Pular para o conteúdo principal

EX- PRESIDENTA DILMA ROUSSEFF PATICIPOU DE CERIMÓNIA QUE CELEBROU OS 700 ANOS DA FUNDIÇÃO DA CIDADE DO MÉXICO

 Discurso  

NO MÉXICO, ENFIM A VERDADEIRA HISTÓRIA

Na celebração dos 700 anos da fundação da cidade do México-Tenochtitlán, um tributo à história das civilizações ancestrais latinoamericanas.


A ex-presidenta Dilma Rousseff participou ontem, como convidada de honra, da cerimônia que celebrou os 700 anos de fundação da Cidade do México, cujo nome original é Tenochtitlán, os 500 anos de resistência indígena à ocupação colonial e os 200 anos da independência do país em relação à Espanha.


Dilma ressaltou que a solenidade promovida pelos mexicanos inverteu a narrativa tradicional, que costuma privilegiar os colonizadores. “Há um provérbio africano que Eduardo Galeano lembra e sempre achei fascinante: até que os leões tenham seus próprios historiadores, as histórias de caça continuarão a glorificar o caçador”.


Dilma disse que “a história da América quase sempre foi narrada por caçadores, silenciando, escondendo, negando as histórias de vida dos nossos povos indígenas, das nossas civilizações ancestrais, da nossa imensa riqueza e diversidade cultural.”


A ex-presidenta citou o cronista mexicano Carlos Monsivais: “Se a batalha cultural não acontecer, a batalha política pode estar perdida”. E afirmou: “Chego a um México que está renascendo, construindo uma cultura de igualdade, soberania e dignidade.” Dilma disse que “esta festa oferece-nos um outro olhar. Uma perspectiva que respeita a verdadeira história da humanidade.”


Eis a íntegra do discurso da ex-presidenta Dilma Rousseff na Cidade do México:


Senhoras e senhores, chefes de poder, deputados e senadores, mexicanos e mexicanas.


Senhor Presidente, Andrés Manuel López Obrador, volto ao México com a imensa alegria de redescobrir um país cujo governo está construindo um horizonte de justiça social e igualdade para seu povo. Um povo que encontra no seu governo a força do compromisso de efetivas conquistas e que se destaca diante de um passado com tantas promessas de bem-estar não cumpridas, diante de tantas riquezas energéticas expropriadas, diante de tantas dívidas democráticas e de justiça adiadas.


O México sempre foi uma nação inspiradora para os progressistas do mundo. Um país aberto e generoso, um território acolhedor onde se refugiaram tantos artistas, intelectuais, militantes e dirigentes de esquerda e do progressismo europeu e latino-americano. Aqui brasileiros, argentinos, chilenos e uruguaios construíram suas casas, fugindo das brutais ditaduras que assolaram nossos países nas décadas de 60 e 70.


Um México que sempre manteve uma relação ativa e aberta com Cuba, mesmo quando, sob a tutela norte-americana, quase todas as nações latino-americanas lhe deram as costas.


Hoje seu governo, senhor presidente, está construindo um México democrático e diverso, justo e aberto. Um governo que expressa o grito de dignidade e igualdade de um povo que exige que as elites e todos os poderes deixem de expropriar seus direitos, seu patrimônio e sua felicidade.


Senhor Presidente Andrés Manuel, acompanho com grande atenção e solidariedade sua luta contra a desigualdade e a injustiça social. Seu árduo compromisso de conquistar a soberania energética e alimentar do México. Você disse claramente: “O México não é mais uma terra a ser conquistada.”


Quem lidera ou já liderou governos democráticos populares e progressistas sabe que além de nossos esforços para transformar as políticas públicas, democratizar o Estado, banir os privilégios das oligarquias e garantir os direitos das maiorias, deve contribuir para a construção de uma nova cultura política democrática em nossas nações, marcada pela violência e autoritarismo.


Como afirmou certa vez o grande cronista mexicano Carlos Monsivais: “se a batalha cultural não acontecer, a batalha política pode estar perdida”.


Chego a um México que está renascendo, construindo uma cultura de igualdade, soberania e dignidade.


