Pular para o conteúdo principal

PAI RELATA LUTA DE BEBÊ PREMATURO QUE NASCEU COM 776 GRAMAS E ESTÁ INTERNADO HÁ 262 DIAS NO ACRE : ' SÓ O AMOR SALVA '


PAI RELATA LUTA DE BEBÊ PREMATURO QUE NASCEU COM 776 GRAMAS E ESTÁ INTERNADO HÁ 262 DIAS NO ACRE: 'SÓ O AMOR SALVA'


"Em oito meses de vida, o bebê Benjamin Onety Guimarães passou a maior parte do tempo em uma UTI. Atualmente, ele está na enfermaria e faz tratamento com fonoaudiólogo para se alimentar só."

PORTAL G1 NOTÍCIAS


“O útero quentinho, escuro e molhado da mãe deu lugar a uma incubadora repleta de fios, aparelhos e luzes.” Este é o relato do servidor público, Ulisses Lima, pai do pequeno Benjamin Onety Guimarães, de oito meses, que está internado desde o nascimento, no Hospital Santa Juliana, em Rio Branco por complicações da prematuridade extrema.


Em um texto intitulado "Prematuridade: só o amor salva", o pai relatou como tem sido os dias nos hospital ao lado do primeiro filho que trava uma batalha para viver.

Benjamin nasceu no dia 2 de março deste ano, com apenas 25 semanas de gestação, ou seja cinco meses e meio, pesando 776 gramas e medindo 33 centímetros, o que corresponde a pouco mais que uma folha de A4. Internado desde então, o pequeno guerreiro já encarou 262 dias de internação, deste total, 213 foram na Unidade de Terapia Intensiva (UTI) neonatal. Ele é o primeiro filho do casal.


“A experiência da prematuridade é algo incomparável e difícil de descrever. Posso dizer que é uma montanha russa de emoções, visto que são muitos procedimentos pelo qual o bebê passa que nos deixam ora muito felizes, outras vezes muito tristes. Vamos vivendo dia a dia fazendo o nosso melhor”, conta Guimarães ao descrever o que tem sido esses últimos meses.


Para lembrar a importância do debate sobre o nascimento de bebês prematuros e os cuidados que as mães devem ter desde o pré-natal, nasceu o Novembro Roxo. O mês foi escolhido porque nessa quarta-feira (17) foi celebrado o Dia Mundial da Prematuridade.

No Acre, a Secretaria de Saúde (Sesacre) está fazendo a campanha com o tema “Separação Zero, mantendo pais e bebês prematuros juntos” traz o alerta sobre a prematuridade, formas de prevenção, cuidados, doação de leite materno e ainda sobre a importância de se manter pais e mães juntos durante um período tão delicado e fez atividades na Maternidade Barbara Heliodora nessa quinta-feira (18), com palestras e oficinas.


‘Um bebê prematuro’


O parto prematuro de Benjamim ocorreu devido a um problema chamado incompetência do colo uterino. Algo difícil de identificar no pré-natal, segundo informou o pai. Além disso, ele tem uma condição chamada displasia bronco pulmonar. É bem comum em bebês que ficam muito tempo intubados. Guimarães explica que a displasia aumenta a demanda dele por calorias.


“Hoje ele consegue se alimentar, mas a quantidade ainda não é suficiente para o gasto calórico que ele precisa. É um processo para tirar a sonda gástrica, sempre respeitando o tempo de desenvolvimento dele. Daí a importância do conhecimento da neonatologista que cuida dele nesse tempo. Ela respeita esse tempo”, pontua.


Apesar dessa adversidade que surgiu no meio da trajetória da família, o pai conta que os planos para o filho são os mesmos de antes do nascimento, que eles já tinham mesmo antes que soubessem da luta que teriam travar por sua sobrevivência.

“O que sonhamos pra ele não mudou pela prematuridade, mas os nossos esforços aumentam significativamente devido à ela. Desejamos desde sempre que ele se desenvolva bem, no melhor ambiente familiar possível, e que seja um ser humano do bem”, acrescenta.


