Pular para o conteúdo principal

BOLSONARO DEPÕE, DIZ QUE NÃO INTERFERIU NA PF E QUE TROCOU DIRETOR POR 'FALTA DE INTERLOCUÇÃO '


A Polícia Federal tomou o depoimento do presidente Jair Bolsonaro no inquérito que apura uma suposta tentativa de interferir politicamente na corporação para blindar familiares e aliados de investigações.


Na noite desta quarta (3), no Palácio do Planalto, o presidente respondeu às perguntas do delegado Leopoldo Soares Lacerda, da Polícia Federal. Bolsonaro disse que não interferiu na PF e que trocou o então diretor-geral, Maurício Valeixo, no ano passado, por "falta de interlocução".


A demissão de Valeixo detonou a crise que levou à demissão do ex-ministro da Justiça Sergio Moro, em maio do ano passado.


Valeixo é homem de confiança de Moro e foi levado à direção da PF pelo ex-ministro. Quando Bolsonaro pediu a substituição, Moro, responsável pela PF, tentou evitar a troca, mas acabou pedindo demissão.


No dia em que anunciou a saída do governo, Moro relatou, em entrevista coletiva, que Bolsonaro tentava interferir politicamente na PF. Essa declaração levou à abertura do inquérito.


No mês passado, o ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF), deu prazo de 30 dias para a PF tomar presencialmente o depoimento do presidente.


Agora, a PF divulgou o registro da oitiva de Bolsonaro. O documento é uma transcrição da fala do presidente às autoridades investigativas.


"Que confirma que em meados de 2019 solicitou ao ex- ministro Sergio Moro a troca do Diretor Geral da Polícia Federal (DPF) Valeixo, em razão da falta de interlocução que havia entre o presidente da República e o diretor da Polícia Federal. Que não havia qualquer insatisfação ou falta de confiança com o trabalho realizado pelo DPF Valeixo, apenas uma falta de interlocução", registrou a PF no depoimento de Bolsonaro.


"Que nunca teve como intenção, com a alteração da Direção Geral, obter informações privilegiadas de investigações sigilosas ou de interferir no trabalho de Polícia Judiciária ou obtenção diretamente de relatórios produzidos pela Polícia Federal", continua o registro do depoimento de Bolsonaro.


De acordo com uma fonte ouvida pela TV Globo, Bolsonaro respondeu a todas as perguntas que foram feitas no depoimento.


Nota da defesa de Moro


Em nota divulgada na tarde desta quinta, a defesa do ex-ministro se disse surpreendida pelo fato de Bolsonaro ter sido ouvido no inquérito sem a presença dos advogados de Moro.


A defesa disse ainda que, quando Moro prestou depoimento, no ano passado, adovgados de Bolsonaro estavam presentes e puderam fazer perguntas.


“A defesa do ex-ministro Sérgio Moro foi surpreendida pela notícia de que o presidente da República, investigado no Inquérito 4831, prestou depoimento à autoridade policial sem que a defesa do ex-ministro fosse intimada e comunicada previamente, impedindo seu comparecimento a fim de formular questionamentos pertinentes, nos moldes do que ocorreu por ocasião do depoimento prestado pelo ex-ministro em maio do ano passado", afirmaram os advogados.


'Trocar alguém da segurança'


O inquérito foi aberto pelo STF em abril do ano passado, a pedido da Procuradoria Geral da República (PGR) e tem como base acusações feitas pelo ex-ministro da Justiça Sergio Moro. 


Segundo Moro, Bolsonaro tentou interferir em investigações da PF ao cobrar a troca do chefe da Polícia Federal no Rio de Janeiro e ao exonerar o então diretor-geral da corporação Maurício Valeixo, indicado por Moro. Bolsonaro nega ter tentado interferir na corporação.


Moro tem afirmado que estão entre as provas de que Bolsonaro tentou interferir na PF mensagens trocadas pelos dois em um aplicativo e a reunião ministerial de 22 de abril de 2020.


Na reunião, Bolsonaro disse: "Já tentei trocar gente da segurança nossa no Rio de Janeiro e oficialmente não consegui. Isso acabou. Eu não vou esperar f... minha família toda de sacanagem, ou amigo meu, porque eu não posso trocar alguém da segurança na ponta da linha que pertence à estrutura. Vai trocar. Se não puder trocar, troca o chefe dele. Se não puder trocar o chefe, troca o ministro. E ponto final. Não estamos aqui para brincadeira."


