Pular para o conteúdo principal

Anvisa interrompe interrompe partida entre Brasil e Argentina pelas eliminatórias da Copa


Anvisa interrompe partida entre Brasil e Argentina pelas Eliminatórias da Copa

O clássico entre Brasil e Argentina, válido pela nona rodada das Eliminatórias Sul-Americanas da Copa do Mundo de 2022, ficou marcado por um episódio incomum que gerou confusão e paralisou a partida. 

Aos cinco minutos do primeiros tempo, agentes da Anvisa e da Polícia Federal entraram em campo para parar o jogo em razão da presença de quatro atletas argentinos (três deles titulares) que não cumpriram as regras sanitárias em território brasileiro e, por isso, não poderiam jogar.

A operação da Polícia Federal e da Anvisa seria realizada no vestiário, mas a delegação argentina se trancou e afirmou que iria embora caso alguém entrasse no local. 

O jogo começou e, aos cinco minutos, a partida foi paralisada na Neo Química Arena, em São Paulo. Naquele momento, agentes da Anvisa e da Polícia Federal conversaram com o delegado da partida para paralisar o duelo.

Depois disso teve um início uma confusão na beira do gramado. Até Messi e Neymar tentaram intervir, mas o clássico foi paralisado. Todos os jogadores da Argentina desceram ao vestiário, assim como os reservas do Brasil. Os titulares brasileiros permaneceram no gramado.

O Estadão apurou que a Polícia Federal acompanhou a Anvisa até o hotel onde estava a seleção argentina, em São Paulo A delegação já havia deixado o local. Os policiais federais e a agência foram, então, para o estádio do Corinthians. 

No local, os jogadores foram notificados por infração sanitária, como está previsto em lei. A questão está sendo acompanhada pelo Ministério da Saúde e pelo Ministério da Justiça.

A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) havia emitido uma nota oficial antes da partida para alertar que quatro jogadores da seleção argentina havia descumprido regras sanitárias para entrar no Brasil. 

De acordo com o comunicado, Emiliano Martinez, Emiliano Buendia, Giovani Lo Celso e Cristian Romero deveriam ter sido colocados em quarentena e mandados de volta ao país de origem, pois mentiram na hora de desembarcar em território brasileiro. 

Três deles foram escalados entre os titulares pelo técnico Lionel Scaloni e Buendia ficou entre os suplentes.

A Argentina enfrentou a Venezuela na última quarta-feira, na casa dos adversários, e desembarcou em Guarulhos na sexta-feira, para enfrentar o Brasil neste domingo, na Neo Química Arena. 

No aeroporto, os jogadores foram questionados se tiveram passagem por Reino Unido, África do Sul, Irlanda do Norte e Índia nos últimos 14 dias. Desde junho, passageiros que visitaram esses países no período de duas semanas são impedidos de entrar no Brasil, como precaução contra a disseminação da variante delta do coronavírus.

A resposta dos atletas foi negativa, mas os quatro atuaram em partidas do Campeonato Inglês entre os dias 28 e 29 de agosto. Martinez e Buendía jogam pelo Aston Villa, enquanto Lo Celso e Romero integram o elenco do Tottenham. Por isso, a entrada deles no País foi considerada ilegal, e a Anvisa notificou a Polícia Federal orientando medidas que impeçam a circulação dos argentinos.

Antonio Barra Torres, diretor-presidente da Anvisa, deu entrevista e foi taxativo ao comentar o episódio. “São quatro jogadores. Eles, ao chegarem em território nacional, apresentam a declaração de saúde do viajante. Neste documento não falava que eles passaram por um dos três países que estão restritos, justamente para a contenção da pandemia. Mas depois foi constatado que eles passaram pelo Reino Unido”, disse.

“Chegamos nesse ponto porque tudo aquilo que a Anvisa orientou, desde o primeiro momento, não foi cumprido. Eles tiveram orientação para permanecer isolados para aguardar a deportação. Mas não foi cumprido. Eles se deslocam até o estádio, entram em campo, há uma sequência de descumprimentos”, completou Barra Torres.

Mais Goiás

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

RIO BRANCO AC: MORADOR É ASSASSINADO COM 9 TIROS NA FRENTE DA MÃE POR DENUNCIAR 'BOCA DE FUMO'

Davi Sahid, AC 24Horas Edicleuson Brito, de 46 anos, foi executado com vários tiros na tarde desta terça-feira, 22, dentro de sua residência, localizada na rua Boulevard Augusto Monteiro, situada no bairro Triângulo Novo, no Segundo Distrito de Rio Branco. Segundo informações da polícia, pela manhã um homem não identificado passou por um corredor onde tem vários apartamentos foi até a residência que fica no final do terreno. Lá, encontrou a vítima e perguntou se ele era o Edicleuson. Após obter a reposta, o homem saiu do local. Por volta das 13 horas, o criminoso voltou até ao local e encontrou Edicleuson na janela da casa e efetuou 9 tiros. Oito dos disparos atingiram a cabeça e um nas costas da vítima, que foi executada na frente de sua mãe, uma idosa de 76 anos. Após a ação, o criminoso fugiu. A ambulância do suporte avançado do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU) foi acionada, mas quando os paramédicos chegaram ao local, o médico só pode constatar a morte de Edicleuson....

