Pular para o conteúdo principal

"COLAR DE HOMEM BRANCO É CORDA DE CANHÃO" A PODEROSA HISTÓRIA DA REVOLUÇÃO HATIANA

 "Colar de homem branco é corda de cânhamo" 


A poderosa história da Revolução Haitiana.

O episódio que fez escravagistas perderem o sono e terem problemas intestinais nas manhãs de domingo. 

Texto Adriana de Paula

Em 1492, o navegador Cristovão Colombo chegou à ilha onde hoje se localiza o Haiti e a República Dominicana. Ele estava a serviço da Espanha e batizou o local de Hispaniola. A partir daí, começa um ciclo de violência e exploração nesse território.


A população local passou a ser escravizada e milhares de pessoas foram mortas ao longo desse processo. A produção de açúcar, cacau e café fez com que africanos fossem trazidos da África, vendidos como escravos e obrigados a trabalharem nessas lavouras.


Em 1697, a porção da ilha onde fica o Haiti foi cedida à França. A parte Leste, onde hoje se localiza a República Dominicana, continuou sob domínio espanhol.


O lado francês passou a gerar muita riqueza. Os lucros vinham da exploração de milhares de negros escravizados, que eram vítimas de abusos físicos, doenças e toda sorte de crueldade. A vida ali era tão dura que a expectativa de vida não passava de 21 anos de idade.


São Domingos era uma das mais prósperas colônias francesas. A grande produção de açúcar e café dava-lhe a posição de um território muito importante para a França. A maior parte de sua população era formada por africanos e seus descendentes e, diante da violência extrema praticada pelo regime escravagista, uma rebelião liderada por escravizados teve início em 1791.


As revoltas lideradas por cativos começaram a se espalhar, engenhos foram depredados, proprietários de terras foram mortos e o movimento deflagrou o episódio conhecido como Revolução Haitiana, que culminou com a independência desse território em 1 de janeiro de 1804, fazendo nascer o primeiro país “negro-africano” fora da África e também o primeiro a abolir a escravidão.         


Inicialmente liderado por Toussaint L’ Overture, o movimento se opunha à escravidão e à opressão praticada pelo colonizador. Em 1802, L’ Overture foi preso e deportado para Paris, onde acabou morrendo na prisão.


Jean-Jacques Dessalines assumiu a liderança contra os franceses e derrotou-os em novembro de 1803, declarando a independência de São Domingos em janeiro do ano seguinte. Dessalines passou a governar o país e deu-lhe o nome de Haiti, em homenagem aos indígenas que haviam sido exterminados pelo colonizador.


O Haiti se tornou o primeiro país a conquistar a sua independência a partir de uma rebelião de escravizados, que, na época, constituíam cerca de 80% de sua população. Esse levante fez com que houvesse um endurecimento das leis escravistas e o aumento da violência contra os escravizados nas outras colônias, inclusive no Brasil, já que havia o temor de que rebeliões desse tipo pudessem acontecer em outros territórios.


Esse processo de luta pela independência foi marcado por um conflito sangrento, pois os franceses não pretendiam perder a sua colônia e os rebeldes eram movidos pelo desejo de romper com toda a humilhação e a opressão que eram praticadas contra eles, assim, queimaram propriedades e mataram seus algozes.       

A Revolução Haitiana mostrou aos escravizados que eles poderiam alcançar a liberdade e tomar o poder. Tornando-se um exemplo de luta contra o colonialismo, o Haiti serviu de inspiração para que as colônias espanholas também buscassem a sua independência.


Os haitianos se tornaram um símbolo da resistência contra a extrema violência praticada pelos franceses. No entanto, a nova nação que se construía sofreu fortes sanções da França, que exigiu reparações aos proprietários expropriados, fazendo com que o país entrasse em dívidas gigantescas, que destruíram a sua economia e infraestrutura. Além disso, por longos anos, os haitianos enfrentaram muitos conflitos internos e instabilidade política, fatores que contribuíram para que o Haiti se tornasse um dos países mais pobres da América.


A abolição da escravidão e a independência não trouxeram a paz esperada. A disputa pelo poder e as divergências raciais traziam muita instabilidade ao país. Dessalines governava com mãos de ferro, obrigava os homens haitianos a trabalharem como soldados ou em plantações de produtos para exportação e despertava o descontentamento de grande parte da população.


