Empresária Cruzeirense é destaque em site de quase 4 milhões de seguidores por história de superação
Aos 43 anos de idade, a empresária Janaína Verbena, de Cruzeiro do Sul (AC), representa a terceira geração da família a cuidar do negócio de cerâmicas e tijolos. Tudo começou com o avô, o português Manoel Terças, que inaugurou o empreendimento há quase cem anos, na década de 1930.
O pai de Janaína, Seu Joaquim, expandiu a empresa ao montar uma olaria em 1985, que foi reformulada, ampliada e modernizada por ela, que agora cuida de um estabelecimento com produção automatizada.
Diversas edificações relevantes da cidade, como a Catedral Nossa Senhora da Glória, o 61° Batalhão de Infantaria e Selva, Maternidades, Hospitais do Juruá e de Campanha, Aeroporto e Quartel da Polícia Militar, foram construídos com a ajuda da família Terças.
Para Janaína, a decisão de ficar à frente da empresa se deve ao bom relacionamento familiar, tomado em conjunto com os pais e irmãos. O pai, por exemplo, segue ativo por lá, sendo um profundo conhecedor da fabricação de cerâmicas.
Os funcionários também a apoiam na gestão, sendo que 70% dos 30 colaboradores estão com a família desde o início da cerâmica na década de 80.
Antes, a fabricação dos tijolos era bastante arcaica e manual, mas agora foi substituída por uma que faz uso da tecnologia. Com isso, houve um salto de eficiência para a empresa de Janaína, que se mantém entre as 3 grandes indústrias da região.
Para a empresária, sua criação baseada na experiência e na igualdade de oportunidades dadas à ela e à seus irmãos (homens) foram fundamentais para que ela liderasse o negócio com sucesso. Hoje, Janaína é conhecida como a “Rainha do Tijolo do Vale do Juruá”.
Fonte: Razões Para Acreditar
Comentários