À PF, Bolsonaro justificou essa frase. Ele disse que estava se referindo à segurança pessoal.


"Que há um pequeno núcleo do GSI sediado no Rio de Janeiro, responsável pela segurança do declarante e de sua família; Que esse núcleo do GSI é formado por servidores lotados e alguns comissionados; Que achava que esse trabalho poderia ser melhorado, principalmente no acompanhamento do seu filho Carlos Bolsonaro, residente no Rio de Janeiro; Que portanto quando disse que queria trocar gente no Rio de Janeiro referia-se a sua segurança pessoal e da sua família", afirmou o presidente, segundo a PF.


Bolsonaro disse também no depoimento que Moro concordou com o nome para substituir Valeixo, o do delegado Alexandre Ramagem. Segundo Bolsonaro, Moro pediu que a nomeação ocorresse depois que o presidente indicasse o então ministro da Justiça para uma vaga no Supremo Tribunal Federal (STF).


"Que ao indicar o DPF Ramagem ao ex-ministro Sergio Moro, este teria concordado com o presidente desde que ocorresse após a indicação do ex-ministro da Justiça à vaga no Supremo Tribunal Federal", disse Bolsonaro.


Moro contesta


Moro divulgou uma nota nesta quinta para contestar a declaração de Bolsonaro. O ex-ministro disse que em nenhum momento negociou uma vaga para o tribunal. "Não troco princípios por cargos", escreveu.


"Sobre o depoimento do presidente da República no inquérito que apura interferência política na Polícia Federal, destaco que jamais condicionei eventual troca no comando da PF à indicação ao STF. Não troco princípios por cargos. Se assim fosse, teria ficado no governo como Ministro. Aliás, nem os próprios Ministros do Governo ouvidos no inquérito confirmaram essa versão apresentada pelo Presidente da República. Quanto aos motivos reais da troca, eles foram expostos pelo próprio Presidente na reunião ministerial de 22 de abril de 2020 para que todos ouvissem. Também considero impróprio que o Presidente tenha sido ouvido sem que meus advogados fossem avisados e pudessem fazer perguntas", afirmou Moro.


Portal G1 Notícias

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Internacional: Como Surto Recorde de Gafanhotos Está Devastando EUA

Um surto de gafanhotos que já afeta pelo menos 15 Estados vem provocando devastação em lavouras e pastagens no Oeste americano, competindo por comida com o gado e deixando um rastro de milhões de dólares em prejuízos.  Esses insetos são nativos da região e sua população costuma ser controlada. Mas, segundo cientistas, houve uma explosão neste ano, agravada pela seca e ondas de calor históricas.  O Serviço de Inspeção Sanitária Animal e Vegetal (APHIS, na sigla em inglês), agência ligada ao Departamento de Agricultura dos Estados Unidos responsável pelo controle de doenças e pragas, já tratou mais de 325 mil hectares com inseticidas, em uma campanha de supressão da população de gafanhotos e dos chamados grilos Mórmons (Anabrus simplex), que também são comuns na região e vêm causando danos semelhantes neste ano.  De acordo com o diretor de política nacional da APHIS, Bill Wesela, esse tratamento vai proteger mais de 650 mil hectares, mas ainda há várias outras ações program...

Bolsonaro lidera motociata de 45 minutos em Goiânia

A motociata com o presidente Bolsonaro (sem partido), em Goiânia, durou aproximadamente 45 minutos. O evento teve início por volta das 15h30 e terminou perto das 16h15. O número de motos participantes, segundo a Polícia Militar (PM), foi de 9,5 mil a 10,5 mil. O antigo aeroporto Santa Genoveva foi o ponto de partida da motociata e também o de chegada. A manifestação deixou o trânsito lento na BR-153, próximo ao viaduto da Goinfra e ao antigo aeroporto Santa Genoveva. Os condutores também causaram transtornos ao passarem pela avenida Jamel Cecílio, no Jardim Goiás. Originalmente, a motociata começaria às 14h30, mas atrasou por causa do presidente, que chegou às 15h no ponto de partida. No local, Bolsonaro foi recebido aos gritos de mito por uma multidão. Trajeto da motociata de Bolsonaro em Goiânia Mais cedo, o evento teve o trajeto provisório divulgado nos grupos de apoiadores. Os motociclistas sairão do antigo aeroporto Santa Genoveva, passando pelo Jardim Guanabara, Conjunto Palmares...

