Pular para o conteúdo principal

EX- PRESIDENTA DILMA ROUSSEFF PATICIPOU DE CERIMÓNIA QUE CELEBROU OS 700 ANOS DA FUNDIÇÃO DA CIDADE DO MÉXICO

 Discurso  

NO MÉXICO, ENFIM A VERDADEIRA HISTÓRIA

Na celebração dos 700 anos da fundação da cidade do México-Tenochtitlán, um tributo à história das civilizações ancestrais latinoamericanas.


A ex-presidenta Dilma Rousseff participou ontem, como convidada de honra, da cerimônia que celebrou os 700 anos de fundação da Cidade do México, cujo nome original é Tenochtitlán, os 500 anos de resistência indígena à ocupação colonial e os 200 anos da independência do país em relação à Espanha.


Dilma ressaltou que a solenidade promovida pelos mexicanos inverteu a narrativa tradicional, que costuma privilegiar os colonizadores. “Há um provérbio africano que Eduardo Galeano lembra e sempre achei fascinante: até que os leões tenham seus próprios historiadores, as histórias de caça continuarão a glorificar o caçador”.


Dilma disse que “a história da América quase sempre foi narrada por caçadores, silenciando, escondendo, negando as histórias de vida dos nossos povos indígenas, das nossas civilizações ancestrais, da nossa imensa riqueza e diversidade cultural.”


A ex-presidenta citou o cronista mexicano Carlos Monsivais: “Se a batalha cultural não acontecer, a batalha política pode estar perdida”. E afirmou: “Chego a um México que está renascendo, construindo uma cultura de igualdade, soberania e dignidade.” Dilma disse que “esta festa oferece-nos um outro olhar. Uma perspectiva que respeita a verdadeira história da humanidade.”


Eis a íntegra do discurso da ex-presidenta Dilma Rousseff na Cidade do México:


Senhoras e senhores, chefes de poder, deputados e senadores, mexicanos e mexicanas.


Senhor Presidente, Andrés Manuel López Obrador, volto ao México com a imensa alegria de redescobrir um país cujo governo está construindo um horizonte de justiça social e igualdade para seu povo. Um povo que encontra no seu governo a força do compromisso de efetivas conquistas e que se destaca diante de um passado com tantas promessas de bem-estar não cumpridas, diante de tantas riquezas energéticas expropriadas, diante de tantas dívidas democráticas e de justiça adiadas.


O México sempre foi uma nação inspiradora para os progressistas do mundo. Um país aberto e generoso, um território acolhedor onde se refugiaram tantos artistas, intelectuais, militantes e dirigentes de esquerda e do progressismo europeu e latino-americano. Aqui brasileiros, argentinos, chilenos e uruguaios construíram suas casas, fugindo das brutais ditaduras que assolaram nossos países nas décadas de 60 e 70.


Um México que sempre manteve uma relação ativa e aberta com Cuba, mesmo quando, sob a tutela norte-americana, quase todas as nações latino-americanas lhe deram as costas.


Hoje seu governo, senhor presidente, está construindo um México democrático e diverso, justo e aberto. Um governo que expressa o grito de dignidade e igualdade de um povo que exige que as elites e todos os poderes deixem de expropriar seus direitos, seu patrimônio e sua felicidade.


Senhor Presidente Andrés Manuel, acompanho com grande atenção e solidariedade sua luta contra a desigualdade e a injustiça social. Seu árduo compromisso de conquistar a soberania energética e alimentar do México. Você disse claramente: “O México não é mais uma terra a ser conquistada.”


Quem lidera ou já liderou governos democráticos populares e progressistas sabe que além de nossos esforços para transformar as políticas públicas, democratizar o Estado, banir os privilégios das oligarquias e garantir os direitos das maiorias, deve contribuir para a construção de uma nova cultura política democrática em nossas nações, marcada pela violência e autoritarismo.


Como afirmou certa vez o grande cronista mexicano Carlos Monsivais: “se a batalha cultural não acontecer, a batalha política pode estar perdida”.


Chego a um México que está renascendo, construindo uma cultura de igualdade, soberania e dignidade.


Participo dessas celebrações sentindo uma honra muito especial. Há um provérbio africano que Eduardo Galeano lembra e sempre achei fascinante: “até que os leões tenham seus próprios historiadores, as histórias de caça continuarão a glorificar o caçador”.


