Pular para o conteúdo principal

EX- PRESIDENTA DILMA ROUSSEFF PATICIPOU DE CERIMÓNIA QUE CELEBROU OS 700 ANOS DA FUNDIÇÃO DA CIDADE DO MÉXICO

 Discurso  

NO MÉXICO, ENFIM A VERDADEIRA HISTÓRIA

Na celebração dos 700 anos da fundação da cidade do México-Tenochtitlán, um tributo à história das civilizações ancestrais latinoamericanas.


A ex-presidenta Dilma Rousseff participou ontem, como convidada de honra, da cerimônia que celebrou os 700 anos de fundação da Cidade do México, cujo nome original é Tenochtitlán, os 500 anos de resistência indígena à ocupação colonial e os 200 anos da independência do país em relação à Espanha.


Dilma ressaltou que a solenidade promovida pelos mexicanos inverteu a narrativa tradicional, que costuma privilegiar os colonizadores. “Há um provérbio africano que Eduardo Galeano lembra e sempre achei fascinante: até que os leões tenham seus próprios historiadores, as histórias de caça continuarão a glorificar o caçador”.


Dilma disse que “a história da América quase sempre foi narrada por caçadores, silenciando, escondendo, negando as histórias de vida dos nossos povos indígenas, das nossas civilizações ancestrais, da nossa imensa riqueza e diversidade cultural.”


A ex-presidenta citou o cronista mexicano Carlos Monsivais: “Se a batalha cultural não acontecer, a batalha política pode estar perdida”. E afirmou: “Chego a um México que está renascendo, construindo uma cultura de igualdade, soberania e dignidade.” Dilma disse que “esta festa oferece-nos um outro olhar. Uma perspectiva que respeita a verdadeira história da humanidade.”


Eis a íntegra do discurso da ex-presidenta Dilma Rousseff na Cidade do México:


Senhoras e senhores, chefes de poder, deputados e senadores, mexicanos e mexicanas.


Senhor Presidente, Andrés Manuel López Obrador, volto ao México com a imensa alegria de redescobrir um país cujo governo está construindo um horizonte de justiça social e igualdade para seu povo. Um povo que encontra no seu governo a força do compromisso de efetivas conquistas e que se destaca diante de um passado com tantas promessas de bem-estar não cumpridas, diante de tantas riquezas energéticas expropriadas, diante de tantas dívidas democráticas e de justiça adiadas.


O México sempre foi uma nação inspiradora para os progressistas do mundo. Um país aberto e generoso, um território acolhedor onde se refugiaram tantos artistas, intelectuais, militantes e dirigentes de esquerda e do progressismo europeu e latino-americano. Aqui brasileiros, argentinos, chilenos e uruguaios construíram suas casas, fugindo das brutais ditaduras que assolaram nossos países nas décadas de 60 e 70.


Um México que sempre manteve uma relação ativa e aberta com Cuba, mesmo quando, sob a tutela norte-americana, quase todas as nações latino-americanas lhe deram as costas.


Hoje seu governo, senhor presidente, está construindo um México democrático e diverso, justo e aberto. Um governo que expressa o grito de dignidade e igualdade de um povo que exige que as elites e todos os poderes deixem de expropriar seus direitos, seu patrimônio e sua felicidade.


Senhor Presidente Andrés Manuel, acompanho com grande atenção e solidariedade sua luta contra a desigualdade e a injustiça social. Seu árduo compromisso de conquistar a soberania energética e alimentar do México. Você disse claramente: “O México não é mais uma terra a ser conquistada.”


Quem lidera ou já liderou governos democráticos populares e progressistas sabe que além de nossos esforços para transformar as políticas públicas, democratizar o Estado, banir os privilégios das oligarquias e garantir os direitos das maiorias, deve contribuir para a construção de uma nova cultura política democrática em nossas nações, marcada pela violência e autoritarismo.


Como afirmou certa vez o grande cronista mexicano Carlos Monsivais: “se a batalha cultural não acontecer, a batalha política pode estar perdida”.


Chego a um México que está renascendo, construindo uma cultura de igualdade, soberania e dignidade.


Participo dessas celebrações sentindo uma honra muito especial. Há um provérbio africano que Eduardo Galeano lembra e sempre achei fascinante: “até que os leões tenham seus próprios historiadores, as histórias de caça continuarão a glorificar o caçador”.


