Pular para o conteúdo principal

PAI RELATA LUTA DE BEBÊ PREMATURO QUE NASCEU COM 776 GRAMAS E ESTÁ INTERNADO HÁ 262 DIAS NO ACRE : ' SÓ O AMOR SALVA '


PAI RELATA LUTA DE BEBÊ PREMATURO QUE NASCEU COM 776 GRAMAS E ESTÁ INTERNADO HÁ 262 DIAS NO ACRE: 'SÓ O AMOR SALVA'


"Em oito meses de vida, o bebê Benjamin Onety Guimarães passou a maior parte do tempo em uma UTI. Atualmente, ele está na enfermaria e faz tratamento com fonoaudiólogo para se alimentar só."

PORTAL G1 NOTÍCIAS


“O útero quentinho, escuro e molhado da mãe deu lugar a uma incubadora repleta de fios, aparelhos e luzes.” Este é o relato do servidor público, Ulisses Lima, pai do pequeno Benjamin Onety Guimarães, de oito meses, que está internado desde o nascimento, no Hospital Santa Juliana, em Rio Branco por complicações da prematuridade extrema.


Em um texto intitulado "Prematuridade: só o amor salva", o pai relatou como tem sido os dias nos hospital ao lado do primeiro filho que trava uma batalha para viver.

Benjamin nasceu no dia 2 de março deste ano, com apenas 25 semanas de gestação, ou seja cinco meses e meio, pesando 776 gramas e medindo 33 centímetros, o que corresponde a pouco mais que uma folha de A4. Internado desde então, o pequeno guerreiro já encarou 262 dias de internação, deste total, 213 foram na Unidade de Terapia Intensiva (UTI) neonatal. Ele é o primeiro filho do casal.


“A experiência da prematuridade é algo incomparável e difícil de descrever. Posso dizer que é uma montanha russa de emoções, visto que são muitos procedimentos pelo qual o bebê passa que nos deixam ora muito felizes, outras vezes muito tristes. Vamos vivendo dia a dia fazendo o nosso melhor”, conta Guimarães ao descrever o que tem sido esses últimos meses.


Para lembrar a importância do debate sobre o nascimento de bebês prematuros e os cuidados que as mães devem ter desde o pré-natal, nasceu o Novembro Roxo. O mês foi escolhido porque nessa quarta-feira (17) foi celebrado o Dia Mundial da Prematuridade.

No Acre, a Secretaria de Saúde (Sesacre) está fazendo a campanha com o tema “Separação Zero, mantendo pais e bebês prematuros juntos” traz o alerta sobre a prematuridade, formas de prevenção, cuidados, doação de leite materno e ainda sobre a importância de se manter pais e mães juntos durante um período tão delicado e fez atividades na Maternidade Barbara Heliodora nessa quinta-feira (18), com palestras e oficinas.


‘Um bebê prematuro’


O parto prematuro de Benjamim ocorreu devido a um problema chamado incompetência do colo uterino. Algo difícil de identificar no pré-natal, segundo informou o pai. Além disso, ele tem uma condição chamada displasia bronco pulmonar. É bem comum em bebês que ficam muito tempo intubados. Guimarães explica que a displasia aumenta a demanda dele por calorias.


“Hoje ele consegue se alimentar, mas a quantidade ainda não é suficiente para o gasto calórico que ele precisa. É um processo para tirar a sonda gástrica, sempre respeitando o tempo de desenvolvimento dele. Daí a importância do conhecimento da neonatologista que cuida dele nesse tempo. Ela respeita esse tempo”, pontua.


Apesar dessa adversidade que surgiu no meio da trajetória da família, o pai conta que os planos para o filho são os mesmos de antes do nascimento, que eles já tinham mesmo antes que soubessem da luta que teriam travar por sua sobrevivência.

“O que sonhamos pra ele não mudou pela prematuridade, mas os nossos esforços aumentam significativamente devido à ela. Desejamos desde sempre que ele se desenvolva bem, no melhor ambiente familiar possível, e que seja um ser humano do bem”, acrescenta.


