Pular para o conteúdo principal

DAÚDE: NOVO LARVICIDA BIOLÓGICO SERÁ ADOTADO PARA O CONTROLE DE LARVAS DE AEDES AEGYPTI EM TODO BRASIL


Saúde passa a distribuir larvicida biológico para o controle das arboviroses

O Ministério da Saúde está adquirindo um novo larvicida biológico, o Espinosade, para distribuir aos estados nos próximos meses.  A nova tecnologia irá reforçar as ações de prevenção e controle das arboviroses no país. O biolarvicida representa uma alternativa eficiente no controle das larvas dos mosquitos, pois pode ser adicionado em qualquer lugar que acumule água e tenha potencial para ser um criadouro dos insetos.


Além disso, o espinosade apresenta vantagens significativas como segurança humana e baixo desenvolvimento de resistência, o que o torna bastante promissor no controle biológico de vetores, principalmente do Aedes aegypti e Aedes albopictus, vetores da dengue, chikungunya e Zika.


O secretário de Vigilância em Saúde, Arnaldo Medeiros destacou a importância da nova tecnologia. “O Ministério da Saúde está investindo em mais uma ferramenta na luta contra o mosquito Aedes aegypti. Esse novo larvicida é uma inovação tecnológica na resposta do controle das arboviroses de uma forma sustentável e preservando a saúde humana e animal”, destacou.


A nova tecnologia além de trazer mais segurança aos profissionais que trabalham diretamente com os produtos, garante um menor impacto ambiental, por se tratar de um produto biológico de baixo impacto a saúde humana.


De acordo com o coordenador de Vigilância das Arboviroses do Ministério da Saúde, Cássio Peterka, o grande benefício, em comparação com os inseticidas tradicionais, é que esse é um produto orgânico e causa a morte apenas das larvas do mosquito, sem afetar pessoas e nem animais domésticos, inclusive peixes, aves e outros insetos benéficos. Também não afeta o ambiente, porque não é cumulativo ou poluente.


“Até hoje a principal estratégia adotada para o combate do mosquito era o uso maciço de produtos químicos para o controle de mosquitos adultos e larvas. Entretanto, o uso intensivo de agentes químicos aumenta o custo de controle, afeta a saúde humana e animal, e pode causar impactos ao meio ambiente. Com essa nova tecnologia, podemos atuar no controle vetorial com muito mais segurança e menos impacto ao meio ambiente”, destacou o coordenador.


Outra vantagem do larvicida biológico, em comparação com os produtos tradicionais, é que um dos problemas do uso de inseticidas químicos para o controle do Aedes aegypti é a seleção de populações do vetor resistentes aos insumos utilizados, resultando na redução da eficiência do inseticida devido à morte de todos os indivíduos suscetíveis, restando apenas os imunes ao produto.


A distribuição do Espinosade aos estados iniciou após a capacitação que o Ministério da Saúde realizou com os profissionais de estados e municípios ainda no mês de maio. Além disso, a Coordenação Geral de Vigilância das Arboviroses (CGARB) deu início a distribuição após constatar que os estados não terão mais estoque do antigo larvicida pyriproxifen. Cabe destacar a obrigatoriedade de utilização de todos quantitativo do larvicida anteriormente preconizado, Pyriproxyfen 0,5%, para que não haja futuramente quantitativos obsoletos nos Estados.


ESPINOSADE


O Espinosade é um biolarvicida de ingrediente ativo (Espinosina A + Espinosina D), que são metabólitos mais ativos produzido pela fermentação biológica da bactéria Saccharopolyspora spinosa, um organismo de ocorrência natural no solo. O produto é indicado especificamente para controle das larvas desses mosquitos, possui rápida degradação no ambiente e não é persistente, tendo sua meia vida reduzida a menos de um dia em ambientes naturais.


O biolarvircida não apresenta riscos à saúde humana, não é mutagênico e nem carcinogênico, ou seja, não apresenta risco de desenvolvimento de cânceres ou mesmo doenças neurológicas, com danos ao cérebro ou ao sistema nervoso causado pela exposição às substâncias tóxicas naturais ou sintéticas.


CAPACITAÇÃO AOS ESTADOS E MUNICÍPIOS


Devido à alta no cenário epidemiológico em diversos Estados com o agravamento da Pandemia do Coronavírus, a Secretaria de Vigilância em Saúde do Ministério da Saúde, por meio da Coordenação Geral de Vigilância das Arboviroses do Departamento de Imunização e Doença Transmissíveis – CGARB/DEIDT/SVS, realiza desde o mês de maio de forma virtual a primeira “Capacitação de profissionais para o uso do Biolarvicida – ESPINOSADE utilizado no controle do Aedes aegypti”.