A história da América quase sempre foi narrada por caçadores, silenciando, escondendo, negando as histórias de vida dos nossos povos indígenas, das nossas civilizações ancestrais, da nossa imensa riqueza e diversidade cultural, que antes da chegada dos espanhóis e portugueses habitavam um território que a arrogância colonial quis nos convencer de que foi descoberto há mais de 500 anos.


Esta festa para a qual nos convidou oferece-nos um outro olhar. Uma perspectiva que respeita a verdadeira história da humanidade.


A história da Cidade do México é reconhecida naquele feito fundador cujos sete séculos celebramos hoje. Lá, quando o Mexica se estabeleceu em uma ilhota no Lago Texcoco, começando a construir a gloriosa civilização sobre a qual uma das cidades mais deslumbrantes da história da humanidade foi construída: o México Tenochtitlan.


Talvez se possa pensar que a Cidade do México foi fundada sobre as ruínas do México – Tenochtitlan. Estou convencida de que foi fundada em seu esplendor, em sua grandeza. Sobre vidas, vozes, diversidade, cultura. Sobre a história que ainda resiste e existe em cada um dos cantos de uma cidade e se torna legível no presente e no futuro desta fascinante metrópole.


Aqui revivo, junto com vocês, o sentimento que nos une como latino-americanos: fazer parte de uma história que nenhum caçador pode silenciar. A história não só dos leões. A história também das leoas.


E já que falo das leoas, permita-me cumprimentar a chefe do governo da Cidade do México, Claudia Scheinbaun Pardo, e dizer que minha alegria de estar aqui hoje é redobrada pelo fato de esta extraordinária cidade ser governada por uma mulher.


Espero que você obtenha a merecida nomeação como “melhor prefeita do mundo” por seu trabalho em face da pandemia COVID-19. Seria um reconhecimento da excelente gestão que desempenha e também de tantas mulheres que, como você, fazem da política um exercício de dignidade, de luta pelo direito à cidade, da ética e do compromisso público.


Todas as mulheres que se dedicam à política sabem que enfrentamos não só o desafio que nos é imposto pela concepção de políticas públicas em cenários de enormes desigualdades e injustiças sociais, mas também um machismo que corrói os alicerces das nossas democracias.


Sofri a pressão das elites e dos poderes que desestabilizaram um governo eleito democraticamente pelo povo brasileiro. Sofri um golpe que violou o estado democrático de direito e usurpou a soberania popular. Sofri porque fui chefe de um governo que representou um projeto que construiu oportunidades e direitos para milhões de cidadãos esquecidos, abandonados, desprezados pelos poderes e oligarquias que quase sempre governaram meu país e que hoje voltam a governá-lo. Se o motivo foi o projeto de transformação que representei, o contexto era misógino. Foi assim que sofri também por ser mulher: a primeira mulher presidente do meu país.


Eu sofri, mas também Cristina Kirchner, Michelle Bachelet e tantas mulheres progressistas que lideram projetos políticos populares na América Latina e no mundo. A misoginia invade a política e é um dos obstáculos autoritários que continuam a nos fazer retroceder e declinar em nossas frágeis e instáveis ​​democracias.


Acompanhá-la nesta tríplice celebração, Senhora Chefe do Governo da Cidade do México, é também minha forma de homenagear todas as mulheres que lutam dia após dia para tornar nossas sociedades mais igualitárias, humanas e justas.


Celebramos os sete séculos do México-Tenochtitlan, os 500 anos de resistência indígena e os 200 anos da independência mexicana.


“Resistência” e “independência” são duas palavras carregadas de significado emancipatório.


Fiquei extremamente animada em compartilhar com vocês que, neste México que vive um momento de oportunidades democráticas excepcionais, com este grande presidente, Andrés Manuel López Obrador, as epopeias de resistência e independência não são pensadas como um momento, como um aniversário ou como um fato do passado, mas como um processo que se traduz no presente e se projeta no futuro.


Estamos aqui em uma celebração da memória, da memória coletiva, da memória viva, que sempre vive e resiste nas lutas do povo. Essas três celebrações mexicanas são uma alegação à memória coletiva das lutas pela emancipação em nossa América.


Prezado Presidente Andrés Manuel López Obrador, querida Chefe de Governo Claudia Sheinbaum, venho de um país que hoje se encontra submerso em uma crise sem precedentes. Onde a pandemia já custou mais de 420 mil vidas. Com um presidente fascista, autoritário, racista, misógino, xenófobo, que despreza a vida de seu povo, que impõe a destruição e expropriação sistemática de bens públicos, direitos humanos e instituições democráticas.