Drama


Guimarães relata que o drama da prematuridade não é novo e a geração passada, que tinha mais filhos que a de hoje, distingue bem o “tive 6 filhos” do “criei 4”. Só que ele pontua novas possibilidades de suporte à vida através de aparelhos respiratórios, antibióticos e os surfactantes, fundamentais para prevenção e tratamento de problemas respiratórios.


“Um bebê prematuro de extremo baixo peso. Quando isso acontece, o parto não acaba ali, ele continua por um longo período. No caso dele, já são 260 dias de internação hospitalar”, conta.

Ele ainda enaltece que estes recursos para fazer o tratamento é fruto de muita pesquisa científica e médica seria suficiente para garantir que bebês como o Benjamin e muitos outros possam vencer esta batalha.


Porém, o pai resume que para o bebê dele vencer todo esse processo ele contaram também que eles contaram com outra receita: “o amor dos cuidadores. Neonatologistas, enfermeiros, fisioterapeutas, técnicos de enfermagem, roupeiros e serviços gerais. Todos, sem exceção, precisam fazer muito bem seu trabalho, para que a vida ganhe o jogo contra a morte.”


Atualmente, o Benjamin pesa 7,5 quilos e saiu da dependência de oxigênio suplementar, e aguarda retirar a sonda de alimentação para ir pra casa. E faz fisioterapia três vezes ao dia.


‘Vivendo na caixinha’


Para a mãe Paula Onety, a jornada tem sido um desafio diário, principalmente devido as possibilidades de ele sobreviver. Ela compara a vida de uma mãe de UTI, e do próprio bebê, como uma roda gigante, que às vezes está evoluindo, mas depois acaba caindo.


“É uma trajetória longa, jornada difícil, mas cheia de recompensas diárias porque quando nasce qualquer bebê, qualquer respirada que ele dá, é uma coisa normal. Mas, o Benjamin nasceu com 25 semanas e não estava pronto pra respirar porque o pulmão dele não estava nem de longe pronto para respirar. Então, cada respirada que ele conseguia dar, era motivo de comemoração”, relata.


O pequeno só foi tocado pelos pais 19 dias depois do nascimento e, por isso, a trajetória é de comemoração a cada evolução e tudo significa muito mais. Ela ainda relata que não apenas ele é prematuro extremo, mas também teve a experiência de ser mãe ao extremo, emoções ao extremo e viver cada minuto de maneira intensa.


“A gente não sabia quantos minutos mais ele ia viver. O prognóstico de um bebê de 25 semanas sobreviver é muito difícil, as possibilidades de sequelas são enormes, então de onde ele veio para onde está agora, cada dia é motivo de agradecimento. Ele não está mais dentro de mim, de mim, está fora, e ficou muito tempo dentro de uma caixinha para poder sobreviver, e a separação precisou acontecer apara ele sobreviver”, relembra.


Pré- natal


A médica pediátrica neonatologista Socorro Avelino, que atua nesta área há 13 anos e também acompanha o pequeno Benjamin, afirma que o caso dele é especial porque apresentou muita gravidade, mas conseguiu superar.


"O Benjamin nasceu com 776 gramas e hoje ele pesa 7,5 quilos, após 8 meses e 16 dias internado por complicações e permanece ainda internado, agora ele saiu do oxigênio e agora está respirando em ar ambiente e só estamos aguardando ele melhorar a ingestão de alimentos e líquidos para poder receber alta hospitalar, o que creio que vai ocorrer breve", explica.


A pediatra afirma que a prematuridade é um problema de saúde pública e a principal causa de morte entre crianças com menos de cinco anos de idade. Devido a isso foi criado o mês da prematuridade, representado pela cor roxa, que denota sensibilidade, a individualidade e a particularidade dos bebês prematuros porque o roxo também significa transmutação.


No caso de Benjamin, ele nasceu com prematuridade extrema. A médica explica que a organização mundial da saúde define prematuridade como o nascimento que ocorre antes de 37 semanas de idade gestacional.


"Ele apresentou complicações bem perigosas inerentes a prematuridade, como a displasia broncopulmonar grave e a hipertensão pulmonar. Foram dias cruéis, de muita angústia, mas nunca perdemos a fé. Nossa equipe se dedicou diuturnamente oferecendo o melhor da ciência, que está ao nosso alcance com muita humanização e deu certo", acrescenta.


