Deputados aprovam projeto de lei para distribuição gratuita de absorventes em escolas públicas do Acre
Os deputados estaduais do Acre aprovaram por unanimidade, na última semana, o projeto de lei ainda de 2019, que obriga as escolas públicas do estado a oferecerem absorventes a alunas da rede pública. O projeto voltou a ser debatido após o presidente Jair Bolsonaro vetar a distribuição gratuita de absorventes higiênicos para estudantes de baixa renda de escolas públicas, mulheres em situação de vulnerabilidade e presidiárias.
Na decisão, Bolsonaro afirmou que o item não consta na lista de produtos essenciais do SUS e que o projeto fere o princípio da universalidade, ao estipular beneficiárias específicas.
A estudante do 2º ano do ensino médio, Cristina Santos, de 17 anos, diz que é bem comum garotas utilizarem absorventes improvisados na escola por não estarem preparadas ou por não terem condições de comprar o produto adequado..
“Menstruação, quando a gente não tem um ciclo regular, muitas vezes é algo que vem quando a gente não está esperando, não tem uma data marcada. Às vezes é pra ser em um dia, quando pensa que não vem uma semana antes, então a gente não tá preparada para isso e vai improvisando o que tem; papel, papel higiênico, tecido, a própria roupa. Muitas vezes a gente tem está pedindo emprestado o absorvente”, conta.
Fonte: G1 AC
Comentários