Participo dessas celebrações sentindo uma honra muito especial. Há um provérbio africano que Eduardo Galeano lembra e sempre achei fascinante: “até que os leões tenham seus próprios historiadores, as histórias de caça continuarão a glorificar o caçador”.


A história da América quase sempre foi narrada por caçadores, silenciando, escondendo, negando as histórias de vida dos nossos povos indígenas, das nossas civilizações ancestrais, da nossa imensa riqueza e diversidade cultural, que antes da chegada dos espanhóis e portugueses habitavam um território que a arrogância colonial quis nos convencer de que foi descoberto há mais de 500 anos.


Esta festa para a qual nos convidou oferece-nos um outro olhar. Uma perspectiva que respeita a verdadeira história da humanidade.


A história da Cidade do México é reconhecida naquele feito fundador cujos sete séculos celebramos hoje. Lá, quando o Mexica se estabeleceu em uma ilhota no Lago Texcoco, começando a construir a gloriosa civilização sobre a qual uma das cidades mais deslumbrantes da história da humanidade foi construída: o México Tenochtitlan.


Talvez se possa pensar que a Cidade do México foi fundada sobre as ruínas do México – Tenochtitlan. Estou convencida de que foi fundada em seu esplendor, em sua grandeza. Sobre vidas, vozes, diversidade, cultura. Sobre a história que ainda resiste e existe em cada um dos cantos de uma cidade e se torna legível no presente e no futuro desta fascinante metrópole.


Aqui revivo, junto com vocês, o sentimento que nos une como latino-americanos: fazer parte de uma história que nenhum caçador pode silenciar. A história não só dos leões. A história também das leoas.


E já que falo das leoas, permita-me cumprimentar a chefe do governo da Cidade do México, Claudia Scheinbaun Pardo, e dizer que minha alegria de estar aqui hoje é redobrada pelo fato de esta extraordinária cidade ser governada por uma mulher.


Espero que você obtenha a merecida nomeação como “melhor prefeita do mundo” por seu trabalho em face da pandemia COVID-19. Seria um reconhecimento da excelente gestão que desempenha e também de tantas mulheres que, como você, fazem da política um exercício de dignidade, de luta pelo direito à cidade, da ética e do compromisso público.


Todas as mulheres que se dedicam à política sabem que enfrentamos não só o desafio que nos é imposto pela concepção de políticas públicas em cenários de enormes desigualdades e injustiças sociais, mas também um machismo que corrói os alicerces das nossas democracias.


Sofri a pressão das elites e dos poderes que desestabilizaram um governo eleito democraticamente pelo povo brasileiro. Sofri um golpe que violou o estado democrático de direito e usurpou a soberania popular. Sofri porque fui chefe de um governo que representou um projeto que construiu oportunidades e direitos para milhões de cidadãos esquecidos, abandonados, desprezados pelos poderes e oligarquias que quase sempre governaram meu país e que hoje voltam a governá-lo. Se o motivo foi o projeto de transformação que representei, o contexto era misógino. Foi assim que sofri também por ser mulher: a primeira mulher presidente do meu país.


Eu sofri, mas também Cristina Kirchner, Michelle Bachelet e tantas mulheres progressistas que lideram projetos políticos populares na América Latina e no mundo. A misoginia invade a política e é um dos obstáculos autoritários que continuam a nos fazer retroceder e declinar em nossas frágeis e instáveis ​​democracias.


Acompanhá-la nesta tríplice celebração, Senhora Chefe do Governo da Cidade do México, é também minha forma de homenagear todas as mulheres que lutam dia após dia para tornar nossas sociedades mais igualitárias, humanas e justas.


Celebramos os sete séculos do México-Tenochtitlan, os 500 anos de resistência indígena e os 200 anos da independência mexicana.


“Resistência” e “independência” são duas palavras carregadas de significado emancipatório.


Fiquei extremamente animada em compartilhar com vocês que, neste México que vive um momento de oportunidades democráticas excepcionais, com este grande presidente, Andrés Manuel López Obrador, as epopeias de resistência e independência não são pensadas como um momento, como um aniversário ou como um fato do passado, mas como um processo que se traduz no presente e se projeta no futuro.


Estamos aqui em uma celebração da memória, da memória coletiva, da memória viva, que sempre vive e resiste nas lutas do povo. Essas três celebrações mexicanas são uma alegação à memória coletiva das lutas pela emancipação em nossa América.


