais).
Comentários