A tensão e as mortes continuavam marcando esse território já tão explorado. Os conflitos raciais seguiam firmes, uma espécie de regime de castas vigorava, em que brancos, mestiços e negros viviam em constante disputa.


Em 1806, Dessalines foi vítima de um motim que tirou a sua vida. O assassinato do governante colocou o Haiti em uma sangrenta guerra civil. Sem ter a sua independência reconhecida, o país sofria fortes sanções internacionais e acumulava dívidas, que se tornaram ainda maiores após o acordo firmado com a França, em 1825. Para indenizar os franceses pela perda de seus escravizados e ter o reconhecimento de sua independência, o Haiti se comprometeu a pagar 150 milhões de francos aos franceses, o que fez com que o país contraísse empréstimos extorsivos e só conseguisse quitar a dívida em 1947.


Ao longo de toda a sua história, o Haiti enfrentou a miséria e uma forte instabilidade política, enfrentando golpes de estado que implantaram longos períodos de ditadura, lidando com desastres naturais e muita violência e exploração, fatores que o tornaram um dos países mais pobres do mundo.


Texto - Adriana de Paula

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

PM prende homem furtando fios de cobre no telhado de loja no Centro de Rio Branco

Assessoria de Comunicação da PMAC Policiais do Primeiro Batalhão de Polícia Militar (1° BPM) prenderam na noite desta segunda-feira, 24, um homem de 19 anos, acusado de furtar a fiação elétrica de uma grande loja de confecção de Rio Branco. A prisão ocorreu ainda no telhado da loja. A guarnição foi acionada via Centro Integrado de Operações em Segurança Pública (Ciosp) para averiguar a denúncia em que uma testemunha ouviu barulhos no telhado de uma loja. Quando o militares chegaram, o técnico de refrigeração já estava no local e informou aos policiais que ao subir ao telhado visualizou um homem com uma faca furtando a fiação do estabelecimento. Os PMs subiram e prenderam o suspeito em flagrante com três facas e um alicate. Além da fiação elétrica, ele havia retirado dois ar-condicionados. O indivíduo presos ainda repassou o nome falso, mas na Delegacia de Flagrantes (Defla) os policiais descobriram a verdadeira identidade dele e agora, além do furto, ele responderá pelo crime de falsa ...

VEREADORES DO JORDÃO AC RECEBEM DIÁRIAS PARA PARTICIPAR DE ANIVERSÁRIO DE CIDADE DE CIDADE VIZINHA

 E O POVO SE LASCANDO: VEREADORES DO JORDÃO RECEBEM DIÁRIAS PARA PARTICIPAR DE ANIVERSÁRIO DE CIDADE VIZINHA REDAÇÃO AC 24 HORAS O presidente da Câmara de Vereadores do município de Jordão-AC, Eudes Mendes (PDT), concedeu para si próprio e mais dois vereadores, mais de 4 diárias para participar do 29° aniversário da cidade vizinha de Marechal Thaumaturgo e de uma visita técnica a Secretária de Agricultura para conhecer o processo de açudes manuais. Vereador Eudes Mendes (PDT) As 12 diárias foram publicadas na edição do Diário Oficial de quinta-feira, 4. Além de Elieudo, se deslocaram para a cidade vizinha os vereadores Francisco Mendonça Matos (PSDB) e Oricelio Farias de Oliveira (MDB). De acordo com dados do Portal da Transparência, cada diária custa em média R$ 250. Ao todo, as 12 diárias dos três parlamentares irão custar ao erário R$ 3.500. Verador Francisco Mendonça Matos DB) O presidente já é conhecido na região por conceder diárias para si próprio. Logo no início do mandato,...

ACREANA ACAMPA 4 DIAS NA SERRA DO DIVISOR EM BUSCA DE ENCONTRO COM MAPINGUARI

 Acreana acampa 4 dias na Serra do Divisor em busca de encontro com mapinguari  A estudante da Universidade Federal do Acre e jornalista, Julia Beatriz Castro Couto, 20 anos, neta de seringueiros do Vale do Alto Acre, esteve recentemente na Serra do Divisor, localizada na fronteira do Acre com o Peru, onde decidiu acampar em busca de um encontro com o lendário Mapinguari - um bicho peludo com um olho na testa, a boca no umbigo, coberto de pêlos vermelhos, que tem uma espécie de armadura parecida com casco de tartaruga ou pele parecida com a de jacaré, o que dificulta que seja abatido por caçadores. Beatriz destacou que teve a vontade de encontrar com um dos maiores mitos da história acreana ainda na infância. "Quando criança, eu ouvia as histórias de meus avôs Tabosa e Zeca. Eles falavam muito sobre as pessoas terem avistado o Mapinguari nos seringais próximos onde eles cortavam seringa e por isso, sinceramente, até hoje acredito que Mapinguari existe", conta Julia Couto. Via...