Mas também venho de um país que continua a resistir à barbárie. Um país com um povo combativo, solidário e generoso que muito em breve se livrará desta casta de políticos indolentes e corruptos, restaurando a soberania que tentaram roubar dele.


Trago aqui o abraço fraterno do meu povo, do meu partido e do ex-presidente Lula ao povo mexicano.


Aqui na Cidade do México, o Monumento da Independência é um anjo. Eu sei que simboliza os pais do país. Mas acho que também representa as mães, as meninas, os trabalhadores deste país. Aos que fizeram do México esta nação extraordinária, diversa, plural, criativa e redentora.


Aos anjos silenciosos, a que Elena Poniatowska se referiu em “Anjos da Cidade”, aqueles que construíram e estão construindo sua independência dia após dia. Ao povo mexicano, às leoas e aos leões que sempre foram silenciados nas histórias de caça.


Esse é o México que celebramos aqui. O México de uma das civilizações mais importantes e antigas, o México anti-racista e anti-patriarcal. O México da revolução e emancipação. O México de todas as mulheres e homens mexicanos.


Hoje, tenho a honra de estar aqui celebrando com o Sr. Presidente Andrés Manuel Lopes Obrador, com a Chefe de Governo da Cidade do México Claudia Sheinbaum Pardo, com todos vocês e com todos os mexicanos e mexicanas a grande história do México. E a cada dia, continuaremos lutando junto com os anjos do continente, para construir uma América Latina unida, construída sobre a justiça, a igualdade, a dignidade e a independência que nossos povos merecem.


Obrigada.


(Nas fotos, Dilma Rousseff, Claudia Sheinbaum e Andrés Manuel López Obrador)



Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

PREFEITURA ENCERRA SEMANA NACIONAL DO TRÂNSITO EM CRUZEIRO AC

A Secretaria Municipal de Transporte e Trânsito, junto com a 1° Ciretran, realizaram no município de Cruzeiro do Sul a Semana Nacional de Trânsito com inúmeras ações. Na última sexta-feira, 24, aconteceu na Avenida Mâncio Lima, no memorial para vítimas de trânsito, o encerramento das atividades.  No local foram realizadas blitz educativas voltadas, principalmente, para os motoristas de aplicativos e entregadores, distribuição de panfletos sobre a importância da condução de veículos de forma defensiva, e outras ações.  Para comemorar o encerramento da Semana Nacional de Trânsito, a Prefeitura de Cruzeiro do Sul,  a primeira Ciretran, em parceria com a Polícia Militar e o Sest/Senat sortearam para o público que participou da solenidade duas habilitações, dois capacetes e uma capa de chuva. Nesta semana, a prefeitura realizou também a reforma do memorial em homenagem as vítimas de acidentes de trânsito em Cruzeiro do Sul. O secretário municipal de Transporte e Trânsito de Cr...

Covid-19: Doria é Infectado Pela Segunda Vez Pela Segunda Vez Pela COVID-19 e afirma Está Bem

O governador João Doria (PSDB-SP) foi reinfectado pelo novo coronavírus, quase um ano após ter tido Covid-19. Em vídeo distribuído nas suas redes sociais, o tucano afirma que está “se sentindo muito bem e disposto”. “Tenho convicção que estou sendo protegido contra o agravamento da doença pela vacina do Butantan, a qual já tomei as duas doses”, disse. “Eu, como milhões de pessoas, fui protegido graças à vacina”, afirmou. Doria foi o promotor do acordo entre o Instituto Butantan e a Sinovac chinesa, que permitiu a importação e formulação do imunizante no Brasil. Doria havia sentido sintomas leves de gripe na noite de quarta (14), e decidiu fazer um exame de Covid-19 nesta manhã de quinta —os testes são uma constante para todos de sua equipe. “Meu caso serve de alerta para todos que já foram vacinados seguirem respeitando os protocolos, como uso de máscaras e álcool gel. Pois, todos estão suscetíveis a serem infectados e transmitir o vírus, mesmo vacinados. Não importa a vacina, elas evi...