POLÍCIA MILITAR AC APREENDE ARMAS DE FOGO, MUNIÇÕES E DROGAS NA CAPITAL

 Polícia Militar apreende armas de fogo, munições e drogas na Capital  Assessoria de Comunicação da PMAC Durante o serviço operacional deste sábado, 4,  militares do Batalhão de Operações Especiais (BOPE) apreenderam armas de fogo, munições e drogas, em locais distintos da capital. Na ação, quatro pessoas foram presas e encaminhadas a delegacia.  O primeiro fato ocorreu durante a tarde, quando militares do Grupo de Intervenção Rápida e Ostensiva (GIRO) conseguiram realizar uma abordagem a uma dupla de moto, no bairro Conquista. Nas buscas em dois homens, um de 31 e outro de 19 anos, foram encontrados 3 pacotes de cocaína, além de celular e dinheiro. A segundo ocorrência se deu no bairro Belo Jardim, após militares serem acionados para atender uma ocorrência de roubo. Com ajuda do GPS do aparelho celular da vítima, a guarnição de Rondas Ostensivas Tático Móvel (ROTAM), conseguiu chegar ao endereço dos autores do roubo. No imóvel foram localizadas duas armas de fabrica...

Covid-19: Cruzeiro do Sul é um dos primeiros municípios do Brasil vacinar a partir dos 12 anos

Neste sábado, 31, pelo menos 5.590 pessoas receberam a primeira dose de vacina durante a ação promovida pela secretaria de saúde da prefeitura de Cruzeiro do Sul. A ação aconteceu no Shopping Copacabana a partir das 16 horas. O horário final previsto inicialmente para ocorrer era até as 21 horas, devido à grande procura, acabou ultrapassando das 22 horas.  Com a ação, Cruzeiro do Sul consegue ser um dos primeiros municípios do país, se não o primeiro, a estender a vacinação para o público de 12 a 17 sem comorbidades. O avanço foi possível devido o município já ter vacinado, até sexta-feira, 87,36% do público preconizado pelo PNI nacional que é de acima de 18 anos. Num único dia de vacinação, o município conseguiu aplicar a primeira dose em 44,08% deste público de 12-17. Considerando o público total (acima de 12), Cruzeiro do Sul já tem 78,72% da população desta faixa vacinada ao menos com primeira dose.  O imunizante adotado foi o da Pfizer, até o momento o único autorizado pe...

Internacional: Israel Revoga Beijos E Abraço Para Conter Cepa perigosa

Israel vai parar de abraçar e beijar. O apelo foi feito nesta quinta, 5, por autoridades sanitárias para conter o avanço da variante Delta no país. O apelo por distanciamento social, uma das faces mais amargas da pandemia, retornou ao país, junto com o pedido para a retomada do regime de home office nas empresas. Segundo o governo as medidas são essenciais para evitar novas quarentenas. A força-tarefa antipandemia do país fez um apelo para que a população pare de “apertar as mãos e dar beijos e abraços”. O governo também tornou obrigatória a apresentação do passaporte da vacina para entrar em ambientes que comportem menos de 100 pessoas. O passe é concedido para quem já se inoculou, testou negativo ou contraiu a doença recentemente. Em espaços abertos com capacidade superior a 100 pessoas, o uso de máscara será obrigatório. O governo também limitará em 50% o número de funcionários em repartições públicas. “Nosso objetivo é manter Israel aberto e, ao mesmo tempo, evitar uma situação de ...

