Pular para o conteúdo principal

Lider ashaninka crítica flexibilização do licenciamento ambiental e pede reação da sociedades


Em artigo publicado pela versão online do jornal O Globo, neste fim de semana, o líder do povo ashaninka, da Aldeia Apiwtxa, coordenador da Organização dos Povos Indígenas do Rio Juruá, no Acre, Francisco Piyãko, fez duras críticas ao projeto de lei aprovado pela Câmara dos Deputados, no último dia 12 de maio, que muda várias regras do licenciamento ambiental.


Duramente criticada por especialistas, a proposta ainda vai ser analisada pelo Senado. Entre as mudanças previstas está a dispensa do licenciamento para 13 tipos de atividades, incluindo obras dos sistemas e estações de tratamento de água e esgoto sanitário ou obras de manutenção de infraestrutura em instalações preexistentes, como estradas.


“A aprovação do projeto faz parte da estratégia deste governo de deixar a boiada passar e destruir o que o Brasil tem de mais rico, a Amazônia. Transformar isso tudo aqui em fumaça será um choque para a nação brasileira, para o povo brasileiro. Isso é questão de consciência, é preciso a sociedade agir”, diz Piyãko no artigo.


O líder indígena, que já foi assessor da presidência da Fundação Nacional do Índio (Funai), diz que o Brasil se comprometeu e mentiu na Cúpula de Líderes sobre o Clima, preparatória para a Conferência do Clima, ocorrida recentemente pois está aprovando uma lei destrutiva para o meio ambiente, que representa para ele, um crime contra o Brasil, contra a Amazônia.


“Isso é apenas o início de um conjunto de projetos que visam apenas a destruir todas as seguranças legais contra o desmatamento e a grilagem. Além da Lei Geral do Licenciamento Ambiental, entrará em pauta logo a Lei da Regularização Fundiária, o PL da Grilagem, e também a regulamentação da mineração em terras indígenas”, acrescentou.


Francisco Piyãko também criticou o projeto de abertura da estrada entre Cruzeiro do Sul, no Acre, e Pucallpa, no Peru, cortando uma região que possui uma das maiores biodiversidades da Amazônia, o Parque Nacional da Serra do Divisor, na região do Juruá, que faz divisa com a Terra Indígena Kampa do Rio Amônia e outras comunidades indígenas.


Por fim, o artigo de Piyãko cita o Projeto de Lei 6.024, de autoria da deputada Federal Mara Rocha (PSDB-AC), que pretende modificar a categoria do Parque Nacional da Serra do Divisor para Área de Proteção Ambiental e alterar os limites da Reserva Extrativista Chico Mendes, localizada nos municípios de Assis Brasil, Brasiléia, Capixaba, Epitaciolândia, Rio Branco e Sena Madureira.


“Transformar tudo isto aqui em fumaça será um choque para a nação brasileira. Repito, não é apenas uma discussão de oposição ao governo, é questão de consciência. É preciso a sociedade agir. Nós, como sociedade brasileira, temos que encontrar um jeito, uma estratégia conjunta com todo mundo, para enfrentar esses ataques”, concluiu o líder ashaninka.


O andamento dos projetos


O projeto relacionado às mudanças no licenciamento ambiental segue para a avaliação do Senado. Se o texto for aprovado pelo Senado, segue para a sanção do presidente Jair Bolsonaro. Se a casa incluir algumas modificações, ele retornará à Câmara.


Ambientalistas e ex-ministros dizem que, se aprovado, o tema será alvo de questionamentos no Supremo Tribunal Federal.


Sobre o projeto de lei que altera a Resex Chico Mendes e o Parque Nacional da Serra do Divisor, o primeiro movimento da matéria após o começo da pandemia ocorreu no último dia 31 de março, com a designação do relator da Comissão de Integração Nacional, Desenvolvimento Regional e da Amazônia (Cindra), o deputado José Ricardo (PT-AM).


No dia 5 de abril, foi aberto o prazo de 5 sessões para a apresentação de emendas ao projeto. No dia 20 de abril, o prazo foi encerrado sem que nenhuma emenda tivesse sido apresentada.


O PL ainda vai passar pelas comissões de Agricultura, Pecuária, Abastecimento e Desenvolvimento Rural; Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável; e Constituição e Justiça e de Cidadania.


Movimento iniciado em Xapuri


A demanda que resultou no PL da deputada acreana é resultado de um movimento criado em Xapuri por ocupantes de uma faixa de terras na Resex, entre a BR-317 e o Rio Acre, onde estão várias localidades que são alvos de ações de reintegração de posse e desocupação de áreas a pedido do Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio).


De acordo com dados do Prodes/Inpe, a região é uma das mais desmatadas da unidade de conservação. A área tem uma grande presença de gado e de invasores ilegais que, segundo o órgão ambiental, tem promovido uma farra de compra e venda de terras públicas que resultam no fatiamento de várias colocações e no consequente avanço do desmatamento.