ENEM 2021 TEM 3,1 MILHÕES DE INSCRIÇÕES CONFIRNADAS

  O Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) informou que o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) de 2021 teve 3.109.762 pessoas com a inscrição confirmada, após o pagamento da taxa de R$ 85. Para a versão em papel, o Inep registrou 3.040.871 inscritos. Para a modalidade digital, foram confirmados 68.891 participantes. As duas versões serão aplicadas nas mesmas datas: 21 e 28 de novembro. O Enem Digital será exclusivo para quem já concluiu o ensino médio ou está concluindo essa etapa em 2021. Assim, os inscritos que desejam fazer o exame para fins de autoavaliação — os chamados “treineiros” — participarão do Enem impresso. Cabe destacar que, nesta edição, ambas as versões terão itens de prova iguais e mesmo tema de redação. Para verificar a situação da inscrição, o candidato deve entrar na Página do Participante com o login único dos portais gov.br. Na mesma página, os inscritos podem acompanhar o andamento das solicitações feitas, bem como entr...

Utilidades públicas: Conselho Nacional de Trânsito restabelece prazos de vencimento da Carteira Nacional de Habilitação e de Documentos de Veículos

O Conselho Nacional de Trânsito - Contran - publicou na sexta-feira, 23, deliberação restabelecendo a contagem dos prazos de processos e procedimentos relativos aos órgãos e entidades prestadoras de serviços relacionadas ao trânsito. Também divulgou um cronograma estabelecendo data limite para a renovação de CNHs vencidas a partir do mês de março de 2020. Os prazos estavam suspensos desde o ano passado devido ao período de pandemia. A Deliberação 232 do Contran, que entra em vigor no dia 2 de agosto deste ano, estabelece um cronograma escalonado. Os condutores com CNHs vencidas entre março e abril de 2020 têm até 31 de agosto de 2021 para revalidar o documento. Carteiras vencidas entre maio e julho de 2020 deverão ser renovadas até 30 de setembro deste ano. Já habilitações vencidas em dezembro de 2020 podem circular até dezembro deste ano. Os documentos de habilitação vencidos em 2021 terão 12 meses para a renovação junto ao Departamento Estadual de Trânsito de Goiás. Para efeitos de f...

FEIJÓ AC : POLÍCIAS CIVIL E MILITAR PRENDEM TRAFICANTE

Na data de ontem, dia 10, M.R.D, de 25 anos, foi preso pelo crime de tráfico de drogas, no bairro Bela Vista, portando meio quilo de cocaína, a qual seria comercializada em Feijó. De acordo com a investigação M.R.D é integrante da facção criminosa comando vermelho, bem como promove o tráfico de drogas na cidade de Feijó. O flagranteado foi ouvido e sua prisão, comunicada ao Poder Judiciário. PC Feijó

BRASIL: VALOR PAGO PELO BOLSA FAMÍLIA PODE DOBRAR, DIZ BOLSONARO

O presidente Jair Bolsonaro disse nesta terça-feira (3) que o governo pode sugerir até dobrar o valor médio pago a beneficiários do Bolsa Família. "No momento, vivemos ainda auxilio emergencial mais baixo, mas estamos aqui ultimando esforços e estudos no sentido de dar aumento de, no minimo, 50% para o bolsa família, podendo chegar até 100% em média", afirmou o presidente em entrevista à TV Asa Branca, de Pernambuco. Hoje o valor médio distribuído a 14 milhões de beneficiários é R$ 192. O presidente não citou a qual cifra pretende chegar. A equipe do ministro da Economia, Paulo Guedes, tem feito estudos para elevar a R$ 300 o pagamento. Há intenção do Planalto de chegar a R$ 400 distribuídos, em média, para cada beneficiário. O governo apresentou na segunda-feira (2) a líderes do Congresso uma proposta que dribla a regra do teto de gastos em 2022. A ideia é adiar o pagamento de dívidas reconhecidas pela Justiça —chamadas de precatórios— e usar os recursos para elevar o valor ...