POLICIA MILITAR DO ACRE CONCLUI 2° CURSO DE OPERAÇÃO DE AERONAVE REMOTAMENTO PILOTADA VOLTADA PARA ÁREA DE INTELIGÊNCIA

 Polícia Militar do Acre conclui 2º Curso de Operador de Aeronave remotamente pilotada voltado para área de Inteligência Assessoria de Comunicação da PMAC A Polícia Militar do Acre (PMAC), por meio da Assessoria de Inteligência e Análise Criminal (ASSEIAC), concluiu nesta sexta-feira, 10, o 2º Curso de Formação de Operadores de Aeronaves Remotamente Pilotadas (RPA) – conhecido popularmente como drone – voltado à atuação da Inteligência Policial. A solenidade de encerramento ocorreu no auditório da Escola do Poder Judiciário, do Tribunal de Justiça do Acre (TJAC). O curso que ocorreu de 06 a 10 de junho, contou com a participação de policiais militares, civis, penais, federais e rodoviários federais, além de membros do Tribunal de Justiça, Ministério Público, Agência Brasileira de Inteligência - ABIN e da Secretaria de Justiça e Segurança Pública (SEJUSP). Com duração de 50h, os profissionais saem com experiência na pilotagem dos RPAS.  Durante as instruções, os profissionais t...

CRUZEIRO DO SUL AC: AÇÃO INTEGRADA DAS FORÇAS DE SEGURANÇA DO ACRE DEFLAGRA 2ª FASE DA “OPERAÇÃO REDITUS” E PRENDE QUATRO

  Por :Ascom  PCAC Nas primeiras horas desta quinta-feira, 05, Forças de segurança composta pelas Polícias Civil, Militar, Instituto de Administração Penitenciária (IAPEN) e Federal, prenderam quatro membros de organização criminosa em Cruzeiro do Sul durante a segunda fase da “Operação Reditus”. O trabalho investigativo da Polícia Civil possibilitou a representação por pedido de prisão preventiva dos investigados o que resultou na prisão de quatro pessoas envolvidas em organização criminosa que agia na região do Juruá, nos bairros Cruzeirão, Cohab, São José, Formoso, Escola Técnica, Vila Lagoinha, Vilas Assis Brasil e 25 de Agosto. Esses bairros foram identificados como pontos de atuação do bando que foi alvos da primeiras e segunda fase da operação “Reditus”. De acordo com levantamento realizado pela Policia Civil, todos eles já possui passagem pela polícia. O trabalho integrado foi realizado pelas Polícias Civil, Militar, Federal e Instituto de Administração Penitenciaria (...

PREFEITURA DE BRASILÉIA AC FAZ ORIENTAÇÕES SOBRE PRESTAÇÃO DE CONTAS PDDE

 Orientações sobre prestação de contas PDDE Imagem assessoria da prefeitura de Brasiléia ac As escolas da Rede Municipal de Ensino recebem anualmente recurso do Programa Dinheiro Direto na Escola (PDDE). Nessa segunda-feira, 6, a Prefeitura de Brasiléia por meio da secretaria de educação, reuniu-se, com os coordenadores administrativos das escolas municipais, no intuito de oferecer orientações para o apoio técnico, fiscalização e monitoramento na execução do programa Dinheiro Direto na Escola (PDDE). As orientações foram realizadas pelos técnicos da SEME, responsáveis pelo programa, Marlucia Lopes e Edmun Clipel. 

CATEDRAL NOSSA SENHORA DA GLÓRIA, CRUZEIRO DO SUL

A Catedral de arquitetura européia que fica bem no centro da cidade é o que mais caracteriza a segunda maior cidade do Acre,  obra gigantesca de aproximadamente 50 metros de altura começou a ser erguida em 1957. Quem visita Cruzeiro do Sul e de quase todos os pontos é possível ter uma visão privilegiada do monumento histórico. A primeira missa só foi celebrada em 1965. O dinheiro para investir na obra era proveniente de doações da Alemanha que foi articulada pelos religiosos alemães.

RIO BRANCO AC : DCORE PRENDE 05 INDIVÍDUOS ENVOLVIDOS EM ROUBO DE CARGA

Neste sábado (24), investigadores da especializada deram cumprimento ao mandado de busca que ensejou na prisão de 05 indivíduos envolvidos no roubo a uma carga de celulares que abasteceria lojas na Capital. Além de uma dezena de celulares recuperados, drogas prontas pra venda e uma arma de fogo municiada foram apreendidas. Os presos responderão por tráfico de drogas, posse ilegal de arma de fogo e receptação. As investigações continuam no sentido de recuperar o restante da carga e identificar novos envolvidos. Dcore PCAC