Pular para o conteúdo principal

Lider ashaninka crítica flexibilização do licenciamento ambiental e pede reação da sociedades


Em artigo publicado pela versão online do jornal O Globo, neste fim de semana, o líder do povo ashaninka, da Aldeia Apiwtxa, coordenador da Organização dos Povos Indígenas do Rio Juruá, no Acre, Francisco Piyãko, fez duras críticas ao projeto de lei aprovado pela Câmara dos Deputados, no último dia 12 de maio, que muda várias regras do licenciamento ambiental.


Duramente criticada por especialistas, a proposta ainda vai ser analisada pelo Senado. Entre as mudanças previstas está a dispensa do licenciamento para 13 tipos de atividades, incluindo obras dos sistemas e estações de tratamento de água e esgoto sanitário ou obras de manutenção de infraestrutura em instalações preexistentes, como estradas.


“A aprovação do projeto faz parte da estratégia deste governo de deixar a boiada passar e destruir o que o Brasil tem de mais rico, a Amazônia. Transformar isso tudo aqui em fumaça será um choque para a nação brasileira, para o povo brasileiro. Isso é questão de consciência, é preciso a sociedade agir”, diz Piyãko no artigo.


O líder indígena, que já foi assessor da presidência da Fundação Nacional do Índio (Funai), diz que o Brasil se comprometeu e mentiu na Cúpula de Líderes sobre o Clima, preparatória para a Conferência do Clima, ocorrida recentemente pois está aprovando uma lei destrutiva para o meio ambiente, que representa para ele, um crime contra o Brasil, contra a Amazônia.


“Isso é apenas o início de um conjunto de projetos que visam apenas a destruir todas as seguranças legais contra o desmatamento e a grilagem. Além da Lei Geral do Licenciamento Ambiental, entrará em pauta logo a Lei da Regularização Fundiária, o PL da Grilagem, e também a regulamentação da mineração em terras indígenas”, acrescentou.


Francisco Piyãko também criticou o projeto de abertura da estrada entre Cruzeiro do Sul, no Acre, e Pucallpa, no Peru, cortando uma região que possui uma das maiores biodiversidades da Amazônia, o Parque Nacional da Serra do Divisor, na região do Juruá, que faz divisa com a Terra Indígena Kampa do Rio Amônia e outras comunidades indígenas.


Por fim, o artigo de Piyãko cita o Projeto de Lei 6.024, de autoria da deputada Federal Mara Rocha (PSDB-AC), que pretende modificar a categoria do Parque Nacional da Serra do Divisor para Área de Proteção Ambiental e alterar os limites da Reserva Extrativista Chico Mendes, localizada nos municípios de Assis Brasil, Brasiléia, Capixaba, Epitaciolândia, Rio Branco e Sena Madureira.


“Transformar tudo isto aqui em fumaça será um choque para a nação brasileira. Repito, não é apenas uma discussão de oposição ao governo, é questão de consciência. É preciso a sociedade agir. Nós, como sociedade brasileira, temos que encontrar um jeito, uma estratégia conjunta com todo mundo, para enfrentar esses ataques”, concluiu o líder ashaninka.


O andamento dos projetos


O projeto relacionado às mudanças no licenciamento ambiental segue para a avaliação do Senado. Se o texto for aprovado pelo Senado, segue para a sanção do presidente Jair Bolsonaro. Se a casa incluir algumas modificações, ele retornará à Câmara.


Ambientalistas e ex-ministros dizem que, se aprovado, o tema será alvo de questionamentos no Supremo Tribunal Federal.


Sobre o projeto de lei que altera a Resex Chico Mendes e o Parque Nacional da Serra do Divisor, o primeiro movimento da matéria após o começo da pandemia ocorreu no último dia 31 de março, com a designação do relator da Comissão de Integração Nacional, Desenvolvimento Regional e da Amazônia (Cindra), o deputado José Ricardo (PT-AM).


No dia 5 de abril, foi aberto o prazo de 5 sessões para a apresentação de emendas ao projeto. No dia 20 de abril, o prazo foi encerrado sem que nenhuma emenda tivesse sido apresentada.


O PL ainda vai passar pelas comissões de Agricultura, Pecuária, Abastecimento e Desenvolvimento Rural; Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável; e Constituição e Justiça e de Cidadania.


Movimento iniciado em Xapuri


A demanda que resultou no PL da deputada acreana é resultado de um movimento criado em Xapuri por ocupantes de uma faixa de terras na Resex, entre a BR-317 e o Rio Acre, onde estão várias localidades que são alvos de ações de reintegração de posse e desocupação de áreas a pedido do Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio).


De acordo com dados do Prodes/Inpe, a região é uma das mais desmatadas da unidade de conservação. A área tem uma grande presença de gado e de invasores ilegais que, segundo o órgão ambiental, tem promovido uma farra de compra e venda de terras públicas que resultam no fatiamento de várias colocações e no consequente avanço do desmatamento.


