Assessoria de Comunicação da PMAC
Duas equipes do Batalhão de Policiamento Ambiental (BPA) da PMAC, durante as operação Hórus (Programa VIGIA) e Curupira 11, frustraram na manhã deste sábado, 4, uma invasão de terras na Unidade de Conservação Afluente, no município de Manoel Urbano. Dois homens foram presos na operação, e foram apreendidos uma arma de fogo, munições de vários calibres, uma motosserra, facas e vários facões e foices que seriam utilizados no desmate ilegal.
A ocorrência também havia sido denunciada ao ITERACRE, que repassou ao BPA e à Secretaria de Estado de Meio Ambiente (SEMA), que enviou representante ao local. Um dos gestores da Floresta Estadual do Afluente, que conhecia a localidade, acompanhou as guarnições até a invasão, e localizaram os dois homens em uma cabana improvisada com lonas e varas de madeira. Eles portavam, além dos objetos comumente utilizados para desmatamento ilegal, uma espingarda calibre .20 com 30 cartuchos intactos, “cascas” de cartucho vazias e dezenas de munições de outros calibres, entre eles .38.
Questionados sobre o porquê de estarem ali, os homens disseram à polícia ter comprado a terra, e que iam desmatar para formar pastagem para criação de gado. Receberam voz de prisão pelos crimes de porte ilegal de arma de fogo e invasão de terras públicas, além do crime ambiental de destruir floresta e danificar unidades de conservação.
Comentários