A história da América quase sempre foi narrada por caçadores, silenciando, escondendo, negando as histórias de vida dos nossos povos indígenas, das nossas civilizações ancestrais, da nossa imensa riqueza e diversidade cultural, que antes da chegada dos espanhóis e portugueses habitavam um território que a arrogância colonial quis nos convencer de que foi descoberto há mais de 500 anos.


Esta festa para a qual nos convidou oferece-nos um outro olhar. Uma perspectiva que respeita a verdadeira história da humanidade.


A história da Cidade do México é reconhecida naquele feito fundador cujos sete séculos celebramos hoje. Lá, quando o Mexica se estabeleceu em uma ilhota no Lago Texcoco, começando a construir a gloriosa civilização sobre a qual uma das cidades mais deslumbrantes da história da humanidade foi construída: o México Tenochtitlan.


Talvez se possa pensar que a Cidade do México foi fundada sobre as ruínas do México – Tenochtitlan. Estou convencida de que foi fundada em seu esplendor, em sua grandeza. Sobre vidas, vozes, diversidade, cultura. Sobre a história que ainda resiste e existe em cada um dos cantos de uma cidade e se torna legível no presente e no futuro desta fascinante metrópole.


Aqui revivo, junto com vocês, o sentimento que nos une como latino-americanos: fazer parte de uma história que nenhum caçador pode silenciar. A história não só dos leões. A história também das leoas.


E já que falo das leoas, permita-me cumprimentar a chefe do governo da Cidade do México, Claudia Scheinbaun Pardo, e dizer que minha alegria de estar aqui hoje é redobrada pelo fato de esta extraordinária cidade ser governada por uma mulher.


Espero que você obtenha a merecida nomeação como “melhor prefeita do mundo” por seu trabalho em face da pandemia COVID-19. Seria um reconhecimento da excelente gestão que desempenha e também de tantas mulheres que, como você, fazem da política um exercício de dignidade, de luta pelo direito à cidade, da ética e do compromisso público.


Todas as mulheres que se dedicam à política sabem que enfrentamos não só o desafio que nos é imposto pela concepção de políticas públicas em cenários de enormes desigualdades e injustiças sociais, mas também um machismo que corrói os alicerces das nossas democracias.


Sofri a pressão das elites e dos poderes que desestabilizaram um governo eleito democraticamente pelo povo brasileiro. Sofri um golpe que violou o estado democrático de direito e usurpou a soberania popular. Sofri porque fui chefe de um governo que representou um projeto que construiu oportunidades e direitos para milhões de cidadãos esquecidos, abandonados, desprezados pelos poderes e oligarquias que quase sempre governaram meu país e que hoje voltam a governá-lo. Se o motivo foi o projeto de transformação que representei, o contexto era misógino. Foi assim que sofri também por ser mulher: a primeira mulher presidente do meu país.


Eu sofri, mas também Cristina Kirchner, Michelle Bachelet e tantas mulheres progressistas que lideram projetos políticos populares na América Latina e no mundo. A misoginia invade a política e é um dos obstáculos autoritários que continuam a nos fazer retroceder e declinar em nossas frágeis e instáveis ​​democracias.


Acompanhá-la nesta tríplice celebração, Senhora Chefe do Governo da Cidade do México, é também minha forma de homenagear todas as mulheres que lutam dia após dia para tornar nossas sociedades mais igualitárias, humanas e justas.


Celebramos os sete séculos do México-Tenochtitlan, os 500 anos de resistência indígena e os 200 anos da independência mexicana.


“Resistência” e “independência” são duas palavras carregadas de significado emancipatório.


Fiquei extremamente animada em compartilhar com vocês que, neste México que vive um momento de oportunidades democráticas excepcionais, com este grande presidente, Andrés Manuel López Obrador, as epopeias de resistência e independência não são pensadas como um momento, como um aniversário ou como um fato do passado, mas como um processo que se traduz no presente e se projeta no futuro.


Estamos aqui em uma celebração da memória, da memória coletiva, da memória viva, que sempre vive e resiste nas lutas do povo. Essas três celebrações mexicanas são uma alegação à memória coletiva das lutas pela emancipação em nossa América.


Prezado Presidente Andrés Manuel López Obrador, querida Chefe de Governo Claudia Sheinbaum, venho de um país que hoje se encontra submerso em uma crise sem precedentes. Onde a pandemia já custou mais de 420 mil vidas. Com um presidente fascista, autoritário, racista, misógino, xenófobo, que despreza a vida de seu povo, que impõe a destruição e expropriação sistemática de bens públicos, direitos humanos e instituições democráticas.