Com informações do Portal da Câmara dos Deputados

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Internacional: Como Surto Recorde de Gafanhotos Está Devastando EUA

Um surto de gafanhotos que já afeta pelo menos 15 Estados vem provocando devastação em lavouras e pastagens no Oeste americano, competindo por comida com o gado e deixando um rastro de milhões de dólares em prejuízos.  Esses insetos são nativos da região e sua população costuma ser controlada. Mas, segundo cientistas, houve uma explosão neste ano, agravada pela seca e ondas de calor históricas.  O Serviço de Inspeção Sanitária Animal e Vegetal (APHIS, na sigla em inglês), agência ligada ao Departamento de Agricultura dos Estados Unidos responsável pelo controle de doenças e pragas, já tratou mais de 325 mil hectares com inseticidas, em uma campanha de supressão da população de gafanhotos e dos chamados grilos Mórmons (Anabrus simplex), que também são comuns na região e vêm causando danos semelhantes neste ano.  De acordo com o diretor de política nacional da APHIS, Bill Wesela, esse tratamento vai proteger mais de 650 mil hectares, mas ainda há várias outras ações program...

Bolsonaro lidera motociata de 45 minutos em Goiânia

A motociata com o presidente Bolsonaro (sem partido), em Goiânia, durou aproximadamente 45 minutos. O evento teve início por volta das 15h30 e terminou perto das 16h15. O número de motos participantes, segundo a Polícia Militar (PM), foi de 9,5 mil a 10,5 mil. O antigo aeroporto Santa Genoveva foi o ponto de partida da motociata e também o de chegada. A manifestação deixou o trânsito lento na BR-153, próximo ao viaduto da Goinfra e ao antigo aeroporto Santa Genoveva. Os condutores também causaram transtornos ao passarem pela avenida Jamel Cecílio, no Jardim Goiás. Originalmente, a motociata começaria às 14h30, mas atrasou por causa do presidente, que chegou às 15h no ponto de partida. No local, Bolsonaro foi recebido aos gritos de mito por uma multidão. Trajeto da motociata de Bolsonaro em Goiânia Mais cedo, o evento teve o trajeto provisório divulgado nos grupos de apoiadores. Os motociclistas sairão do antigo aeroporto Santa Genoveva, passando pelo Jardim Guanabara, Conjunto Palmares...

POLÍCIA MILITAR AC APREENDE ARMAS DE FOGO, MUNIÇÕES E DROGAS NA CAPITAL

 Polícia Militar apreende armas de fogo, munições e drogas na Capital  Assessoria de Comunicação da PMAC Durante o serviço operacional deste sábado, 4,  militares do Batalhão de Operações Especiais (BOPE) apreenderam armas de fogo, munições e drogas, em locais distintos da capital. Na ação, quatro pessoas foram presas e encaminhadas a delegacia.  O primeiro fato ocorreu durante a tarde, quando militares do Grupo de Intervenção Rápida e Ostensiva (GIRO) conseguiram realizar uma abordagem a uma dupla de moto, no bairro Conquista. Nas buscas em dois homens, um de 31 e outro de 19 anos, foram encontrados 3 pacotes de cocaína, além de celular e dinheiro. A segundo ocorrência se deu no bairro Belo Jardim, após militares serem acionados para atender uma ocorrência de roubo. Com ajuda do GPS do aparelho celular da vítima, a guarnição de Rondas Ostensivas Tático Móvel (ROTAM), conseguiu chegar ao endereço dos autores do roubo. No imóvel foram localizadas duas armas de fabrica...

Covid-19: Cruzeiro do Sul é um dos primeiros municípios do Brasil vacinar a partir dos 12 anos

Neste sábado, 31, pelo menos 5.590 pessoas receberam a primeira dose de vacina durante a ação promovida pela secretaria de saúde da prefeitura de Cruzeiro do Sul. A ação aconteceu no Shopping Copacabana a partir das 16 horas. O horário final previsto inicialmente para ocorrer era até as 21 horas, devido à grande procura, acabou ultrapassando das 22 horas.  Com a ação, Cruzeiro do Sul consegue ser um dos primeiros municípios do país, se não o primeiro, a estender a vacinação para o público de 12 a 17 sem comorbidades. O avanço foi possível devido o município já ter vacinado, até sexta-feira, 87,36% do público preconizado pelo PNI nacional que é de acima de 18 anos. Num único dia de vacinação, o município conseguiu aplicar a primeira dose em 44,08% deste público de 12-17. Considerando o público total (acima de 12), Cruzeiro do Sul já tem 78,72% da população desta faixa vacinada ao menos com primeira dose.  O imunizante adotado foi o da Pfizer, até o momento o único autorizado pe...

Internacional: Israel Revoga Beijos E Abraço Para Conter Cepa perigosa

Israel vai parar de abraçar e beijar. O apelo foi feito nesta quinta, 5, por autoridades sanitárias para conter o avanço da variante Delta no país. O apelo por distanciamento social, uma das faces mais amargas da pandemia, retornou ao país, junto com o pedido para a retomada do regime de home office nas empresas. Segundo o governo as medidas são essenciais para evitar novas quarentenas. A força-tarefa antipandemia do país fez um apelo para que a população pare de “apertar as mãos e dar beijos e abraços”. O governo também tornou obrigatória a apresentação do passaporte da vacina para entrar em ambientes que comportem menos de 100 pessoas. O passe é concedido para quem já se inoculou, testou negativo ou contraiu a doença recentemente. Em espaços abertos com capacidade superior a 100 pessoas, o uso de máscara será obrigatório. O governo também limitará em 50% o número de funcionários em repartições públicas. “Nosso objetivo é manter Israel aberto e, ao mesmo tempo, evitar uma situação de ...