Socorro acrescenta que entre os problemas que podem levar a prematuridade estão alguns fatores de risco como a idade materna, no caso das menores de 20 anos e maiores de 40; tabagismo, uso de álcool e outras drogas ilícitas; infecções uterina e malformação uterina, gemelaridade; infecções maternas que entre outras alterações podem ser detectadas e tratadas quando um pré-natal correto é realizado.


"Se a gente for observar, a maioria delas pode ser revertida simplesmente com o pré-natal. Se a gestante fizer um pré-natal certinho um acompanhamento certinho, a maioria dos fatores de pode desencadear prematuridade, são identificados e podem ser evitados", conclui.


Prematuridade


Bebês prematuros, ao nascerem não podem ser conduzidos para o alojamento com a mãe, eles vão para a UTI neonatal, ficam em incubadoras aquecidas e umidificadas, não conseguem mamar no peito o suficiente para sobreviver, alimentam-se através da sonda orogástrica e a quantidade também não é suficiente para se desenvolver, pois começa com pouco volume e vai aumentando gradativamente conforme a tolerância e geralmente precisam de nutrição parenteral, conforme explica.


"Geralmente apresentam problemas respiratórios com necessidade de ventilação pulmonar mecânica para manter uma boa oxigenação. Podem evoluir, na sua grande maioria com quadros infecciosos, distúrbios metabólicos como a hipoglicemia, hipocalcemia; evoluem com icterícia e necessidade de fototerapia", explica.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Bolsonaro desafia governadores: ' vamos zerar o ICMS?'

Em sua tradicional live das quintas-feiras, o presidente Jair Bolsonaro decidiu ironizar governadores. Alvo de críticas por causa do aumento do preços dos combustíveis, Bolsonaro explicou que a alta se dá, sobretudo, por causa do Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS), cuja taxa é definida por cada governador. Por causa disso, o presidente “desafiou” os governadores a abrirem mão do imposto e também explicou como funciona a logística que encarece o produto. – O imposto federal é R$ 0,74, mas, no fim da linha, chega a quase R$ 7. Aí tem o frete, a margem de lucro dos postos e o grande mistério que é o ICMS, um percentual que os governadores cobram em cima do preço final da bomba. E não na origem – afirmou. Bolsonaro disse que a mesma lógica se aplica ao gás de cozinha, que também tem prejudicado o bolso do consumidor. – A mesma coisa tenho falado do gás de cozinha. Arredondando pra cima, um botijão custa R$ 50. Na ponta da linha, está chegando a R$ 130. Eu zerei os im...

BOLSONARO CONFIRMA PRESENÇA EM MANIFESTAÇÃO NESTE SÁBADO

Em conversa com apoiadores nesta semana, o presidente Jair Bolsonaro confirmou sua presença na próxima manifestação que ocorrerá em Brasília, neste sábado (15). Centenas de ônibus e caravanas foram confirmados por associações do Agronegócio de todo o país e começarão a chegar à capital federal ainda na madrugada do dia do evento. A Esplanada dos Ministérios será o local que receberá um público que promete ser recorde, com cerca de 150 cidades envolvidas. Bolsonaro confirmou presença por volta das 15h e fará discurso em cima de um trio elétrico. O evento será simultâneo à Marcha da Família Cristã pela Liberdade, na qual o chefe do Executivo também confirmou presença. – Eu vou lá conversar com vocês – disse o presidente. (Pleno News)

Covid-19: No Intervalo De Uma Hora, Dois Irmão Morre De Covid-19 No Distrito Federal

Marcelo Vianna tinha 46 anos e Sérgio, 47. Os dois morreram, na terça-feira (13/7), por complicações causadas pela covid-19. Eles ficaram internados mais de 30 dias e, mesmo assim, não resistiram. Os óbitos ocorreram com uma hora de diferença. Marcelo morava no Guará e Sérgio, em Águas Claras. Amigo dos irmãos Vianna, o consultor de vendas Carlos Henrique Andrade, 50 anos, contou que os conhecia há 25 anos. "Nós nos conhecemos em 1996. Eu era de banco e o Marcelo trabalhava como vendedor de veículos na Fiat. Ele indicou um amigo para trabalhar comigo e aí a amizade começou. Foi intensa nossa amizade. Cada um casou e mesmo assim mantínhamos bem nossas relações. Uma turma grande ali no Guará”, disse o amigo. Marcelo ficou internado no Hospital de Campanha do Gama e Sérgio, em uma unidade particular da Asa Sul. Segundo Carlos Henrique, o irmão mais novo trabalhava como motorista de transporte por aplicativo e o mais velho, no Serviço Federal de Processamento de Dados (Serpro). O sepu...

