Pular para o conteúdo principal

EX- PRESIDENTA DILMA ROUSSEFF PATICIPOU DE CERIMÓNIA QUE CELEBROU OS 700 ANOS DA FUNDIÇÃO DA CIDADE DO MÉXICO

 Discurso  

NO MÉXICO, ENFIM A VERDADEIRA HISTÓRIA

Na celebração dos 700 anos da fundação da cidade do México-Tenochtitlán, um tributo à história das civilizações ancestrais latinoamericanas.


A ex-presidenta Dilma Rousseff participou ontem, como convidada de honra, da cerimônia que celebrou os 700 anos de fundação da Cidade do México, cujo nome original é Tenochtitlán, os 500 anos de resistência indígena à ocupação colonial e os 200 anos da independência do país em relação à Espanha.


Dilma ressaltou que a solenidade promovida pelos mexicanos inverteu a narrativa tradicional, que costuma privilegiar os colonizadores. “Há um provérbio africano que Eduardo Galeano lembra e sempre achei fascinante: até que os leões tenham seus próprios historiadores, as histórias de caça continuarão a glorificar o caçador”.


Dilma disse que “a história da América quase sempre foi narrada por caçadores, silenciando, escondendo, negando as histórias de vida dos nossos povos indígenas, das nossas civilizações ancestrais, da nossa imensa riqueza e diversidade cultural.”


A ex-presidenta citou o cronista mexicano Carlos Monsivais: “Se a batalha cultural não acontecer, a batalha política pode estar perdida”. E afirmou: “Chego a um México que está renascendo, construindo uma cultura de igualdade, soberania e dignidade.” Dilma disse que “esta festa oferece-nos um outro olhar. Uma perspectiva que respeita a verdadeira história da humanidade.”


Eis a íntegra do discurso da ex-presidenta Dilma Rousseff na Cidade do México:


Senhoras e senhores, chefes de poder, deputados e senadores, mexicanos e mexicanas.


Senhor Presidente, Andrés Manuel López Obrador, volto ao México com a imensa alegria de redescobrir um país cujo governo está construindo um horizonte de justiça social e igualdade para seu povo. Um povo que encontra no seu governo a força do compromisso de efetivas conquistas e que se destaca diante de um passado com tantas promessas de bem-estar não cumpridas, diante de tantas riquezas energéticas expropriadas, diante de tantas dívidas democráticas e de justiça adiadas.


O México sempre foi uma nação inspiradora para os progressistas do mundo. Um país aberto e generoso, um território acolhedor onde se refugiaram tantos artistas, intelectuais, militantes e dirigentes de esquerda e do progressismo europeu e latino-americano. Aqui brasileiros, argentinos, chilenos e uruguaios construíram suas casas, fugindo das brutais ditaduras que assolaram nossos países nas décadas de 60 e 70.


Um México que sempre manteve uma relação ativa e aberta com Cuba, mesmo quando, sob a tutela norte-americana, quase todas as nações latino-americanas lhe deram as costas.


Hoje seu governo, senhor presidente, está construindo um México democrático e diverso, justo e aberto. Um governo que expressa o grito de dignidade e igualdade de um povo que exige que as elites e todos os poderes deixem de expropriar seus direitos, seu patrimônio e sua felicidade.


Senhor Presidente Andrés Manuel, acompanho com grande atenção e solidariedade sua luta contra a desigualdade e a injustiça social. Seu árduo compromisso de conquistar a soberania energética e alimentar do México. Você disse claramente: “O México não é mais uma terra a ser conquistada.”


Quem lidera ou já liderou governos democráticos populares e progressistas sabe que além de nossos esforços para transformar as políticas públicas, democratizar o Estado, banir os privilégios das oligarquias e garantir os direitos das maiorias, deve contribuir para a construção de uma nova cultura política democrática em nossas nações, marcada pela violência e autoritarismo.


Como afirmou certa vez o grande cronista mexicano Carlos Monsivais: “se a batalha cultural não acontecer, a batalha política pode estar perdida”.


Chego a um México que está renascendo, construindo uma cultura de igualdade, soberania e dignidade.


Participo dessas celebrações sentindo uma honra muito especial. Há um provérbio africano que Eduardo Galeano lembra e sempre achei fascinante: “até que os leões tenham seus próprios historiadores, as histórias de caça continuarão a glorificar o caçador”.