Utilidades públicas: Conselho Nacional de Trânsito restabelece prazos de vencimento da Carteira Nacional de Habilitação e de Documentos de Veículos

O Conselho Nacional de Trânsito - Contran - publicou na sexta-feira, 23, deliberação restabelecendo a contagem dos prazos de processos e procedimentos relativos aos órgãos e entidades prestadoras de serviços relacionadas ao trânsito. Também divulgou um cronograma estabelecendo data limite para a renovação de CNHs vencidas a partir do mês de março de 2020. Os prazos estavam suspensos desde o ano passado devido ao período de pandemia. A Deliberação 232 do Contran, que entra em vigor no dia 2 de agosto deste ano, estabelece um cronograma escalonado. Os condutores com CNHs vencidas entre março e abril de 2020 têm até 31 de agosto de 2021 para revalidar o documento. Carteiras vencidas entre maio e julho de 2020 deverão ser renovadas até 30 de setembro deste ano. Já habilitações vencidas em dezembro de 2020 podem circular até dezembro deste ano. Os documentos de habilitação vencidos em 2021 terão 12 meses para a renovação junto ao Departamento Estadual de Trânsito de Goiás. Para efeitos de f...

RIO DE JANEIRO FAZ A MAIOR QUEIMA DE FOGOS DO BRASIL

RIO DE JANEIRO FAZ A MAIOR QUEIMA DE FOGOS DO BRASIL: QUEIMA DE FOGOS DE 16 MINUTOS MARCA VIRADA EM COPACABANA AGÊNCIA BRASIL - RIO DE JANEIRO A queima de fogos de artifícios voltou a iluminar o céu de Copacabana na virada do ano. Por 16 minutos, o espetáculo que foi suspenso na entrada de 2021 foi recebido com alegria e esperança de um ano melhor em 2022. As medidas da Prefeitura do Rio de Janeiro para evitar aglomerações deram resultado e o público foi menor do que nos anos sem pandemia, quando o réveillon famoso mundialmente reunia até 3 milhões de pessoas. Medidas como a barreira na entrada de veículos em vários acessos ao bairro após às 19h, a suspensão do funcionamento do Metrô às 20h, proibição de estacionamento na orla e a falta de ônibus extras para Copacabana, além do desvio de linhas regulares, contribuíram para a diminuição do público, mas não foi só isso. A chuva fraca que caiu durante o dia e à noite e a instalação de mais 10 pontos de queima de fogos em outras partes da ...

Anvisa ordena recolhimento de lotes interditados da CoronaVac

A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) publicou, nesta quarta-feira (22), a determinação de recolhimento dos lotes da vacina Coronavac contra a Covid-19 que foram interditados de forma cautelar, em 4 de setembro.  Segundo o órgão regulador, a decisão foi tomada após a constatação de que os dados apresentados pelo laboratório não comprovam a realização do envase do imunizante em condições satisfatórias de “Boas Práticas de Fabricação”. A vacina é produzida pelo laboratório chinês Sinovac em parceria com o Instituto Butantan. No dia 14 deste mês, o instituto anunciou que os lotes seriam substituídos por vacinas prontas. Ao todo, a Anvisa havia interditado cerca de 12,1 milhões de doses que foram produzidas pela Sinovac em uma fábrica não inspecionada e aprovada pela Anvisa. Em nota, o órgão regulador afirma que, desde a interdição cautelar, foram avaliados todos os documentos encaminhados pelo Butantan, dentre os quais os emitidos pela autoridade sanitária chinesa, que “...

GÁS DE COZINHA VAI AUMENTAR 7% A PARTIR DE SETEMBRO

O Sindicato das Empresas Transportadoras e Revendedoras de Gás Liquefeito de Petróleo do Distrito Federal (Sindvargas) informou, nesta quinta-feira (26/8), que o gás de cozinha terá reajuste de, em média, 7% a partir da próxima quarta-feira (1/9). Em nota, o sindicato afirmou que “o reajuste está sendo anunciado pelas distribuidoras engarrafadoras e causará mais um impacto nos consumidores”. Ainda de acordo com o Sindvargas, o compromisso do sindicato “é manter um serviço de excelência prezando pela qualidade, garantia e segurança ao consumidor, por isso não há como absorver qualquer tipo de reajuste”. Em agosto, a Petrobras já tinha reajustado o valor do gás em 7%. Fonte: G1 de Goiás