HISTÓRIA DO AC: LAMEIRA, PRIMEIRA EMPRESA DE TRASPORTE COLETIVO DE RIO BRANCO: DÉCADA DE 60

 Lameira, primeira empresa pioneira de transporte coletivo de Rio Branco: Década de 60. O fato se deve à uma tradicional família portuguesa comandado pelo patriarca da família Lameira e Ribeiro, Sr Francisco Alves Ribeiro.  Foi na década de 60 que os irmãos Lameira trouxeram seu primeiro caminhão, numa penosa viagem de 39 dias de Brasília até chegar em Rio Branco, aquela época as estradas ainda não tinha sido asfaltadas. Um caminhão Chevrolet Tigre da Cara Branca bem  adaptado, do caminhão foi aproveitado o chassis, o motor  e a armação das ferragens dos barcos e balaustres foi transformado em um ônibus ou "auto- bus) que foi apelidado de "Cupa Cupa", quando o ônibus passava o pessoal dizia: "Cupa sobe, cupa desce" O "auto- bus" transportava em média 18 passageiros e sempre lotava. Era uma atração no 2° Distrito. Contam os jornais da época que as pessoas faziam aglomerações em filas para um passeio no ônibus. O motorista com toda paciência tinha a cap...

Em Manoel Urbano, PM prende oito pessoas por invasão de terras em reserva estadual

Assessoria de Comunicação da PMAC Policiais militares do Batalhão de Policiamento Ambiental (BPA) prenderam oito pessoas em flagrante por invasão de terras públicas. A ação ocorreu nesta quinta-feira, 9, durante a Operação VIGIA HÓRUS 04/21, que tem por objetivo o monitoramento ambiental e policiamento ostensivo no eixo da BR-364, trecho entre os municípios de Manoel Urbano e Feijó. O flagrante aconteceu na Floresta Estadual do Afluente, localizada no município de Manoel Urbano. No local, os militares apreenderam uma arma de fogo e constaram que as oito pessoas que estavam na localidade fizeram desmatamentos ilegais, construíram casas e atearam fogo na vegetação. Os presos responderão pelos crimes descritos no Artigo 14, da Lei 10.826/03 (porte ilegal de arma de fogo de uso permitido); Artigo 20, da Lei 4.947/66 (invasão de terras públicas) e Artigos 40 e 50, ambos da Lei 9.605/98 (causar a unidade de conservação e derrubar, explorar economicamente floresta nativa ou plantada). A ocorr...

NOTA DE ESCLARECIMENTO DA PMAC SOBRE O FATO OCORRIDO EM MUNICÍPIO DO ACRE

 NOTA DE ESCLARECIMENTO DA PMAC Foto cedida Sobre os fatos envolvendo os policiais militares Sargento Erisson Nery e Sargento Alda Radine, no município de Epitaciolândia, na noite deste sábado, 27, a Polícia Militar do Acre (PMAC) informa que está apurando disciplinarmente os fatos e tomará as medidas disciplinares pertinentes e que a apuração criminal caberá à Polícia Civil. Esclarece que até o presente momento o policial militar Sargento Erisson Nery ainda não foi localizado, nem tampouco se apresentou, no entanto a PM continua em diligências com o fim de localizá-lo. A instituição reafirma que não compactua com ações que firam as normas legais ou que contrariam os valores castrenses seguidos pela corporação ao longo de sua história.  Atitudes tomadas por quaisquer membros da corporação no âmbito de suas vidas privadas não refletem no posicionamento institucional, e devem ser apuradas à luz do que determina a legislação. Rio Branco-AC, 28 de novembro de 2021. Paulo César Gom...