Prezado Presidente Andrés Manuel López Obrador, querida Chefe de Governo Claudia Sheinbaum, venho de um país que hoje se encontra submerso em uma crise sem precedentes. Onde a pandemia já custou mais de 420 mil vidas. Com um presidente fascista, autoritário, racista, misógino, xenófobo, que despreza a vida de seu povo, que impõe a destruição e expropriação sistemática de bens públicos, direitos humanos e instituições democráticas.


Mas também venho de um país que continua a resistir à barbárie. Um país com um povo combativo, solidário e generoso que muito em breve se livrará desta casta de políticos indolentes e corruptos, restaurando a soberania que tentaram roubar dele.


Trago aqui o abraço fraterno do meu povo, do meu partido e do ex-presidente Lula ao povo mexicano.


Aqui na Cidade do México, o Monumento da Independência é um anjo. Eu sei que simboliza os pais do país. Mas acho que também representa as mães, as meninas, os trabalhadores deste país. Aos que fizeram do México esta nação extraordinária, diversa, plural, criativa e redentora.


Aos anjos silenciosos, a que Elena Poniatowska se referiu em “Anjos da Cidade”, aqueles que construíram e estão construindo sua independência dia após dia. Ao povo mexicano, às leoas e aos leões que sempre foram silenciados nas histórias de caça.


Esse é o México que celebramos aqui. O México de uma das civilizações mais importantes e antigas, o México anti-racista e anti-patriarcal. O México da revolução e emancipação. O México de todas as mulheres e homens mexicanos.


Hoje, tenho a honra de estar aqui celebrando com o Sr. Presidente Andrés Manuel Lopes Obrador, com a Chefe de Governo da Cidade do México Claudia Sheinbaum Pardo, com todos vocês e com todos os mexicanos e mexicanas a grande história do México. E a cada dia, continuaremos lutando junto com os anjos do continente, para construir uma América Latina unida, construída sobre a justiça, a igualdade, a dignidade e a independência que nossos povos merecem.


Obrigada.


(Nas fotos, Dilma Rousseff, Claudia Sheinbaum e Andrés Manuel López Obrador)



Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Internacional: Como Surto Recorde de Gafanhotos Está Devastando EUA

Um surto de gafanhotos que já afeta pelo menos 15 Estados vem provocando devastação em lavouras e pastagens no Oeste americano, competindo por comida com o gado e deixando um rastro de milhões de dólares em prejuízos.  Esses insetos são nativos da região e sua população costuma ser controlada. Mas, segundo cientistas, houve uma explosão neste ano, agravada pela seca e ondas de calor históricas.  O Serviço de Inspeção Sanitária Animal e Vegetal (APHIS, na sigla em inglês), agência ligada ao Departamento de Agricultura dos Estados Unidos responsável pelo controle de doenças e pragas, já tratou mais de 325 mil hectares com inseticidas, em uma campanha de supressão da população de gafanhotos e dos chamados grilos Mórmons (Anabrus simplex), que também são comuns na região e vêm causando danos semelhantes neste ano.  De acordo com o diretor de política nacional da APHIS, Bill Wesela, esse tratamento vai proteger mais de 650 mil hectares, mas ainda há várias outras ações program...

Bolsonaro lidera motociata de 45 minutos em Goiânia

A motociata com o presidente Bolsonaro (sem partido), em Goiânia, durou aproximadamente 45 minutos. O evento teve início por volta das 15h30 e terminou perto das 16h15. O número de motos participantes, segundo a Polícia Militar (PM), foi de 9,5 mil a 10,5 mil. O antigo aeroporto Santa Genoveva foi o ponto de partida da motociata e também o de chegada. A manifestação deixou o trânsito lento na BR-153, próximo ao viaduto da Goinfra e ao antigo aeroporto Santa Genoveva. Os condutores também causaram transtornos ao passarem pela avenida Jamel Cecílio, no Jardim Goiás. Originalmente, a motociata começaria às 14h30, mas atrasou por causa do presidente, que chegou às 15h no ponto de partida. No local, Bolsonaro foi recebido aos gritos de mito por uma multidão. Trajeto da motociata de Bolsonaro em Goiânia Mais cedo, o evento teve o trajeto provisório divulgado nos grupos de apoiadores. Os motociclistas sairão do antigo aeroporto Santa Genoveva, passando pelo Jardim Guanabara, Conjunto Palmares...