A história da América quase sempre foi narrada por caçadores, silenciando, escondendo, negando as histórias de vida dos nossos povos indígenas, das nossas civilizações ancestrais, da nossa imensa riqueza e diversidade cultural, que antes da chegada dos espanhóis e portugueses habitavam um território que a arrogância colonial quis nos convencer de que foi descoberto há mais de 500 anos.


Esta festa para a qual nos convidou oferece-nos um outro olhar. Uma perspectiva que respeita a verdadeira história da humanidade.


A história da Cidade do México é reconhecida naquele feito fundador cujos sete séculos celebramos hoje. Lá, quando o Mexica se estabeleceu em uma ilhota no Lago Texcoco, começando a construir a gloriosa civilização sobre a qual uma das cidades mais deslumbrantes da história da humanidade foi construída: o México Tenochtitlan.


Talvez se possa pensar que a Cidade do México foi fundada sobre as ruínas do México – Tenochtitlan. Estou convencida de que foi fundada em seu esplendor, em sua grandeza. Sobre vidas, vozes, diversidade, cultura. Sobre a história que ainda resiste e existe em cada um dos cantos de uma cidade e se torna legível no presente e no futuro desta fascinante metrópole.


Aqui revivo, junto com vocês, o sentimento que nos une como latino-americanos: fazer parte de uma história que nenhum caçador pode silenciar. A história não só dos leões. A história também das leoas.


E já que falo das leoas, permita-me cumprimentar a chefe do governo da Cidade do México, Claudia Scheinbaun Pardo, e dizer que minha alegria de estar aqui hoje é redobrada pelo fato de esta extraordinária cidade ser governada por uma mulher.


Espero que você obtenha a merecida nomeação como “melhor prefeita do mundo” por seu trabalho em face da pandemia COVID-19. Seria um reconhecimento da excelente gestão que desempenha e também de tantas mulheres que, como você, fazem da política um exercício de dignidade, de luta pelo direito à cidade, da ética e do compromisso público.


Todas as mulheres que se dedicam à política sabem que enfrentamos não só o desafio que nos é imposto pela concepção de políticas públicas em cenários de enormes desigualdades e injustiças sociais, mas também um machismo que corrói os alicerces das nossas democracias.


Sofri a pressão das elites e dos poderes que desestabilizaram um governo eleito democraticamente pelo povo brasileiro. Sofri um golpe que violou o estado democrático de direito e usurpou a soberania popular. Sofri porque fui chefe de um governo que representou um projeto que construiu oportunidades e direitos para milhões de cidadãos esquecidos, abandonados, desprezados pelos poderes e oligarquias que quase sempre governaram meu país e que hoje voltam a governá-lo. Se o motivo foi o projeto de transformação que representei, o contexto era misógino. Foi assim que sofri também por ser mulher: a primeira mulher presidente do meu país.


Eu sofri, mas também Cristina Kirchner, Michelle Bachelet e tantas mulheres progressistas que lideram projetos políticos populares na América Latina e no mundo. A misoginia invade a política e é um dos obstáculos autoritários que continuam a nos fazer retroceder e declinar em nossas frágeis e instáveis ​​democracias.


Acompanhá-la nesta tríplice celebração, Senhora Chefe do Governo da Cidade do México, é também minha forma de homenagear todas as mulheres que lutam dia após dia para tornar nossas sociedades mais igualitárias, humanas e justas.


Celebramos os sete séculos do México-Tenochtitlan, os 500 anos de resistência indígena e os 200 anos da independência mexicana.


“Resistência” e “independência” são duas palavras carregadas de significado emancipatório.


Fiquei extremamente animada em compartilhar com vocês que, neste México que vive um momento de oportunidades democráticas excepcionais, com este grande presidente, Andrés Manuel López Obrador, as epopeias de resistência e independência não são pensadas como um momento, como um aniversário ou como um fato do passado, mas como um processo que se traduz no presente e se projeta no futuro.


Estamos aqui em uma celebração da memória, da memória coletiva, da memória viva, que sempre vive e resiste nas lutas do povo. Essas três celebrações mexicanas são uma alegação à memória coletiva das lutas pela emancipação em nossa América.


Prezado Presidente Andrés Manuel López Obrador, querida Chefe de Governo Claudia Sheinbaum, venho de um país que hoje se encontra submerso em uma crise sem precedentes. Onde a pandemia já custou mais de 420 mil vidas. Com um presidente fascista, autoritário, racista, misógino, xenófobo, que despreza a vida de seu povo, que impõe a destruição e expropriação sistemática de bens públicos, direitos humanos e instituições democráticas.