Internacional: Chuva Na Amanhã Deixa 120 Mortos e 1,3 mil Desaparecidos

Mais de 120 pessoas morreram devido às chuvas dos últimos dias na Europa. A tragédia ocorre principalmente na Alemanha, onde 106 mortes foram confirmadas até o momento e 1,3 mil pessoas estão desaparecidas apenas em um distrito ao sul de Colônia, no oeste do país. De acordo com informações do G1, é o maior número de mortos na Alemanha desde 1962, quando uma enchente no Mar do Norte deixou cerca de 340 mortos. A queda de um trem de alta velocidade em 1998 matou 101 pessoas. É também a maior quantidade de chuva no país em um século. As inundações no rio Elba, que em 2002 foram anunciadas como “inundações que acontecem uma vez por século”, mataram 21 pessoas no lesta da Alemanha e mais de 100 em toda a Europa. As chuvas de 2021 têm afetado também a Bélgica, onde 20 pessoas morreram e 20 estão desaparecidas e Holanda, França, Suíça e Luxemburgo em menor intensidade. Diário do Estado

EX-TÉCNICO DO BARCELONA É OFERECIDO PARA DIRIGIR O FLAMENGO EM 2022

 Ex-técnico do Barcelona é oferecido para dirigir o Flamengo em 2022  Em busca de um novo treinador, nomes chovem na mesa da cúpula de futebol do Flamengo. Dentre as muitas ofertas que chegam pelas mãos de empresários está Ernesto Valverde, ex-técnico do Barcelona. Com viagem marcada para a Europa, o vice de futebol Marcos Braz e o diretor Bruno Spindel ainda não têm nenhuma agenda marcada com o espanhol, porém a porta está aberta para um deslocamento de Portugal para outro país. Nesta quinta (16), durante a posse de Rodolfo Landim, Braz deixou claro que o alvo não necessariamente será português, mas despistou sobre o escolhido: “A gente viaja para Portugal. Isso não quer dizer que o técnico tenha de ser português. Lá, a gente terá algumas reuniões que estão pré-agendadas”. “Não necessariamente o novo treinador vai falar português, ele vai falar uma língua que todos jogadores vão entender. Temos portugueses, sul-americanos, europeus”, completou Landim. Fato é que Jorge Jesus, ...

SINDICATO DOS BANCÁRIO FAZ MANIFESTAÇÃO EM FRENTE AO BANCO BRADESCO DO BOSQUE EM RIO BRANCO AC

    Foto cedida : Nenem Almeida   na manhã desta terça feira, os  representantes do sindicato dos bancários, faz  manifestação em frente ao Banco Bradesco do bosque, contra uma possível demissão em massa, o que vem causando desespero nos funcionários.  O que chama atenção é que o Bradesco lucrou 73,6% a mais só no primeiro trimestre de 2021, mas em contrapartida, neste mesmo período, demitiu 8.547 bancários. Esse fato demonstra que não há preocupação com quem presta serviço, e garante tal lucro, através de metas na maioria das vezes abusivas.  Se não bastasse tudo isso, no último ano o Bradesco fechou 1.088 agências, o que refletiu no tempo de espera aumentado para atendimento dos clientes, bem como na dificuldade de deslocamento, principalmente da classe mais baixa. 

APOSTA DA MEGA DA VIRADA COMEÇA NESTA TERÇA -FEIRA ,16 DE NOVEMBRO

 Apostas da Mega da Virada começam nesta terça-feira, 16 de novembro  A partir desta terça-feira (16) já é possível apostar na Mega da Virada, sorteada tradicionalmente em 31 de dezembro. O prêmio estimado neste ano é de R$ 350 milhões e o valor não acumula. Ou seja, se não houver ganhadores na faixa principal (seis números), o montante será dividido entre os acertadores da quina e assim por diante. O valor ultrapassa os R$ 325,2 milhões do ano passado e deve se tornar o maior prêmio da história das Loterias da Caixa. Caso apenas um ganhador leve a bolada e aplique todo o valor na poupança, serão mais de R$ 1,5 milhão em rendimentos mensais. O dinheiro também é suficiente para comprar 40 mansões, no valor de R$ 8,75 milhões cada. As apostas devem ser feitas com volante específico da Mega da Virada em qualquer lotérica, além do aplicativo Loterias Caixa, disponível para iOS e Android, e do site loterias.caixa.gov.br. O valor da aposta simples, com seis números, custa R$ 4,50. P...