Na noite desta segunda feira, 17 de maio de 2021, foi realizada a Assembleia Geral de criação da FUGA – FUNDAÇÃO GIOVANNI ACCIOLY, uma entidade com objetivos de promover Formação Cultural para crianças e jovens, auxiliar artistas, fazedores de cultura e promover a cidadania.
O evento aconteceu no auditório da câmara de vereadores e contou com a presença de familiares, amigos e artistas locais. A data é a mesma do aniversário do Jovem Giovanni Acioly, morto num acidente de carro no final do ano de 2020. Giovanni era musico multi-instrumentista, compositor, cantor, produtor áudio visual e radialista.
A Assembleia, coordenada pelo pai de Giovanni, Professor e Radialista Raimundo Accioly e pelo Ativista Cultural Professor Flávio Santos, aprovou a proposta de estatuto social da fundação, o conselho administrativo, conselho curador, conselho fiscal e diretoria executiva. “Nossa fundação está sendo criada para ensinar promover formação cultural para nossas crianças e jovens, organizar e apoiar nossos artistas e criar espaços para promoção e divulgação das nossas produções culturais”, disse Raimundo Accioly.
Para a presidência da entidade foi escolhida a irmã de Giovanni, Psicóloga Janaina Acioly e para vice o musico e Bombeiro Militar Leandro Simões. “Meu irmão realizou sonhos de meu pai quando se tornou músico, radialista e, acima de tudo uma boa pessoa. E mesmo após sua morte, Giovanni realiza mais um sonho do nosso pai, que às vezes até sozinho promove cultura e ajuda nossos artistas. Agora cria uma entidade para cumprir esse papel”, destacou Janaina em sua fala.
O Deputado Estadual Edvaldo Magalhães foi a primeira pessoa a fazer uma doação para a Fundação Giovanni Acioly. Na noite de sua criação o parlamentar que é amigo da família Acioly há muito tempo, anunciou a doação de 10 violões para a criação da primeira turma de crianças que desejam praticar a arte. “Em minha militância de vida, sempre apoiei a cultura por entender sua importância na vida das pessoas. A decisão de organizar, mobilizar e fundar de forma definitiva essa instituição me emociona e me mobiliza, por saber a importância que essa fundação terá na formação cultural e artística do povo de Tarauacá. Eu testemunhei o menino Giovanni crescer e se tornar o grande músico que foi”, afirmou Edvaldo.
Bog do Accioly
Comentários