Com informações do Portal da Câmara dos Deputados

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

SENA MADUREIRA AC: POLÍCIA CIVIL PRENDE INVESTIGADO POR TENTATIVA DE FIMINICÍDIO TOCOU FOGO NA CASA DA EX:

 Sena Madureira - Polícia Civil prende investigado por tentativa de feminicídio, tocou fogo na casa da ex: Na manhã desta sexta-feira, 10, a Policia Civil em Sena Madureira prendeu I.R. de A., de 31 anos, em uma residência localizada no bairro São Felipe. Contra o acusado pesa a acusação de tentativa de feminicídio, Art. 121, §1º, Inciso IV c/c Art. 14 Inciso I do Código Penal.  A investigação identificou que o investigado tentou contra a vida da ex-companheira, Liliane do Nascimento Pereira, no dia 28 de maio de 2022 quando ateou fogo em sua residência.  Por volta das 2 horas da manhã, o acusado ateou fogo na casa da vítima, com quem conviveu por 7 (sete) anos, colocando um pneu de carro embaixo do lugar onde a vitima dormia. As chamas consumiram por completo a residência. A vítima sai ilesa da residência que já estava sendo consumida pelas chamas e em seguida procurou a policia para as providencias. O preso foi conduzido a Delegacia Geral do município para procedimento ...

BOLSONARO RECEBE RESGATADOS DA UCRÂNIA EM AVIÃO DA FAB

 Bolsonaro recebe resgatados da Ucrânia em avião da FAB Os brasileiros e estrangeiros resgatados da Ucrânia chegaram a Brasília nesta quinta-feira. O ministro das Relações Exteriores, Carlos França, viajou com o grupo, que foi recebido na base aérea da capital pelo presidente Jair Bolsonaro (PL). O avião saiu de Varsóvia, na Polônia, ontem. Foram repatriadas 68 pessoas: 42 brasileiros, 20 ucranianos, 5 argentinos e 1 colombiano. Do total, 14 são crianças. O voo trouxe também 8 cachorros e dois gatos. Um dos resgatados se identificou como Roni de Moura. Ele disse que o voo no cargueiro multifuncional KC-390 da Força Aérea Brasileira (FAB) não foi confortável, mas “conforto era a última coisa que estávamos procurando” neste momento. “O voo foi muito, muito cansativo. Quero dar um abraço na minha namorada e no meu filho”, disse Moura, que estava em Kiev cursando o último ano da faculdade de Medicina. A chegada do grupo foi acompanhada pela primeira-dama, Michelle Bolsonaro, e por deze...

PMAC PRENDE HOMEM POR TRÁFICO DE DROGAS NO IVETE VARGAS

 PM prende homem por tráfico de drogas no Ivete Vargas  Assessoria de Comunicação da PMAC Uma guarnição da Policia Militar do Acre (PMAC) prendeu em flagrante, na noite desta segunda-feira, 13, no bairro Ivete Vargas, em Rio Branco, um homem pelo crime de tráfico ilícito de drogas. A ação ocorreu após uma abordagem ao criminoso, que estava em uma região de “boca de fumo” em atitude suspeita. Os policiais observaram uma movimentação estranha no local e, ao se aproximarem, notaram que outro cidadão havia comprado algo. Durante a abordagem, o suspeito admitiu que estava vendendo entorpecentes, e indicou à polícia os locais onde as drogas estavam escondidas. Foram encontrados diversos potes plásticos contendo diferentes tipos de drogas, entre elas maconha, cocaína e skank, divididas em envelopes, tabletes e trouxinhas. Enterrado no terreno, os policiais acharam ainda um tijolo de maconha pesando mais de meio quilo. O criminoso e o material ilícito apreendido foram encaminhados à D...

POLÍCIA MILITAR AC APREENDE ARMAS DE FOGO, MUNIÇÕES E DROGAS NA CAPITAL

 Polícia Militar apreende armas de fogo, munições e drogas na Capital  Assessoria de Comunicação da PMAC Durante o serviço operacional deste sábado, 4,  militares do Batalhão de Operações Especiais (BOPE) apreenderam armas de fogo, munições e drogas, em locais distintos da capital. Na ação, quatro pessoas foram presas e encaminhadas a delegacia.  O primeiro fato ocorreu durante a tarde, quando militares do Grupo de Intervenção Rápida e Ostensiva (GIRO) conseguiram realizar uma abordagem a uma dupla de moto, no bairro Conquista. Nas buscas em dois homens, um de 31 e outro de 19 anos, foram encontrados 3 pacotes de cocaína, além de celular e dinheiro. A segundo ocorrência se deu no bairro Belo Jardim, após militares serem acionados para atender uma ocorrência de roubo. Com ajuda do GPS do aparelho celular da vítima, a guarnição de Rondas Ostensivas Tático Móvel (ROTAM), conseguiu chegar ao endereço dos autores do roubo. No imóvel foram localizadas duas armas de fabrica...