Mas também venho de um país que continua a resistir à barbárie. Um país com um povo combativo, solidário e generoso que muito em breve se livrará desta casta de políticos indolentes e corruptos, restaurando a soberania que tentaram roubar dele.


Trago aqui o abraço fraterno do meu povo, do meu partido e do ex-presidente Lula ao povo mexicano.


Aqui na Cidade do México, o Monumento da Independência é um anjo. Eu sei que simboliza os pais do país. Mas acho que também representa as mães, as meninas, os trabalhadores deste país. Aos que fizeram do México esta nação extraordinária, diversa, plural, criativa e redentora.


Aos anjos silenciosos, a que Elena Poniatowska se referiu em “Anjos da Cidade”, aqueles que construíram e estão construindo sua independência dia após dia. Ao povo mexicano, às leoas e aos leões que sempre foram silenciados nas histórias de caça.


Esse é o México que celebramos aqui. O México de uma das civilizações mais importantes e antigas, o México anti-racista e anti-patriarcal. O México da revolução e emancipação. O México de todas as mulheres e homens mexicanos.


Hoje, tenho a honra de estar aqui celebrando com o Sr. Presidente Andrés Manuel Lopes Obrador, com a Chefe de Governo da Cidade do México Claudia Sheinbaum Pardo, com todos vocês e com todos os mexicanos e mexicanas a grande história do México. E a cada dia, continuaremos lutando junto com os anjos do continente, para construir uma América Latina unida, construída sobre a justiça, a igualdade, a dignidade e a independência que nossos povos merecem.


Obrigada.


(Nas fotos, Dilma Rousseff, Claudia Sheinbaum e Andrés Manuel López Obrador)



Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Polícia ac : Patrulha Maria da Penha é homenageada pelo trabalho de enfrentamento à violência doméstica

Assessoria de Comunicação da PMAC A Patrulha Maria da Penha recebeu na manhã desta terça-feira, 10 de agosto, uma homenagem da Prefeitura de Rio Branco, por meio do Departamento de Políticas para as Mulheres da Secretaria de Direitos Humanos (SASDH) pelo comprometimento no enfrentamento à violência doméstica contra a mulher. A gerente do Departamento de Políticas para Mulheres do município de Rio Branco, que atualmente também está à frente da Casa Rosa Mulher, Cristina Maia, agradeceu o compromisso e elogiou o trabalho da equipe, bem como se dispôs a manter uma parceria permanente entre os órgãos especializados em prol das mulheres. “Recebemos de muito bom grado o reconhecimento e reafirmamos o compromisso da Patrulha Maria da Penha no importante trabalho de defesa da mulher Rio-Branquense, ressaltando que o enfrentamento à violência doméstica e familiar é uma missão de todas as esferas do poder público”, agradeceu a tenente Priscila Siqueira, que atualmente coordena a Patrulha Maria d

Rio Branco - Socorristas do Samu agem rápido e conseguem realizar parto de gêmeos na Transacreana

Uma paciente identificada como Edilene Pereira de Lima, de 35 anos, deu a luz de gêmeos com auxílio dos socorristas do Samu, na noite de sábado (4), no km 7 da Rodovia AC-90, mais conhecida como Transacreana, na zona rural de Rio Branco. Segundo informações dos socorristas do Samu, Júnior e Gleyson, a família havia saído com um veículo do km 14 da Transacreana em direção maternidade, mas quando chegou no km 7, o pneu do veículo que estava transportando a família e a paciente grávida acabou furando. No momento em que o motorista começou a troca do pneu pelo step, Edilene acabou entrando em trabalho de parto.  A família entrou em contato com o Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu), que enviou uma ambulância básica ao local. A dupla de socorristas conseguiu tirar a primeira criança às 23h40, em seguida conseguiram colocar a mulher dentro da ambulância e com mais espaço e com procedimentos precisos, conseguiram tirar a segunda criança.  Após o parto, a mãe juntamente com as duas

RIO BRANCO AC: SECRETARIA MUNICIPAL DE SAÚDE CONVOCA SERVIDORES DE UBS E ERAP

 SECRETÁRIA MUNICIPAL DE SAÚDE CONVOCA SERVIDORES DE UBS E URAP  Equipes estão sendo convocadas para atendimento à população. Em razão do surto epidêmico causado pela Síndrome Gripal, que vem acometendo boa parte da população em nossa capital, a Secretaria Municipal de Saúde (Semsa) convoca a todos os servidores de Unidades Básicas de Saúde (UBS) e de Unidade de Referência em Atenção Primária (Urap) a comparecerem aos seus postos de serviço para atendimento do público em geral, conforme quadro abaixo: ● 31 de dezembro (Sexta Feira) - Uraps e UBSs  ● 1 de janeiro (Sábado) de 2022 - Uraps Desde já, reiteramos os nossos agradecimentos aos servidores da Semsa que, mesmo em meio a pandemia da covid-19, seja aos feriado ou fins de semana, trabalharam e vem trabalhando com afinco, no sentido de manter os serviços de atendimento com qualidade, respeito e dignidade. É nosso dever, enquanto Saúde da Atenção Básica estar à disposição em bem atender. É nossa missão enquanto profissionais da área d