Mas também venho de um país que continua a resistir à barbárie. Um país com um povo combativo, solidário e generoso que muito em breve se livrará desta casta de políticos indolentes e corruptos, restaurando a soberania que tentaram roubar dele.


Trago aqui o abraço fraterno do meu povo, do meu partido e do ex-presidente Lula ao povo mexicano.


Aqui na Cidade do México, o Monumento da Independência é um anjo. Eu sei que simboliza os pais do país. Mas acho que também representa as mães, as meninas, os trabalhadores deste país. Aos que fizeram do México esta nação extraordinária, diversa, plural, criativa e redentora.


Aos anjos silenciosos, a que Elena Poniatowska se referiu em “Anjos da Cidade”, aqueles que construíram e estão construindo sua independência dia após dia. Ao povo mexicano, às leoas e aos leões que sempre foram silenciados nas histórias de caça.


Esse é o México que celebramos aqui. O México de uma das civilizações mais importantes e antigas, o México anti-racista e anti-patriarcal. O México da revolução e emancipação. O México de todas as mulheres e homens mexicanos.


Hoje, tenho a honra de estar aqui celebrando com o Sr. Presidente Andrés Manuel Lopes Obrador, com a Chefe de Governo da Cidade do México Claudia Sheinbaum Pardo, com todos vocês e com todos os mexicanos e mexicanas a grande história do México. E a cada dia, continuaremos lutando junto com os anjos do continente, para construir uma América Latina unida, construída sobre a justiça, a igualdade, a dignidade e a independência que nossos povos merecem.


Obrigada.


(Nas fotos, Dilma Rousseff, Claudia Sheinbaum e Andrés Manuel López Obrador)



Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

PM prende homem furtando fios de cobre no telhado de loja no Centro de Rio Branco

Assessoria de Comunicação da PMAC Policiais do Primeiro Batalhão de Polícia Militar (1° BPM) prenderam na noite desta segunda-feira, 24, um homem de 19 anos, acusado de furtar a fiação elétrica de uma grande loja de confecção de Rio Branco. A prisão ocorreu ainda no telhado da loja. A guarnição foi acionada via Centro Integrado de Operações em Segurança Pública (Ciosp) para averiguar a denúncia em que uma testemunha ouviu barulhos no telhado de uma loja. Quando o militares chegaram, o técnico de refrigeração já estava no local e informou aos policiais que ao subir ao telhado visualizou um homem com uma faca furtando a fiação do estabelecimento. Os PMs subiram e prenderam o suspeito em flagrante com três facas e um alicate. Além da fiação elétrica, ele havia retirado dois ar-condicionados. O indivíduo presos ainda repassou o nome falso, mas na Delegacia de Flagrantes (Defla) os policiais descobriram a verdadeira identidade dele e agora, além do furto, ele responderá pelo crime de falsa ...

VEREADORES DO JORDÃO AC RECEBEM DIÁRIAS PARA PARTICIPAR DE ANIVERSÁRIO DE CIDADE DE CIDADE VIZINHA

 E O POVO SE LASCANDO: VEREADORES DO JORDÃO RECEBEM DIÁRIAS PARA PARTICIPAR DE ANIVERSÁRIO DE CIDADE VIZINHA REDAÇÃO AC 24 HORAS O presidente da Câmara de Vereadores do município de Jordão-AC, Eudes Mendes (PDT), concedeu para si próprio e mais dois vereadores, mais de 4 diárias para participar do 29° aniversário da cidade vizinha de Marechal Thaumaturgo e de uma visita técnica a Secretária de Agricultura para conhecer o processo de açudes manuais. Vereador Eudes Mendes (PDT) As 12 diárias foram publicadas na edição do Diário Oficial de quinta-feira, 4. Além de Elieudo, se deslocaram para a cidade vizinha os vereadores Francisco Mendonça Matos (PSDB) e Oricelio Farias de Oliveira (MDB). De acordo com dados do Portal da Transparência, cada diária custa em média R$ 250. Ao todo, as 12 diárias dos três parlamentares irão custar ao erário R$ 3.500. Verador Francisco Mendonça Matos DB) O presidente já é conhecido na região por conceder diárias para si próprio. Logo no início do mandato,...

