Origem do Acre:
O nome Acre origina-se de Aquiry, transcrito da palavra Uwakuru do dialeto indígena Apurinã.
Gameleira, a centenária árvore:
Em 1882, no século XIX, numa pronunciada volta do rio Acre, uma frondosa Gameleira chamou atenção de exploradores que navegavam em um grande navio que subiam o rio e levou-os a derrubar matas e construir um seringal ali mesmo, tratava- se de um seringalista cearense de nome Neutel Maia que junto veio com sua família e seus empregados que chegara à região do Acre.
Maia fundou seu primeiro seringal denominado "Volta da Empreza" ,à margem direita do rio Acre na grande curva do rio onde hoje está a histórica Gameleira localizada no Segundo Distrito da capital.
Ali foi iniciada a construção de um barracão em terras ocupadas pelas tribos indígenas Aquirys, Maneteris. Em seguida Maia abriu um outro seringal na margem esquerda do rio Acre denominado "Empreza" anos depois, a mesma Gameleira seria testemunha dos combates travados na Volta da Empreza entre Revolucionários brasileiros e as tropas bolivianas durante o crítico período da Revolução Acreana que tornou o Acre parte do Brasil no início do século XX.
Com o fim dos conflitos entre brasileiros e as tropas bolivianas e após a assinatura do Tratado de Petrópolis em 17 de novembro de 1903, de um lado Ministro das Relações Exteriores, o Chanceler brasileiro José Maria da Silva Paranhos Junior ( título de Barão do Rio Branco) e do outro lado o advogado boliviano Jose Paravicini, finalmente assinado o Tratado de Petrópolis e a anexação definitiva do Território Federal do Acre ao Brasil. Rio Branco foi elevada à categoria de Vila e sendo sede do Departamento do Alto Acre.
Cunha Matos a mando do governo federal chegou ao Acre em 18 de agosto de 1904 e decidiu estabelecer a sede provisória de sua prefeitura ao povoado criado em torno do seringal Volta da Empreza, com o crescimento da população o local passou a se chamar Vila Rio Branco no dia 22 de agosto de 1904 e depois passou por nova mudança de nome para Penápolis em homenagem ao ex- presidente da República Afonso Pena e anos mais tarde volta se chamar Rio Branco em homenagem ao Barão do Rio Branco o grande percusor da Assinatura do Tratado.
Segundo sua população de acordo com o IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística), é de 407.350 habitantes, faz de Rio Branco a sexta cidade mais populosa da região Norte.
Fundado: 28 de dezembro de 1882
População: 407.350 habitantes
Área: 8.834,932 km2
Gentílico: rio- branquense
Rio principal: rio Acre
Comentários