Suspeito de estuprar criança de 11 anos é preso na zona rural de Rodrigues Alves ac

Por : Ascom/PCAC Na tarde desta quinta-feira, 14, uma equipe de agentes da Polícia Civil se deslocou à comunidade Torre da Lua, na zona rural do município de Rodrigues Alves, para investigar uma denúncia de estupro de vulnerável cometido contra uma criança de 11 anos de idade. Ao chegar no local, os agentes conseguiram encontrar o suspeito e deram voz de prisão a ele. Trata-se de um homem, das iniciais F.C.S., de 28 anos. Conforme apurado pela Polícia Civil, o investigado vinha mantendo relações com a vítima há aproximadamente um ano. Dessa forma, a Polícia Civil conduziu o suspeito até a delegacia para ser flagranteado e encaminhado ao presídio. A vítima também foi conduzida à sede da Polícia Judiciária, na companhia do seu genitor, para ser ouvida e posteriormente será encaminhada ao Instituto Médico Legal (IML) para ser submetida ao exame de conjunção carnal. O delegado José Obetânio, que responde pelas delegacias de Rodrigues Alves e Mâncio Lima, ressalta que a prisão de pedófilos ...

Ingresso mais barato da Libertadores é o dobro do da Champions League* Conmebol cobra a partir de R$ 1.110 para Libertadores; UEFA vendeu ingressos por R$ 455

Conmebol cobra a partir de R$ 1.110 para Libertadores; UEFA vendeu ingressos por $R 455. Por:  Poder360  Quem quiser entrar no estádio Centenário, no Uruguai, em 27 de novembro, quando Palmeiras e Flamengo disputam a final da Libertadores, vai precisar desembolsar, no mínimo, US$ 200 –mais de R$ 1.100. Esse é o valor do ingresso mais barato. É bem acima do preço do bilhete mais em conta para a final da Champions League deste ano: € 70 ou cerca de R$ 455. Os valores foram divulgados na 2ª feira (18.out.2021) pela Conmebol (Confederação Sul-Americana de Futebol). O bilhete mais caro custa US$ 650 (em torno de R$ 3.630) –valor semelhante ao mais alto da Champions League, € 600 (R$ 3.895). Serão comercializados 20.000 ingressos, já que a capacidade do estádio Centenário está limitada pelas regras sanitárias impostas no país. Os ingressos de US$ 200 são destinados aos clubes e ficam atrás dos gols. Quem não conseguir garantir um desses ou quiser outro setor, pagará valores a partir...

Uso de aspirina para prevenção de infarto deve ser reduzido

As doses diárias baixas de aspirina não devem mais ser indicadas para tratamento de pessoas com risco alto para doenças cardíacas, segundo apontou um painel de especialistas dos Estados Unidos.  A recomendação com um conjunto inicial de diretrizes foi baseada em evidências de que o risco de efeitos colaterais graves é ainda maior que os benefícios da estratégia. Anteriormente, a aspirina foi considerada uma arma barata na luta contra doenças cardíacas.  Além disso, o mesmo painel, denominado Força‑Tarefa de Saúde Preventiva dos Estados Unidos, planeja um recuo na orientação de 2016, que indicava a prescrição de aspirina infantil para a prevenção de câncer colorretal.  Assim, a busca também é por desencorajar que qualquer pessoa com 60 anos ou mais entre em um regime de ingestão de doses baixas de aspirina. A preocupação seria o risco elevado de sangramentos que podem ser fatais.  Fonte: O Globo