ACREANA ACAMPA 4 DIAS NA SERRA DO DIVISOR EM BUSCA DE ENCONTRO COM MAPINGUARI

 Acreana acampa 4 dias na Serra do Divisor em busca de encontro com mapinguari  A estudante da Universidade Federal do Acre e jornalista, Julia Beatriz Castro Couto, 20 anos, neta de seringueiros do Vale do Alto Acre, esteve recentemente na Serra do Divisor, localizada na fronteira do Acre com o Peru, onde decidiu acampar em busca de um encontro com o lendário Mapinguari - um bicho peludo com um olho na testa, a boca no umbigo, coberto de pêlos vermelhos, que tem uma espécie de armadura parecida com casco de tartaruga ou pele parecida com a de jacaré, o que dificulta que seja abatido por caçadores. Beatriz destacou que teve a vontade de encontrar com um dos maiores mitos da história acreana ainda na infância. "Quando criança, eu ouvia as histórias de meus avôs Tabosa e Zeca. Eles falavam muito sobre as pessoas terem avistado o Mapinguari nos seringais próximos onde eles cortavam seringa e por isso, sinceramente, até hoje acredito que Mapinguari existe", conta Julia Couto. Via...

HISTÓRIA DO AC: LAMEIRA, PRIMEIRA EMPRESA DE TRASPORTE COLETIVO DE RIO BRANCO: DÉCADA DE 60

 Lameira, primeira empresa pioneira de transporte coletivo de Rio Branco: Década de 60. O fato se deve à uma tradicional família portuguesa comandado pelo patriarca da família Lameira e Ribeiro, Sr Francisco Alves Ribeiro.  Foi na década de 60 que os irmãos Lameira trouxeram seu primeiro caminhão, numa penosa viagem de 39 dias de Brasília até chegar em Rio Branco, aquela época as estradas ainda não tinha sido asfaltadas. Um caminhão Chevrolet Tigre da Cara Branca bem  adaptado, do caminhão foi aproveitado o chassis, o motor  e a armação das ferragens dos barcos e balaustres foi transformado em um ônibus ou "auto- bus) que foi apelidado de "Cupa Cupa", quando o ônibus passava o pessoal dizia: "Cupa sobe, cupa desce" O "auto- bus" transportava em média 18 passageiros e sempre lotava. Era uma atração no 2° Distrito. Contam os jornais da época que as pessoas faziam aglomerações em filas para um passeio no ônibus. O motorista com toda paciência tinha a cap...

Em Manoel Urbano, PM prende oito pessoas por invasão de terras em reserva estadual

Assessoria de Comunicação da PMAC Policiais militares do Batalhão de Policiamento Ambiental (BPA) prenderam oito pessoas em flagrante por invasão de terras públicas. A ação ocorreu nesta quinta-feira, 9, durante a Operação VIGIA HÓRUS 04/21, que tem por objetivo o monitoramento ambiental e policiamento ostensivo no eixo da BR-364, trecho entre os municípios de Manoel Urbano e Feijó. O flagrante aconteceu na Floresta Estadual do Afluente, localizada no município de Manoel Urbano. No local, os militares apreenderam uma arma de fogo e constaram que as oito pessoas que estavam na localidade fizeram desmatamentos ilegais, construíram casas e atearam fogo na vegetação. Os presos responderão pelos crimes descritos no Artigo 14, da Lei 10.826/03 (porte ilegal de arma de fogo de uso permitido); Artigo 20, da Lei 4.947/66 (invasão de terras públicas) e Artigos 40 e 50, ambos da Lei 9.605/98 (causar a unidade de conservação e derrubar, explorar economicamente floresta nativa ou plantada). A ocorr...

NOTA DE ESCLARECIMENTO DA PMAC SOBRE O FATO OCORRIDO EM MUNICÍPIO DO ACRE

 NOTA DE ESCLARECIMENTO DA PMAC Foto cedida Sobre os fatos envolvendo os policiais militares Sargento Erisson Nery e Sargento Alda Radine, no município de Epitaciolândia, na noite deste sábado, 27, a Polícia Militar do Acre (PMAC) informa que está apurando disciplinarmente os fatos e tomará as medidas disciplinares pertinentes e que a apuração criminal caberá à Polícia Civil. Esclarece que até o presente momento o policial militar Sargento Erisson Nery ainda não foi localizado, nem tampouco se apresentou, no entanto a PM continua em diligências com o fim de localizá-lo. A instituição reafirma que não compactua com ações que firam as normas legais ou que contrariam os valores castrenses seguidos pela corporação ao longo de sua história.  Atitudes tomadas por quaisquer membros da corporação no âmbito de suas vidas privadas não refletem no posicionamento institucional, e devem ser apuradas à luz do que determina a legislação. Rio Branco-AC, 28 de novembro de 2021. Paulo César Gom...