POLÍCIA MILITAR AC APREENDE ARMAS DE FOGO, MUNIÇÕES E DROGAS NA CAPITAL

 Polícia Militar apreende armas de fogo, munições e drogas na Capital  Assessoria de Comunicação da PMAC Durante o serviço operacional deste sábado, 4,  militares do Batalhão de Operações Especiais (BOPE) apreenderam armas de fogo, munições e drogas, em locais distintos da capital. Na ação, quatro pessoas foram presas e encaminhadas a delegacia.  O primeiro fato ocorreu durante a tarde, quando militares do Grupo de Intervenção Rápida e Ostensiva (GIRO) conseguiram realizar uma abordagem a uma dupla de moto, no bairro Conquista. Nas buscas em dois homens, um de 31 e outro de 19 anos, foram encontrados 3 pacotes de cocaína, além de celular e dinheiro. A segundo ocorrência se deu no bairro Belo Jardim, após militares serem acionados para atender uma ocorrência de roubo. Com ajuda do GPS do aparelho celular da vítima, a guarnição de Rondas Ostensivas Tático Móvel (ROTAM), conseguiu chegar ao endereço dos autores do roubo. No imóvel foram localizadas duas armas de fabrica...

Covid-19: Cruzeiro do Sul é um dos primeiros municípios do Brasil vacinar a partir dos 12 anos

Neste sábado, 31, pelo menos 5.590 pessoas receberam a primeira dose de vacina durante a ação promovida pela secretaria de saúde da prefeitura de Cruzeiro do Sul. A ação aconteceu no Shopping Copacabana a partir das 16 horas. O horário final previsto inicialmente para ocorrer era até as 21 horas, devido à grande procura, acabou ultrapassando das 22 horas.  Com a ação, Cruzeiro do Sul consegue ser um dos primeiros municípios do país, se não o primeiro, a estender a vacinação para o público de 12 a 17 sem comorbidades. O avanço foi possível devido o município já ter vacinado, até sexta-feira, 87,36% do público preconizado pelo PNI nacional que é de acima de 18 anos. Num único dia de vacinação, o município conseguiu aplicar a primeira dose em 44,08% deste público de 12-17. Considerando o público total (acima de 12), Cruzeiro do Sul já tem 78,72% da população desta faixa vacinada ao menos com primeira dose.  O imunizante adotado foi o da Pfizer, até o momento o único autorizado pe...

Internacional: Israel Revoga Beijos E Abraço Para Conter Cepa perigosa

Israel vai parar de abraçar e beijar. O apelo foi feito nesta quinta, 5, por autoridades sanitárias para conter o avanço da variante Delta no país. O apelo por distanciamento social, uma das faces mais amargas da pandemia, retornou ao país, junto com o pedido para a retomada do regime de home office nas empresas. Segundo o governo as medidas são essenciais para evitar novas quarentenas. A força-tarefa antipandemia do país fez um apelo para que a população pare de “apertar as mãos e dar beijos e abraços”. O governo também tornou obrigatória a apresentação do passaporte da vacina para entrar em ambientes que comportem menos de 100 pessoas. O passe é concedido para quem já se inoculou, testou negativo ou contraiu a doença recentemente. Em espaços abertos com capacidade superior a 100 pessoas, o uso de máscara será obrigatório. O governo também limitará em 50% o número de funcionários em repartições públicas. “Nosso objetivo é manter Israel aberto e, ao mesmo tempo, evitar uma situação de ...