A EDUÇÃO DA REDE ESTADUAL ESTÁ UM CAOS DIZ " ROSANA NASCIMENTO"

 A EDUCAÇÃO DA REDE ESTADUAL ESTÁ UM CAOS  No governo Gladson Cameli a educação tem sido penalizada cruelmente, desde a valorização profissional, as condições de trabalho a funcionalidade e manutenção das escolas. Problemas estes em toda a rede estadual de ensino, os problemas são generalizados. Esse governo não consegue gerenciar, e o caos chegou no seu limite máximo.  A falta de professor está em todos os municípios, faltam professores de todas as disciplinas nas mais de 400 escolas de rede, principalmente nas escolas rurais; com isto tem sobrecarregado os já lotados, pois, ficam atendendo todas as turmas pra manter os alunos na escola, com isto, não está tendo tempo para fazer seus planos de aulas como devem, vão findar sua carga horaria antes do final do ano letivo. Os maiores prejudicados serão os alunos do Enem.  A merenda escolar que estão divulgando na propaganda do governo na realidade não estar atendendo a rede, tem sido insuficiente, não diversifica a compra gêneros alimentí

SAÚDE INTINERANTE DE PORTO WALTER AC REALIZOU MAIS DE 1400 ATENDIMENTOS NA ZONA RURAL

 SAÚDE ITINERANTE DE PORTO WALTER REALIZOU MAIS DE 1400 ATENDIMENTOS NA ZONA RURAL A Secretaria de Saúde trouxe nesta Terça-feira (07), o balanço das ações do Programa Saúde Itinerante que estava sendo realizado na zona rural desde o dia 1º de junho nas comunidades do Beiradão do Alto e Baixo Juruá e no Rio Juruá Mirim, na zona rural de Porto Walter. No total, foram ofertados 1.412 atendimentos, entre consultas médicas, odontológicas, atendimentos de enfermagem (PCCU, pré natal e planejamento familiar), distribuição de medicamentos e vacinação.   “A Prefeitura tem buscado levar a assistência necessária a todas as comunidades rurais. Não importa a distância e nem as condições dos rios, nossa equipe sempre estará pronta para ir até o paciente. O nosso compromisso é esse”, destaca Ana Flávia Melo, Secretária de Saúde. Nos atendimentos rurais, a Secretaria de Saúde tem triado pacientes que necessitam realizar exames laboratoriais, consultas com encaminhamento para Tratamento Fora de Domici

PROVA DE VIDA DO INSS VOLTA A SER OBRIGATÓRIA EM JANEIRO

 Prova de vida do INSS volta a ser obrigatória em janeiro  A prova de vida do INSS (Instituto Nacional do Seguro Social) volta a ser obrigatória a partir de 2022 e o órgão já suspenderá benefícios por falta de recadastramento a partir de fevereiro. No país, 3.313.845 segurados ainda precisam realizar a prova de vida até janeiro de 2022, segundo dados do INSS de outubro, os últimos disponíveis.  No total, 32.994.656 já fizeram a fé de vida (somando os recadastramentos realizados em 2020 e 2021). Dois grupos precisam fazer a atualização até o dia 31 de janeiro: os aniversariantes de janeiro e os beneficiários que têm prova de vida vencida entre novembro de 2020 e junho de 2021. Quem perder o prazo terá o pagamento suspenso em fevereiro, informou o INSS. A partir de 2022, todos os bancos vão considerar o mês de aniversário para a prova de vida. Segundo portaria do INSS, a comprovação deverá ser feita preferencialmente por atendimento eletrônico do banco responsável pelo pagamento, com uso

Acre pode perder recursos se deputados mudarem critério de distribuição do Orçamento