Internacional: Chuva Na Amanhã Deixa 120 Mortos e 1,3 mil Desaparecidos

Mais de 120 pessoas morreram devido às chuvas dos últimos dias na Europa. A tragédia ocorre principalmente na Alemanha, onde 106 mortes foram confirmadas até o momento e 1,3 mil pessoas estão desaparecidas apenas em um distrito ao sul de Colônia, no oeste do país. De acordo com informações do G1, é o maior número de mortos na Alemanha desde 1962, quando uma enchente no Mar do Norte deixou cerca de 340 mortos. A queda de um trem de alta velocidade em 1998 matou 101 pessoas. É também a maior quantidade de chuva no país em um século. As inundações no rio Elba, que em 2002 foram anunciadas como “inundações que acontecem uma vez por século”, mataram 21 pessoas no lesta da Alemanha e mais de 100 em toda a Europa. As chuvas de 2021 têm afetado também a Bélgica, onde 20 pessoas morreram e 20 estão desaparecidas e Holanda, França, Suíça e Luxemburgo em menor intensidade. Diário do Estado

EX-TÉCNICO DO BARCELONA É OFERECIDO PARA DIRIGIR O FLAMENGO EM 2022

 Ex-técnico do Barcelona é oferecido para dirigir o Flamengo em 2022  Em busca de um novo treinador, nomes chovem na mesa da cúpula de futebol do Flamengo. Dentre as muitas ofertas que chegam pelas mãos de empresários está Ernesto Valverde, ex-técnico do Barcelona. Com viagem marcada para a Europa, o vice de futebol Marcos Braz e o diretor Bruno Spindel ainda não têm nenhuma agenda marcada com o espanhol, porém a porta está aberta para um deslocamento de Portugal para outro país. Nesta quinta (16), durante a posse de Rodolfo Landim, Braz deixou claro que o alvo não necessariamente será português, mas despistou sobre o escolhido: “A gente viaja para Portugal. Isso não quer dizer que o técnico tenha de ser português. Lá, a gente terá algumas reuniões que estão pré-agendadas”. “Não necessariamente o novo treinador vai falar português, ele vai falar uma língua que todos jogadores vão entender. Temos portugueses, sul-americanos, europeus”, completou Landim. Fato é que Jorge Jesus, ...

SINDICATO DOS BANCÁRIO FAZ MANIFESTAÇÃO EM FRENTE AO BANCO BRADESCO DO BOSQUE EM RIO BRANCO AC

    Foto cedida : Nenem Almeida   na manhã desta terça feira, os  representantes do sindicato dos bancários, faz  manifestação em frente ao Banco Bradesco do bosque, contra uma possível demissão em massa, o que vem causando desespero nos funcionários.  O que chama atenção é que o Bradesco lucrou 73,6% a mais só no primeiro trimestre de 2021, mas em contrapartida, neste mesmo período, demitiu 8.547 bancários. Esse fato demonstra que não há preocupação com quem presta serviço, e garante tal lucro, através de metas na maioria das vezes abusivas.  Se não bastasse tudo isso, no último ano o Bradesco fechou 1.088 agências, o que refletiu no tempo de espera aumentado para atendimento dos clientes, bem como na dificuldade de deslocamento, principalmente da classe mais baixa. 

APOSTA DA MEGA DA VIRADA COMEÇA NESTA TERÇA -FEIRA ,16 DE NOVEMBRO

 Apostas da Mega da Virada começam nesta terça-feira, 16 de novembro  A partir desta terça-feira (16) já é possível apostar na Mega da Virada, sorteada tradicionalmente em 31 de dezembro. O prêmio estimado neste ano é de R$ 350 milhões e o valor não acumula. Ou seja, se não houver ganhadores na faixa principal (seis números), o montante será dividido entre os acertadores da quina e assim por diante. O valor ultrapassa os R$ 325,2 milhões do ano passado e deve se tornar o maior prêmio da história das Loterias da Caixa. Caso apenas um ganhador leve a bolada e aplique todo o valor na poupança, serão mais de R$ 1,5 milhão em rendimentos mensais. O dinheiro também é suficiente para comprar 40 mansões, no valor de R$ 8,75 milhões cada. As apostas devem ser feitas com volante específico da Mega da Virada em qualquer lotérica, além do aplicativo Loterias Caixa, disponível para iOS e Android, e do site loterias.caixa.gov.br. O valor da aposta simples, com seis números, custa R$ 4,50. P...