IMAGEM DE CÂMARA DE SEGURANÇA MOSTRA O MOMENTO EM QUE HOMEM DE 32 ANOS FOI ASSASSINADO EM CHOPERIA DE ANÁPOLIS

 Imagem de câmera de segurança mostra o momento em que homem de 32 anos foi assassinado em choperia de Anápolis Na noite desta sexta-feira (10), foi preso temporariamente o suspeito de matar a tiros Leonan Alves de Morais de 32 anos, dentro de uma choperia, em Anápolis. O crime aconteceu na noite do último dia (5) e foi registrado por câmeras de segurança.  O delegado da Polícia Civil (PC), responsável pela investigação Wllisses Valentim disse que durante depoimento, o suspeito de 20 anos, confessou o crime. Conforme o relato do detido, ele estava no estabelecimento com sua namorada quando Leonan, que parecia estar embriagado, assediou a moça e chegou a tocar no bumbum da jovem por duas vezes.  De acordo com o suspeito, após tal atitude teve início uma discussão e ele acabou atirando contra Leonan, que morreu no local.    Suspeito se apresentou à Polícia Civil  Dois dias após o crime, o suspeito se apresentou à Delegacia de Polícia Civil, mas como ele já ha...

BOLSONARO DEPÕE, DIZ QUE NÃO INTERFERIU NA PF E QUE TROCOU DIRETOR POR 'FALTA DE INTERLOCUÇÃO '

A Polícia Federal tomou o depoimento do presidente Jair Bolsonaro no inquérito que apura uma suposta tentativa de interferir politicamente na corporação para blindar familiares e aliados de investigações. Na noite desta quarta (3), no Palácio do Planalto, o presidente respondeu às perguntas do delegado Leopoldo Soares Lacerda, da Polícia Federal. Bolsonaro disse que não interferiu na PF e que trocou o então diretor-geral, Maurício Valeixo, no ano passado, por "falta de interlocução". A demissão de Valeixo detonou a crise que levou à demissão do ex-ministro da Justiça Sergio Moro, em maio do ano passado. Valeixo é homem de confiança de Moro e foi levado à direção da PF pelo ex-ministro. Quando Bolsonaro pediu a substituição, Moro, responsável pela PF, tentou evitar a troca, mas acabou pedindo demissão. No dia em que anunciou a saída do governo, Moro relatou, em entrevista coletiva, que Bolsonaro tentava interferir politicamente na PF. Essa declaração levou à abertura do inquér...

Brasil atinge 600 mil mortes por Covid com pandemia em desaceleração

O Brasil chegou a 600.077 mortos pela Covid, divulgou o consórcio de veículos de imprensa em boletim extra na tarde desta sexta-feira (8). Em casos confirmados, são 21.533.752. A marca foi atingida num momento em que a pandemia está em desaceleração no país. A média de mortes diárias está em 438, o menor número desde novembro do ano passado, e em queda. Essa desaceleração se expressa também no tempo que a doença levou para tomar mais 100 mil vidas ao Brasil desde que atingimos a trágica marca de 500 mil mortes: foram 111 dias, o dobro dos 51 dias que o país levou para passar de 400 mil para 500 mil óbitos. Naquele o momento, morriam em média 2 mil brasileiros por dia – mais de quatro vezes a média atual. Em abril deste ano, pior momento da pandemia, a média passou de 3 mil mortos por dia. 1ª morte: 12/3/2020 100 mil mortes: 8/8/2020 (149 dias depois) 200 mil mortes: 7/1/2021 (152 dias) 300 mil mortes: 24/3/2021 (76 dias) 400 mil mortes: 29/4/2021 (36 dias) 500 mil mortes: 19/6/2021 (51...

BOLSONARO VAI A POSTO MÉDICO PELA TERCEIRA VEZ EM 11 DIAS

 Bolsonaro vai a posto médico pela terceira vez em 11 dias  O presidente Jair Bolsonaro deu entrada no posto médico do Palácio do Planalto por volta das 9h desta sexta-feira (17). O governo, no entanto, ainda não informou sobre o estado de saúde do presidente ou se ele será submetido a algum exame. Trata-se da terceira vez que Bolsonaro vai ao posto médico do Planalto no intervalo de duas semanas. A Secretaria Especial de Comunicação (Secom) não esclareceu o motivo em nenhuma das ocasiões. Pleno News