Batalhão de Trânsito promove blitz educativa em Rio Branco

Assessoria de Comunicação da PMAC Em alusão a Semana Nacional de Trânsito, celebrada anualmente de 18 a 25 de setembro, o Batalhão de Policiamento de Trânsito (Bptran), da Polícia Militar do Acre (PMAC), promoveu nesta quarta-feira, 22, uma blitz educativa. De acordo com o comandante da operação, o Aspirante a Oficial PM Barbosa Cruz, neste ano a Semana Nacional de Trânsito traz como tema: "No trânsito, sua responsabilidade salva vidas", por essa razão o objetivo principal da blitz educativa é concientizar os condutores de veículos. "Nosso objetivo nesta operação é fazer com que todos os condutores e usuários das vias tenham a consciência de andar corretamente obedecendo a legislação de trânsito. O seu comportamento pode influenciar muito a vida de outros. Nossa ação visa previnir acidentes e salvar vidas", destacou o Aspirante. Segundo o sargento João Gonçalves, 52% da frota de veículos do Acre é formada por motocicletas. Por essas razão, este público recebeu uma a...

VÍDEO MOSTRA INCÊNDIO DESTRÓI FÁBRICA DE ESTOFADOS EM NOVA GLÓRIA

 Incêndio destrói fábrica de estofados em Nova Glória Na manhã da última quarta-feira (10) o Corpo de Bombeiros de Ceres foi acionado por volta de 07h00 para combater um incêndio de grande proporção em uma fábrica de estofados em Nova Glória no Vale do São Patrício. No início do incêndio havia uma parte de funcionários no interior do estabelecimento quando iniciaram as chamas. Quando os bombeiros chegaram no local a fábrica já estava tomada pelas chamas.  A matéria prima que estava armazenada na fábrica é altamente inflamável e os bombeiros utilizaram técnicas de combate à incêndio urbano e com uso da reserva técnica da viatura.  Na ocasião, dois caminhões pipa da Usina Cooper-Rubi e um caminhão pipa da empresa Lojas Centro, empresas de Rubiataba ajudaram a combater ao incêndio. A prefeitura local disponibilizou uma retroescavadeira para ajudar no combate às chamas da fábrica.  O Corpo de Bombeiros informou que foram cerca de seis horas para debelar o fogo e utilizad...

MÂNCIO LIMA AC: FACCIONADO QUE MATOU ADOLESCENTE GRÁVIDA DE OITO MESES É PRESO PELA POLÍCIA CIVIL

Na manhã desta terça-feira, 13, agentes da Polícia Civil lotados na delegacia de Mâncio Lima prenderam W.S.R., vulgo “largatixa”, de 20 anos, acusado de homicídio qualificado. As investigações policiais indicam que “largatixa”, que faz parte de uma organização criminosa, na companhia de outros criminosos mataram uma adolescente de 14 anos no dia 31 de outubro de 2019 na Rua Nova. A jovem estava no oitavo mês de gestação e o crime abalou os moradores. Na época dos fatos, a garota estava em casa com o companheiro quando o local foi invadido por criminosos, que chegaram atirando. O alvo seria o companheiro dela, que também chegou a ser atingido com dois disparos. O homem ainda foi internado no Hospital do Juruá, em Cruzeiro do Sul, mas sobreviveu. “A Polícia Civil vai continuar prendendo todos esses criminosos, que ao longo do tempo estavam praticando crimes contra a vida, contra o patrimônio e atingindo a Paz Social em Mâncio Lima”, disse José Obetânio. Ascom PCAC

8° BPM E POLÍCIA CIVIL EM OPERAÇÃO CONJUNTA APREENDE ENTORPECENTE NA CIDADE DE MANOEL URBANO AC

 8º BPM e Polícia Civil em operação conjunta apreende entorpecente na cidade Manoel Urbano A Polícia Militar, por meio do 8° BPM, através do 1º Pelotão de Destacamento da cidade Manoel Urbano, em operação conjunta com a Polícia Civil, na data de hoje, (18), por volta das 09h00min, logrou êxito na apreensão de entorpecente na cidade de Manoel Urbano. Na ocasião, o trabalho de inteligência integrado levantou à informação que três infratores comercializavam entorpecente sendo realizado o planejamento para prisão em flagrante destes, bem como, apreensão dos ilícitos. Assim, os infratores da lei foram levados à delegacia de Manoel Urbano para os procedimentos cabíveis, como também, o material apreendido. Assessoria do 8° BPM