Pular para o conteúdo principal

HISTÓRIA DO AC: FIM DA REVOLUÇÃO ACREANA

 Fim da Revolução Acreana:

Imagem cedida por: Moisés Souza Lucena 
Da página histórica do Acre 

Após três anos com o término da Revolução Acreana e a assinatura do Tratado de Petrópolis em 17 de novembro de 1903, em 1906, Plácido de Castro com 31 anos de idade foi nomeado governador do Território do Acre, depois viajou para o Rio de Janeiro para visitar a família na capital federal à época e lá ofereceram-lhe os galões da Guarda Nacional, mas Plácido rejeitou-se quando de seu retorno ao Acre, foi nomeado prefeito da região do Alto Acre, mas acabou por renunciar funções públicas por discordar do governo central.

Plácido de Castro demonstra seu descontentamento e chega a acusar o governo federal de enviar para o Acre como autoridades "celerados e bandidos" e chega a citar o coronel José Alexandrino e também o coronel José Galdino e Gabino Besouro.

Ao renunciar funções públicas, Plácido torna-se seringalista e no dia 8 de agosto de 1908 ao se dirigir a uma dessas de suas propriedades ao lado de seu irmão Genesco de Castro e empregados, Plácido é alvejado e ferido com tiros em uma emboscada que lhe prepararam mais de uma dezenas de jagunços, próximo à propriedade e sob a liderança de José Alexandrino.

No dia 11 de agosto no mesmo ano, foi quando o coronel Plácido ficou hospedado na casa do amigo seringalista João Rola,  agonizando, já febril e sem forças após ser alvejado com vários tiros três dias antes quando se dirigia à sede do seringal onde morava. Em seu leito tosco Plácido chama pelo irmão Genesco e antes de morrer faz o seu último pedido.

- Logo que puderes, retira daqui os meus ossos e direi que aquele general africano: "Esta terra que tão mal pagou a liberdade que lhes dei, é indigna de possuí-los. Ah, meus amigos, estão manchados de lodo e de sangue  as páginas da história do Acre...tanta ocasião gloriosa para morrer..."

Antes da hora derradeira ele faz outro pedido.

- Tira do meu peito o meu coração e o divide em dois, um pedaço à nossa mãe e o outro à minha amada noiva.

Imagem cedida por: Moisés Souza Lucena
Da Página Histórica do Acre 

Coronel Alexandrino o subdelegado das tropas da Revolução Acreana estava insatisfeito com a sua posição no poder do Acre, um posto bem menor que o de Plácido e por isso armou a emboscada. O herói e caudilho gaúcho foi covardemente trucidado aos 35 anos de idade.

O local onde Plácido de Castro foi abatido fica em um sitio arqueológico nas terras onde era o Seringal Benfica próximo à antiga propriedade do Coronel  Alexandrino, o local exato onde foi a emboscada armada contra Plácido de Castro.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

SENA MADUREIRA AC: POLÍCIA CIVIL PRENDE INVESTIGADO POR TENTATIVA DE FIMINICÍDIO TOCOU FOGO NA CASA DA EX:

 Sena Madureira - Polícia Civil prende investigado por tentativa de feminicídio, tocou fogo na casa da ex: Na manhã desta sexta-feira, 10, a Policia Civil em Sena Madureira prendeu I.R. de A., de 31 anos, em uma residência localizada no bairro São Felipe. Contra o acusado pesa a acusação de tentativa de feminicídio, Art. 121, §1º, Inciso IV c/c Art. 14 Inciso I do Código Penal.  A investigação identificou que o investigado tentou contra a vida da ex-companheira, Liliane do Nascimento Pereira, no dia 28 de maio de 2022 quando ateou fogo em sua residência.  Por volta das 2 horas da manhã, o acusado ateou fogo na casa da vítima, com quem conviveu por 7 (sete) anos, colocando um pneu de carro embaixo do lugar onde a vitima dormia. As chamas consumiram por completo a residência. A vítima sai ilesa da residência que já estava sendo consumida pelas chamas e em seguida procurou a policia para as providencias. O preso foi conduzido a Delegacia Geral do município para procedimento ...