POLICIA MILITAR DO ACRE CONCLUI 2° CURSO DE OPERAÇÃO DE AERONAVE REMOTAMENTO PILOTADA VOLTADA PARA ÁREA DE INTELIGÊNCIA

 Polícia Militar do Acre conclui 2º Curso de Operador de Aeronave remotamente pilotada voltado para área de Inteligência Assessoria de Comunicação da PMAC A Polícia Militar do Acre (PMAC), por meio da Assessoria de Inteligência e Análise Criminal (ASSEIAC), concluiu nesta sexta-feira, 10, o 2º Curso de Formação de Operadores de Aeronaves Remotamente Pilotadas (RPA) – conhecido popularmente como drone – voltado à atuação da Inteligência Policial. A solenidade de encerramento ocorreu no auditório da Escola do Poder Judiciário, do Tribunal de Justiça do Acre (TJAC). O curso que ocorreu de 06 a 10 de junho, contou com a participação de policiais militares, civis, penais, federais e rodoviários federais, além de membros do Tribunal de Justiça, Ministério Público, Agência Brasileira de Inteligência - ABIN e da Secretaria de Justiça e Segurança Pública (SEJUSP). Com duração de 50h, os profissionais saem com experiência na pilotagem dos RPAS.  Durante as instruções, os profissionais t...

CRUZEIRO DO SUL AC: AÇÃO INTEGRADA DAS FORÇAS DE SEGURANÇA DO ACRE DEFLAGRA 2ª FASE DA “OPERAÇÃO REDITUS” E PRENDE QUATRO

  Por :Ascom  PCAC Nas primeiras horas desta quinta-feira, 05, Forças de segurança composta pelas Polícias Civil, Militar, Instituto de Administração Penitenciária (IAPEN) e Federal, prenderam quatro membros de organização criminosa em Cruzeiro do Sul durante a segunda fase da “Operação Reditus”. O trabalho investigativo da Polícia Civil possibilitou a representação por pedido de prisão preventiva dos investigados o que resultou na prisão de quatro pessoas envolvidas em organização criminosa que agia na região do Juruá, nos bairros Cruzeirão, Cohab, São José, Formoso, Escola Técnica, Vila Lagoinha, Vilas Assis Brasil e 25 de Agosto. Esses bairros foram identificados como pontos de atuação do bando que foi alvos da primeiras e segunda fase da operação “Reditus”. De acordo com levantamento realizado pela Policia Civil, todos eles já possui passagem pela polícia. O trabalho integrado foi realizado pelas Polícias Civil, Militar, Federal e Instituto de Administração Penitenciaria (...

PREFEITURA DE BRASILÉIA AC FAZ ORIENTAÇÕES SOBRE PRESTAÇÃO DE CONTAS PDDE

 Orientações sobre prestação de contas PDDE Imagem assessoria da prefeitura de Brasiléia ac As escolas da Rede Municipal de Ensino recebem anualmente recurso do Programa Dinheiro Direto na Escola (PDDE). Nessa segunda-feira, 6, a Prefeitura de Brasiléia por meio da secretaria de educação, reuniu-se, com os coordenadores administrativos das escolas municipais, no intuito de oferecer orientações para o apoio técnico, fiscalização e monitoramento na execução do programa Dinheiro Direto na Escola (PDDE). As orientações foram realizadas pelos técnicos da SEME, responsáveis pelo programa, Marlucia Lopes e Edmun Clipel. 

CATEDRAL NOSSA SENHORA DA GLÓRIA, CRUZEIRO DO SUL

A Catedral de arquitetura européia que fica bem no centro da cidade é o que mais caracteriza a segunda maior cidade do Acre,  obra gigantesca de aproximadamente 50 metros de altura começou a ser erguida em 1957. Quem visita Cruzeiro do Sul e de quase todos os pontos é possível ter uma visão privilegiada do monumento histórico. A primeira missa só foi celebrada em 1965. O dinheiro para investir na obra era proveniente de doações da Alemanha que foi articulada pelos religiosos alemães.

RIO BRANCO AC : DCORE PRENDE 05 INDIVÍDUOS ENVOLVIDOS EM ROUBO DE CARGA

Neste sábado (24), investigadores da especializada deram cumprimento ao mandado de busca que ensejou na prisão de 05 indivíduos envolvidos no roubo a uma carga de celulares que abasteceria lojas na Capital. Além de uma dezena de celulares recuperados, drogas prontas pra venda e uma arma de fogo municiada foram apreendidas. Os presos responderão por tráfico de drogas, posse ilegal de arma de fogo e receptação. As investigações continuam no sentido de recuperar o restante da carga e identificar novos envolvidos. Dcore PCAC