POLICIA MILITAR DO ACRE CONCLUI 2° CURSO DE OPERAÇÃO DE AERONAVE REMOTAMENTO PILOTADA VOLTADA PARA ÁREA DE INTELIGÊNCIA

 Polícia Militar do Acre conclui 2º Curso de Operador de Aeronave remotamente pilotada voltado para área de Inteligência Assessoria de Comunicação da PMAC A Polícia Militar do Acre (PMAC), por meio da Assessoria de Inteligência e Análise Criminal (ASSEIAC), concluiu nesta sexta-feira, 10, o 2º Curso de Formação de Operadores de Aeronaves Remotamente Pilotadas (RPA) – conhecido popularmente como drone – voltado à atuação da Inteligência Policial. A solenidade de encerramento ocorreu no auditório da Escola do Poder Judiciário, do Tribunal de Justiça do Acre (TJAC). O curso que ocorreu de 06 a 10 de junho, contou com a participação de policiais militares, civis, penais, federais e rodoviários federais, além de membros do Tribunal de Justiça, Ministério Público, Agência Brasileira de Inteligência - ABIN e da Secretaria de Justiça e Segurança Pública (SEJUSP). Com duração de 50h, os profissionais saem com experiência na pilotagem dos RPAS.  Durante as instruções, os profissionais t...

CRUZEIRO DO SUL AC: AÇÃO INTEGRADA DAS FORÇAS DE SEGURANÇA DO ACRE DEFLAGRA 2ª FASE DA “OPERAÇÃO REDITUS” E PRENDE QUATRO

  Por :Ascom  PCAC Nas primeiras horas desta quinta-feira, 05, Forças de segurança composta pelas Polícias Civil, Militar, Instituto de Administração Penitenciária (IAPEN) e Federal, prenderam quatro membros de organização criminosa em Cruzeiro do Sul durante a segunda fase da “Operação Reditus”. O trabalho investigativo da Polícia Civil possibilitou a representação por pedido de prisão preventiva dos investigados o que resultou na prisão de quatro pessoas envolvidas em organização criminosa que agia na região do Juruá, nos bairros Cruzeirão, Cohab, São José, Formoso, Escola Técnica, Vila Lagoinha, Vilas Assis Brasil e 25 de Agosto. Esses bairros foram identificados como pontos de atuação do bando que foi alvos da primeiras e segunda fase da operação “Reditus”. De acordo com levantamento realizado pela Policia Civil, todos eles já possui passagem pela polícia. O trabalho integrado foi realizado pelas Polícias Civil, Militar, Federal e Instituto de Administração Penitenciaria (...

PREFEITURA DE BRASILÉIA AC FAZ ORIENTAÇÕES SOBRE PRESTAÇÃO DE CONTAS PDDE

 Orientações sobre prestação de contas PDDE Imagem assessoria da prefeitura de Brasiléia ac As escolas da Rede Municipal de Ensino recebem anualmente recurso do Programa Dinheiro Direto na Escola (PDDE). Nessa segunda-feira, 6, a Prefeitura de Brasiléia por meio da secretaria de educação, reuniu-se, com os coordenadores administrativos das escolas municipais, no intuito de oferecer orientações para o apoio técnico, fiscalização e monitoramento na execução do programa Dinheiro Direto na Escola (PDDE). As orientações foram realizadas pelos técnicos da SEME, responsáveis pelo programa, Marlucia Lopes e Edmun Clipel. 

CATEDRAL NOSSA SENHORA DA GLÓRIA, CRUZEIRO DO SUL

A Catedral de arquitetura européia que fica bem no centro da cidade é o que mais caracteriza a segunda maior cidade do Acre,  obra gigantesca de aproximadamente 50 metros de altura começou a ser erguida em 1957. Quem visita Cruzeiro do Sul e de quase todos os pontos é possível ter uma visão privilegiada do monumento histórico. A primeira missa só foi celebrada em 1965. O dinheiro para investir na obra era proveniente de doações da Alemanha que foi articulada pelos religiosos alemães.

RIO BRANCO AC : DCORE PRENDE 05 INDIVÍDUOS ENVOLVIDOS EM ROUBO DE CARGA

Neste sábado (24), investigadores da especializada deram cumprimento ao mandado de busca que ensejou na prisão de 05 indivíduos envolvidos no roubo a uma carga de celulares que abasteceria lojas na Capital. Além de uma dezena de celulares recuperados, drogas prontas pra venda e uma arma de fogo municiada foram apreendidas. Os presos responderão por tráfico de drogas, posse ilegal de arma de fogo e receptação. As investigações continuam no sentido de recuperar o restante da carga e identificar novos envolvidos. Dcore PCAC