Saúde: OMS declara o fim da segunda epidemia de ebola na Guiné

 OMS declara o fim da segunda epidemia de ebola na Guiné A Organização Mundial da Saúde (OMS) anunciou oficialmente neste sábado (19) o fim da segunda epidemia de ebola na Guiné, alguns meses depois do ressurgimento desta doença derrotada graças à experiência adquirida entre 2013 e 2016. “Tenho a honra de falar neste dia da declaração do fim da doença do vírus ebola” na Guiné, disse o responsável da OMS, Alfred Ki-Zerbo, durante uma cerimônia em Nzérékoré (sudeste), onde o vírus reapareceu no final de janeiro. “Gostaria, em nome do Estado, de declarar o fim do ressurgimento da doença do vírus ebola na República da Guiné”, afirmou o ministro da Saúde desse país, Rémy Lamah. Segundo um comunicado da OMS divulgado neste sábado, foram registrados 16 casos confirmados e sete prováveis nesta segunda epidemia na Guiné. Onze pacientes sobreviveram e 12 morreram. O comunicado não especifica se esses 12 mortos correspondem a todos os casos confirmados. Um balanço anterior fornecido pela OMS ...

BRASIL TEM 27 CASOS CONFIRMADOS DA VARIANTE ÔMICRON

 Brasil tem 27 casos confirmados da variante Ômicron  Balanço divulgado nesta segunda-feira (20) pelo Ministério da Saúde indica que foram registrados 27 casos no Brasil da nova variante do coronavírus, a Ômicron. As infecções foram registradas em São Paulo (16), em Minas Gerais (3), em Goiás (4), no Distrito Federal (2), no Rio Grande do Sul (1) e no Rio de Janeiro (1). Há ainda, segundo a pasta, sete casos em investigação em Goiás (2) e Minas Gerais (5). Agencia Brasil

Brasil atinge 600 mil mortes por Covid com pandemia em desaceleração

O Brasil chegou a 600.077 mortos pela Covid, divulgou o consórcio de veículos de imprensa em boletim extra na tarde desta sexta-feira (8). Em casos confirmados, são 21.533.752. A marca foi atingida num momento em que a pandemia está em desaceleração no país. A média de mortes diárias está em 438, o menor número desde novembro do ano passado, e em queda. Essa desaceleração se expressa também no tempo que a doença levou para tomar mais 100 mil vidas ao Brasil desde que atingimos a trágica marca de 500 mil mortes: foram 111 dias, o dobro dos 51 dias que o país levou para passar de 400 mil para 500 mil óbitos. Naquele o momento, morriam em média 2 mil brasileiros por dia – mais de quatro vezes a média atual. Em abril deste ano, pior momento da pandemia, a média passou de 3 mil mortos por dia. 1ª morte: 12/3/2020 100 mil mortes: 8/8/2020 (149 dias depois) 200 mil mortes: 7/1/2021 (152 dias) 300 mil mortes: 24/3/2021 (76 dias) 400 mil mortes: 29/4/2021 (36 dias) 500 mil mortes: 19/6/2021 (51...

Educação: Encceja 2020: confira data de aplicação e conteúdos para estudar para o exame

As provas do Exame Nacional para Certificação de Competências de Jovens e Adultos (Encceja) 2020, que foram adiadas para esse ano por causa da pandemia de Covid-19, estão se aproximando. Os estudantes inscritos de todo país devem realizar o exame em 29 de agosto, nos turnos da manhã e da tarde, nos horários de 9h às 13h e de 15h30 às 20h30. Os gabaritos das provas deverão ser divulgados no dia 1º de setembro.  De acordo com o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), mais de 1,6 milhão de participantes estão confirmados. Do total de inscritos, 301.438 buscam a certificação para o ensino fundamental e 1.328.608 para o ensino médio.    O exame é voltado para quem não concluiu os estudos na idade apropriada. Por meio do Encceja, os participantes têm a oportunidade de conseguir a certificação tanto para o ensino fundamental quanto para o ensino médio.   Para quem está se preparando para as provas, na página do Inep estão disponív...

Brasil tem 2.527 novas mortes por covid em 24h; aumento de 10% nos casos em maio

O Brasil registrou 2.527 novas mortes pela covid-19 nesta quinta-feira, 20. A média semanal de vítimas, que elimina distorções entre dias úteis e fim de semana, ficou em 1.971 e voltou a se aproximar da barreira de 2 mil. ⠀ A média móvel de óbitos vinha numa sequência grande de quedas durante este mês de maio, mas nesta semana começou um movimento de alta e saiu de 1.910 no sábado para 1.971 nesta quinta. Já a média móvel de casos vem tendo um crescimento mais acelerado e chegou a 65.962, seu maior patamar desde 15 de abril, quando marcou 67.396. ⠀ Só para se ter uma ideia, no dia 1º de maio a média móvel de casos foi de 59.725. Desde então houve um crescimento acima de 10% até chegar ao pico nesta quinta-feira, pela primeira vez no mês superior a 65 mil na média. ⠀ Ainda não dá para saber se isso é reflexo da flexibilização das medidas restritivas em muitos lugares ou por causa de recentes aglomerações pelo feriado do Dia do Trabalho ou pelo Dia das Mães. Um dado que deixa o alerta li...