A capacitação tem como público-alvo os técnicos das Secretarias Estaduais e Municipais de Saúde envolvidos tanto na gestão quanto na realização direta de ações de controle de doenças transmitidas por Aedes aegypti. O objetivo é capacitar estes profissionais na tecnologia de aplicação, manipulação e segurança no trabalho para o uso do larvicida biológico Natular (Espinosade) no controle larvário que será usado nas ações de rotina dos programas de controle das doenças transmitidas pelo Aedes aegypti


Fonte: Ministério da Saúde

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

SENA MADUREIRA AC: POLÍCIA CIVIL PRENDE INVESTIGADO POR TENTATIVA DE FIMINICÍDIO TOCOU FOGO NA CASA DA EX:

 Sena Madureira - Polícia Civil prende investigado por tentativa de feminicídio, tocou fogo na casa da ex: Na manhã desta sexta-feira, 10, a Policia Civil em Sena Madureira prendeu I.R. de A., de 31 anos, em uma residência localizada no bairro São Felipe. Contra o acusado pesa a acusação de tentativa de feminicídio, Art. 121, §1º, Inciso IV c/c Art. 14 Inciso I do Código Penal.  A investigação identificou que o investigado tentou contra a vida da ex-companheira, Liliane do Nascimento Pereira, no dia 28 de maio de 2022 quando ateou fogo em sua residência.  Por volta das 2 horas da manhã, o acusado ateou fogo na casa da vítima, com quem conviveu por 7 (sete) anos, colocando um pneu de carro embaixo do lugar onde a vitima dormia. As chamas consumiram por completo a residência. A vítima sai ilesa da residência que já estava sendo consumida pelas chamas e em seguida procurou a policia para as providencias. O preso foi conduzido a Delegacia Geral do município para procedimento ...

BOLSONARO RECEBE RESGATADOS DA UCRÂNIA EM AVIÃO DA FAB

 Bolsonaro recebe resgatados da Ucrânia em avião da FAB Os brasileiros e estrangeiros resgatados da Ucrânia chegaram a Brasília nesta quinta-feira. O ministro das Relações Exteriores, Carlos França, viajou com o grupo, que foi recebido na base aérea da capital pelo presidente Jair Bolsonaro (PL). O avião saiu de Varsóvia, na Polônia, ontem. Foram repatriadas 68 pessoas: 42 brasileiros, 20 ucranianos, 5 argentinos e 1 colombiano. Do total, 14 são crianças. O voo trouxe também 8 cachorros e dois gatos. Um dos resgatados se identificou como Roni de Moura. Ele disse que o voo no cargueiro multifuncional KC-390 da Força Aérea Brasileira (FAB) não foi confortável, mas “conforto era a última coisa que estávamos procurando” neste momento. “O voo foi muito, muito cansativo. Quero dar um abraço na minha namorada e no meu filho”, disse Moura, que estava em Kiev cursando o último ano da faculdade de Medicina. A chegada do grupo foi acompanhada pela primeira-dama, Michelle Bolsonaro, e por deze...

PMAC PRENDE HOMEM POR TRÁFICO DE DROGAS NO IVETE VARGAS

 PM prende homem por tráfico de drogas no Ivete Vargas  Assessoria de Comunicação da PMAC Uma guarnição da Policia Militar do Acre (PMAC) prendeu em flagrante, na noite desta segunda-feira, 13, no bairro Ivete Vargas, em Rio Branco, um homem pelo crime de tráfico ilícito de drogas. A ação ocorreu após uma abordagem ao criminoso, que estava em uma região de “boca de fumo” em atitude suspeita. Os policiais observaram uma movimentação estranha no local e, ao se aproximarem, notaram que outro cidadão havia comprado algo. Durante a abordagem, o suspeito admitiu que estava vendendo entorpecentes, e indicou à polícia os locais onde as drogas estavam escondidas. Foram encontrados diversos potes plásticos contendo diferentes tipos de drogas, entre elas maconha, cocaína e skank, divididas em envelopes, tabletes e trouxinhas. Enterrado no terreno, os policiais acharam ainda um tijolo de maconha pesando mais de meio quilo. O criminoso e o material ilícito apreendido foram encaminhados à D...

POLÍCIA MILITAR AC APREENDE ARMAS DE FOGO, MUNIÇÕES E DROGAS NA CAPITAL

 Polícia Militar apreende armas de fogo, munições e drogas na Capital  Assessoria de Comunicação da PMAC Durante o serviço operacional deste sábado, 4,  militares do Batalhão de Operações Especiais (BOPE) apreenderam armas de fogo, munições e drogas, em locais distintos da capital. Na ação, quatro pessoas foram presas e encaminhadas a delegacia.  O primeiro fato ocorreu durante a tarde, quando militares do Grupo de Intervenção Rápida e Ostensiva (GIRO) conseguiram realizar uma abordagem a uma dupla de moto, no bairro Conquista. Nas buscas em dois homens, um de 31 e outro de 19 anos, foram encontrados 3 pacotes de cocaína, além de celular e dinheiro. A segundo ocorrência se deu no bairro Belo Jardim, após militares serem acionados para atender uma ocorrência de roubo. Com ajuda do GPS do aparelho celular da vítima, a guarnição de Rondas Ostensivas Tático Móvel (ROTAM), conseguiu chegar ao endereço dos autores do roubo. No imóvel foram localizadas duas armas de fabrica...