Pular para o conteúdo principal

Pedidos de impeachment contra ministros do STF têm ‘roupagem de ameaça’, diz Fux

 

Pedidos de impeachment contra ministros do STF têm ‘roupagem de ameaça’, diz Fux


O presidente do STF (Supremo Tribunal Federal), ministro Luiz Fux, afirmou nesta quinta-feira (26) que pedidos de impeachment de ministros da corte “têm uma roupagem de ameaça“.


Ao defender a independência do Judiciário, ele afirmou que não se pode admitir uma “ditadura sectária”.


“O [pedido de] impeachment, digamos assim, tem uma roupagem de uma ameaça, de cassação de um juiz, exatamente por suas opiniões”, afirmou, que participou de um evento online promovido por uma corretora de valores.


Nessa quarta (25), o presidente do Senado, Rodrigo Pacheco (DEM-MG), negou o pedido de impeachment feito pelo presidente Jair Bolsonaro contra o ministro Alexandre de Moraes.


Moraes concentra atualmente a maioria das investigações em curso no Supremo que miram Bolsonaro, alguns de seus auxiliares no Palácio do Planalto e apoiadores.


O ministro afirmou que contra decisões judiciais que desagradem quem quer que seja existem meios próprios, pela via jurisdicional, para contestá-las —e não por meio de pedidos de impeachment.


“A democracia brasileira está consolidada e ela absolutamente não admite que juízes trabalhem sobre o páreo de ter que responder à vontade de A ou de B porque senão ele vai sofrer impeachment.”


Fux defendeu as investigações conduzidas por Moraes.


“Se nós sabemos que estão sendo arquitetados atos antidemocráticos que podem gerar consequências gravíssimas, é dever do Judiciário utilizar a determinada tutela de urgência”, afirmou.


“Se sabemos que um crime está no caminho da consumação e que não há tempo para ouvir interessados, ele deve agir.”


Mais Goiás

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

BOLSONARO RECEBE RESGATADOS DA UCRÂNIA EM AVIÃO DA FAB

 Bolsonaro recebe resgatados da Ucrânia em avião da FAB Os brasileiros e estrangeiros resgatados da Ucrânia chegaram a Brasília nesta quinta-feira. O ministro das Relações Exteriores, Carlos França, viajou com o grupo, que foi recebido na base aérea da capital pelo presidente Jair Bolsonaro (PL). O avião saiu de Varsóvia, na Polônia, ontem. Foram repatriadas 68 pessoas: 42 brasileiros, 20 ucranianos, 5 argentinos e 1 colombiano. Do total, 14 são crianças. O voo trouxe também 8 cachorros e dois gatos. Um dos resgatados se identificou como Roni de Moura. Ele disse que o voo no cargueiro multifuncional KC-390 da Força Aérea Brasileira (FAB) não foi confortável, mas “conforto era a última coisa que estávamos procurando” neste momento. “O voo foi muito, muito cansativo. Quero dar um abraço na minha namorada e no meu filho”, disse Moura, que estava em Kiev cursando o último ano da faculdade de Medicina. A chegada do grupo foi acompanhada pela primeira-dama, Michelle Bolsonaro, e por deze...

PMAC PRENDE HOMEM POR TRÁFICO DE DROGAS NO IVETE VARGAS

 PM prende homem por tráfico de drogas no Ivete Vargas  Assessoria de Comunicação da PMAC Uma guarnição da Policia Militar do Acre (PMAC) prendeu em flagrante, na noite desta segunda-feira, 13, no bairro Ivete Vargas, em Rio Branco, um homem pelo crime de tráfico ilícito de drogas. A ação ocorreu após uma abordagem ao criminoso, que estava em uma região de “boca de fumo” em atitude suspeita. Os policiais observaram uma movimentação estranha no local e, ao se aproximarem, notaram que outro cidadão havia comprado algo. Durante a abordagem, o suspeito admitiu que estava vendendo entorpecentes, e indicou à polícia os locais onde as drogas estavam escondidas. Foram encontrados diversos potes plásticos contendo diferentes tipos de drogas, entre elas maconha, cocaína e skank, divididas em envelopes, tabletes e trouxinhas. Enterrado no terreno, os policiais acharam ainda um tijolo de maconha pesando mais de meio quilo. O criminoso e o material ilícito apreendido foram encaminhados à D...

POLÍCIA MILITAR AC APREENDE ARMAS DE FOGO, MUNIÇÕES E DROGAS NA CAPITAL

 Polícia Militar apreende armas de fogo, munições e drogas na Capital  Assessoria de Comunicação da PMAC Durante o serviço operacional deste sábado, 4,  militares do Batalhão de Operações Especiais (BOPE) apreenderam armas de fogo, munições e drogas, em locais distintos da capital. Na ação, quatro pessoas foram presas e encaminhadas a delegacia.  O primeiro fato ocorreu durante a tarde, quando militares do Grupo de Intervenção Rápida e Ostensiva (GIRO) conseguiram realizar uma abordagem a uma dupla de moto, no bairro Conquista. Nas buscas em dois homens, um de 31 e outro de 19 anos, foram encontrados 3 pacotes de cocaína, além de celular e dinheiro. A segundo ocorrência se deu no bairro Belo Jardim, após militares serem acionados para atender uma ocorrência de roubo. Com ajuda do GPS do aparelho celular da vítima, a guarnição de Rondas Ostensivas Tático Móvel (ROTAM), conseguiu chegar ao endereço dos autores do roubo. No imóvel foram localizadas duas armas de fabrica...