BOLSONARO RECEBE RESGATADOS DA UCRÂNIA EM AVIÃO DA FAB

 Bolsonaro recebe resgatados da Ucrânia em avião da FAB Os brasileiros e estrangeiros resgatados da Ucrânia chegaram a Brasília nesta quinta-feira. O ministro das Relações Exteriores, Carlos França, viajou com o grupo, que foi recebido na base aérea da capital pelo presidente Jair Bolsonaro (PL). O avião saiu de Varsóvia, na Polônia, ontem. Foram repatriadas 68 pessoas: 42 brasileiros, 20 ucranianos, 5 argentinos e 1 colombiano. Do total, 14 são crianças. O voo trouxe também 8 cachorros e dois gatos. Um dos resgatados se identificou como Roni de Moura. Ele disse que o voo no cargueiro multifuncional KC-390 da Força Aérea Brasileira (FAB) não foi confortável, mas “conforto era a última coisa que estávamos procurando” neste momento. “O voo foi muito, muito cansativo. Quero dar um abraço na minha namorada e no meu filho”, disse Moura, que estava em Kiev cursando o último ano da faculdade de Medicina. A chegada do grupo foi acompanhada pela primeira-dama, Michelle Bolsonaro, e por deze...

PMAC PRENDE HOMEM POR TRÁFICO DE DROGAS NO IVETE VARGAS

 PM prende homem por tráfico de drogas no Ivete Vargas  Assessoria de Comunicação da PMAC Uma guarnição da Policia Militar do Acre (PMAC) prendeu em flagrante, na noite desta segunda-feira, 13, no bairro Ivete Vargas, em Rio Branco, um homem pelo crime de tráfico ilícito de drogas. A ação ocorreu após uma abordagem ao criminoso, que estava em uma região de “boca de fumo” em atitude suspeita. Os policiais observaram uma movimentação estranha no local e, ao se aproximarem, notaram que outro cidadão havia comprado algo. Durante a abordagem, o suspeito admitiu que estava vendendo entorpecentes, e indicou à polícia os locais onde as drogas estavam escondidas. Foram encontrados diversos potes plásticos contendo diferentes tipos de drogas, entre elas maconha, cocaína e skank, divididas em envelopes, tabletes e trouxinhas. Enterrado no terreno, os policiais acharam ainda um tijolo de maconha pesando mais de meio quilo. O criminoso e o material ilícito apreendido foram encaminhados à D...

POLÍCIA MILITAR AC APREENDE ARMAS DE FOGO, MUNIÇÕES E DROGAS NA CAPITAL

 Polícia Militar apreende armas de fogo, munições e drogas na Capital  Assessoria de Comunicação da PMAC Durante o serviço operacional deste sábado, 4,  militares do Batalhão de Operações Especiais (BOPE) apreenderam armas de fogo, munições e drogas, em locais distintos da capital. Na ação, quatro pessoas foram presas e encaminhadas a delegacia.  O primeiro fato ocorreu durante a tarde, quando militares do Grupo de Intervenção Rápida e Ostensiva (GIRO) conseguiram realizar uma abordagem a uma dupla de moto, no bairro Conquista. Nas buscas em dois homens, um de 31 e outro de 19 anos, foram encontrados 3 pacotes de cocaína, além de celular e dinheiro. A segundo ocorrência se deu no bairro Belo Jardim, após militares serem acionados para atender uma ocorrência de roubo. Com ajuda do GPS do aparelho celular da vítima, a guarnição de Rondas Ostensivas Tático Móvel (ROTAM), conseguiu chegar ao endereço dos autores do roubo. No imóvel foram localizadas duas armas de fabrica...