Pular para o conteúdo principal

AINDA E SEDO PARA FLEXIBILIZAR O USO DE MÁSCARAS, AFIRNA IFECTOLOGISTA


Mesmo a passos lentos, a vacinação contra a Covid-19 está andando em todo o país. Diante desse cenário, o presidente da República, Jair Bolsonaro (sem partido) sugere que as máscaras sejam flexibilizadas o que foi criticado por profissionais e autoridades sanitárias. Se alguns consideram a ação “irresponsável”, outros ainda consideram cedo um afrouxamento nesse sentido, como o médico infectologista Marcelo Daher.


Marcelo Daher pondera que a vacina protege contra consequências graves da doença, mas não do vírus em si. “O que a gente sabe é que, primeiro, nenhuma vacina dá proteção 100%. As vacinas que a gente tem e estamos utilizando contra a Covid-19 foram desenhadas para proteção contra a doença grave e não contra a infecção. Pessoas vacinadas poderiam se expor e adoecer”.


O infectologista também alerta que até a sugestão de liberar o uso de máscaras dos que já foram contaminados é perigosa, haja vista o risco de reinfecção da Covid-19. “Quem teve a doença, por exemplo, em abril ou maio do ano passado, por exemplo, a cepa original que estava circulando é diferente das variantes hoje. Pode ser que os anticorpos estejam já diminuindo e as variantes escapem desses anticorpos. A gente corre o risco das pessoas que já tiveram tenham novamente a doença.”


O uso de máscara se faz mais do que necessário neste momento pois é fundamental para conter o avanço do novo coronavírus. “Como a gente está numa fase que a gente quer frear a transmissão, expor pessoas à doença, é manter a transmissão ativa. O ideal agora é frear isso”, reforça Daher.


Daher alerta para o risco do reforço às doses das vacinas. Há o risco de novas variantes e os imunizantes são uma boa proteção nesse sentido. “As vacinas já tem uma proteção boa, mas o que mantém a proteção alta, são as duas doses. E com a variante Delta que é a indiana que está circulando, no Reino Unido e nos Estados Unidos já representam 3% das variantes, provavelmente no Brasil não é diferente. As duas doses são muito mais importantes porque com uma dose só a proteção contra a variante é de 30% e as duas doses garantem a proteção acima dos 70%”, destaca.


Para o infectologista, não faz sentido deixar de se imunizar contra a Covid-19 neste momento. “Agora fica uma discussão em cima da vacina contra o Covid. Uma doença que está matando muita gente, cujo efeito colateral é leve perto do que é a doença e do que ela causa, uma discussão que até então ninguém fazia.”


(Diário de Goiás)

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

SENA MADUREIRA AC: POLÍCIA CIVIL PRENDE INVESTIGADO POR TENTATIVA DE FIMINICÍDIO TOCOU FOGO NA CASA DA EX:

 Sena Madureira - Polícia Civil prende investigado por tentativa de feminicídio, tocou fogo na casa da ex: Na manhã desta sexta-feira, 10, a Policia Civil em Sena Madureira prendeu I.R. de A., de 31 anos, em uma residência localizada no bairro São Felipe. Contra o acusado pesa a acusação de tentativa de feminicídio, Art. 121, §1º, Inciso IV c/c Art. 14 Inciso I do Código Penal.  A investigação identificou que o investigado tentou contra a vida da ex-companheira, Liliane do Nascimento Pereira, no dia 28 de maio de 2022 quando ateou fogo em sua residência.  Por volta das 2 horas da manhã, o acusado ateou fogo na casa da vítima, com quem conviveu por 7 (sete) anos, colocando um pneu de carro embaixo do lugar onde a vitima dormia. As chamas consumiram por completo a residência. A vítima sai ilesa da residência que já estava sendo consumida pelas chamas e em seguida procurou a policia para as providencias. O preso foi conduzido a Delegacia Geral do município para procedimento ...

BOLSONARO RECEBE RESGATADOS DA UCRÂNIA EM AVIÃO DA FAB

 Bolsonaro recebe resgatados da Ucrânia em avião da FAB Os brasileiros e estrangeiros resgatados da Ucrânia chegaram a Brasília nesta quinta-feira. O ministro das Relações Exteriores, Carlos França, viajou com o grupo, que foi recebido na base aérea da capital pelo presidente Jair Bolsonaro (PL). O avião saiu de Varsóvia, na Polônia, ontem. Foram repatriadas 68 pessoas: 42 brasileiros, 20 ucranianos, 5 argentinos e 1 colombiano. Do total, 14 são crianças. O voo trouxe também 8 cachorros e dois gatos. Um dos resgatados se identificou como Roni de Moura. Ele disse que o voo no cargueiro multifuncional KC-390 da Força Aérea Brasileira (FAB) não foi confortável, mas “conforto era a última coisa que estávamos procurando” neste momento. “O voo foi muito, muito cansativo. Quero dar um abraço na minha namorada e no meu filho”, disse Moura, que estava em Kiev cursando o último ano da faculdade de Medicina. A chegada do grupo foi acompanhada pela primeira-dama, Michelle Bolsonaro, e por deze...

PMAC PRENDE HOMEM POR TRÁFICO DE DROGAS NO IVETE VARGAS

 PM prende homem por tráfico de drogas no Ivete Vargas  Assessoria de Comunicação da PMAC Uma guarnição da Policia Militar do Acre (PMAC) prendeu em flagrante, na noite desta segunda-feira, 13, no bairro Ivete Vargas, em Rio Branco, um homem pelo crime de tráfico ilícito de drogas. A ação ocorreu após uma abordagem ao criminoso, que estava em uma região de “boca de fumo” em atitude suspeita. Os policiais observaram uma movimentação estranha no local e, ao se aproximarem, notaram que outro cidadão havia comprado algo. Durante a abordagem, o suspeito admitiu que estava vendendo entorpecentes, e indicou à polícia os locais onde as drogas estavam escondidas. Foram encontrados diversos potes plásticos contendo diferentes tipos de drogas, entre elas maconha, cocaína e skank, divididas em envelopes, tabletes e trouxinhas. Enterrado no terreno, os policiais acharam ainda um tijolo de maconha pesando mais de meio quilo. O criminoso e o material ilícito apreendido foram encaminhados à D...

POLÍCIA MILITAR AC APREENDE ARMAS DE FOGO, MUNIÇÕES E DROGAS NA CAPITAL

 Polícia Militar apreende armas de fogo, munições e drogas na Capital  Assessoria de Comunicação da PMAC Durante o serviço operacional deste sábado, 4,  militares do Batalhão de Operações Especiais (BOPE) apreenderam armas de fogo, munições e drogas, em locais distintos da capital. Na ação, quatro pessoas foram presas e encaminhadas a delegacia.  O primeiro fato ocorreu durante a tarde, quando militares do Grupo de Intervenção Rápida e Ostensiva (GIRO) conseguiram realizar uma abordagem a uma dupla de moto, no bairro Conquista. Nas buscas em dois homens, um de 31 e outro de 19 anos, foram encontrados 3 pacotes de cocaína, além de celular e dinheiro. A segundo ocorrência se deu no bairro Belo Jardim, após militares serem acionados para atender uma ocorrência de roubo. Com ajuda do GPS do aparelho celular da vítima, a guarnição de Rondas Ostensivas Tático Móvel (ROTAM), conseguiu chegar ao endereço dos autores do roubo. No imóvel foram localizadas duas armas de fabrica...