Parlamentares de Estados grandes e pequenos discutiram em audiência pública da Comissão Mista de Orçamento a forma de divisão de emendas de bancada ao projeto de lei orçamentária para o ano que vem.  Deputados de São Paulo, Minas Gerais, Rio de Janeiro e Rio Grande do Sul defenderam que a distribuição dos recursos leve em conta o tamanho da população de cada Estado. Já parlamentares do Tocantins e Piauí apoiam o critério atual que reparte as emendas de bancada de forma igualitária, chegando ao valor de R$ 212,8 milhões por Estado para o ano que vem.  No total, o projeto de lei orçamentária para 2022, encaminhado pelo Poder Executivo, reserva R$ 5,7 bilhões para as emendas de bancada, que têm execução obrigatória. O prazo para apresentação de emendas ao Orçamento vai até 20 de outubro.  Distribuindo o mesmo valor para todas as bancadas, no projeto de lei orçamentária para 2022, São Paulo receberia apenas R$ 4,60 por habitante. Já Roraima ganharia R$ 351,40 por habitante.  A Consultoria

PASSAGENS AÉREA NOS VOOS DE RIO BRANCO AC POR 649 NA PRIMEIRA PROMOÇÃO DE 2022

 Passagens aéreas nos voos de Rio Branco por R$ 649 na primeira promoção de 2022  As companhias Gol e LATAM acabam de colocar no ar a primeira promoção de passagens de 2022. Os destaques são as passagens de Rio Branco para Cruzeiro do Sul em voo direto da Gol por R$ 727, valor com todas as taxas inclusas. Para viagem no mês de abril os destaques são as passagens de Rio Branco para Manaus (AM) por R$ 649 em voo da LATAM (veja os horários abaixo), além da promoção para Brasília (DF) com passagens de ida e volta sem escala a R$ 874 pela mesma companhia. Quem está na capital federal encontra passagens pelo mesmo valor para o Acre . As promoções desta segunda-feira (3) são para viagens entre março e maio, exceto os feriados. Quem está em Rio Branco poderá viajar em março pela LATAM para São Paulo (Guarulhos) em voo direto pagando pela ida e volta R$ 965, Rio de Janeiro (Santos Dumont) por R$ 1.058, Salvador (BA) por R$ 1.117 e Fortaleza (CE) por R$ 1.156.  Para o mês de maio, as opções são

CONTA DE LUZ AUMENTARÁ QUASE 7% COM NOVA BANDEIRA DE ESCASSEZ HÍDRICA

Para cobrir os custos das usinas termelétricas, que tiveram o uso triplicado devido à crise hídrica, a Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) anunciou nesta terça-feira (31/8) a criação da “bandeira de escassez hídrica”.  O novo valor será será de R$ 14,20/100 kWh, com vigência a partir desta quarta-feira (1º de setembro) e duração até 30 de abril de 2022. Até então, a bandeira vermelha patamar 2 era a mais cara do sistema. Em vigor desde junho, a tarifa já tinha acréscimo de R$ 9,49 a cada kWh na conta mensal. Agora, a nova bandeira possui alta de 49,63% em relação à bandeira vermelha patamar 2. Para os consumidores, o aumento na conta de luz será de 6,78%. “Quem paga essa bandeira são todos os consumidores do estado cativo de distribuidoras. Com exceção do estado de Roraima e dos consumidores inscritos nos programas sociais, que pagam tarifa social do governo”, explica o diretor-geral da Aneel, André Pepitone.  O reajuste anunciado nesta tarde é o segundo do ano. De janeiro a a

Polícia Militar de Sena Madureira recupera motocicleta que havia sido furtada no Bairro Cristo Libertador

PMAC/8°BPM - Guardião do Purus A Polícia Militar do Acre, por meio do 8° BPM, hoje (terça) (08/06/2021),  por volta das 13h00min, conseguiu recuperar uma motocicleta, que havia sido furtada na Rua Walter Ilton Maia, Bairro Cristo Libertador em Sena Madureira. O fato ocorreu na manhã desta terça-feira, quando o autor aproveitou do descuido da vítima que  havia entrado em casa e deixou a motocicleta com a chave na ignição. Após isso, iniciou-se um trabalho pela Polícia Militar de Sena Madureira no intuito de recuperação da motocicleta, sendo que no decorrer da BR-364, KM 34, sentido Sena Madureira a Manoel Urbano, graça a colaboração da população e o empenho das guarnições foram possíveis o êxito da missão para reaver o objeto da vítima. Frisar-se a agilidade e a eficiência do trabalho policial que em menos 06 horas recuperaram a motocicleta e, ainda,  prenderam o infrator em flagrante delito. Por esse fato, o infrator natural de Sena Madureiro foi conduzido à delegacia para os procedime