Drama


Guimarães relata que o drama da prematuridade não é novo e a geração passada, que tinha mais filhos que a de hoje, distingue bem o “tive 6 filhos” do “criei 4”. Só que ele pontua novas possibilidades de suporte à vida através de aparelhos respiratórios, antibióticos e os surfactantes, fundamentais para prevenção e tratamento de problemas respiratórios.


“Um bebê prematuro de extremo baixo peso. Quando isso acontece, o parto não acaba ali, ele continua por um longo período. No caso dele, já são 260 dias de internação hospitalar”, conta.

Ele ainda enaltece que estes recursos para fazer o tratamento é fruto de muita pesquisa científica e médica seria suficiente para garantir que bebês como o Benjamin e muitos outros possam vencer esta batalha.


Porém, o pai resume que para o bebê dele vencer todo esse processo ele contaram também que eles contaram com outra receita: “o amor dos cuidadores. Neonatologistas, enfermeiros, fisioterapeutas, técnicos de enfermagem, roupeiros e serviços gerais. Todos, sem exceção, precisam fazer muito bem seu trabalho, para que a vida ganhe o jogo contra a morte.”


Atualmente, o Benjamin pesa 7,5 quilos e saiu da dependência de oxigênio suplementar, e aguarda retirar a sonda de alimentação para ir pra casa. E faz fisioterapia três vezes ao dia.


‘Vivendo na caixinha’


Para a mãe Paula Onety, a jornada tem sido um desafio diário, principalmente devido as possibilidades de ele sobreviver. Ela compara a vida de uma mãe de UTI, e do próprio bebê, como uma roda gigante, que às vezes está evoluindo, mas depois acaba caindo.


“É uma trajetória longa, jornada difícil, mas cheia de recompensas diárias porque quando nasce qualquer bebê, qualquer respirada que ele dá, é uma coisa normal. Mas, o Benjamin nasceu com 25 semanas e não estava pronto pra respirar porque o pulmão dele não estava nem de longe pronto para respirar. Então, cada respirada que ele conseguia dar, era motivo de comemoração”, relata.


O pequeno só foi tocado pelos pais 19 dias depois do nascimento e, por isso, a trajetória é de comemoração a cada evolução e tudo significa muito mais. Ela ainda relata que não apenas ele é prematuro extremo, mas também teve a experiência de ser mãe ao extremo, emoções ao extremo e viver cada minuto de maneira intensa.


“A gente não sabia quantos minutos mais ele ia viver. O prognóstico de um bebê de 25 semanas sobreviver é muito difícil, as possibilidades de sequelas são enormes, então de onde ele veio para onde está agora, cada dia é motivo de agradecimento. Ele não está mais dentro de mim, de mim, está fora, e ficou muito tempo dentro de uma caixinha para poder sobreviver, e a separação precisou acontecer apara ele sobreviver”, relembra.


Pré- natal


A médica pediátrica neonatologista Socorro Avelino, que atua nesta área há 13 anos e também acompanha o pequeno Benjamin, afirma que o caso dele é especial porque apresentou muita gravidade, mas conseguiu superar.


"O Benjamin nasceu com 776 gramas e hoje ele pesa 7,5 quilos, após 8 meses e 16 dias internado por complicações e permanece ainda internado, agora ele saiu do oxigênio e agora está respirando em ar ambiente e só estamos aguardando ele melhorar a ingestão de alimentos e líquidos para poder receber alta hospitalar, o que creio que vai ocorrer breve", explica.


A pediatra afirma que a prematuridade é um problema de saúde pública e a principal causa de morte entre crianças com menos de cinco anos de idade. Devido a isso foi criado o mês da prematuridade, representado pela cor roxa, que denota sensibilidade, a individualidade e a particularidade dos bebês prematuros porque o roxo também significa transmutação.


No caso de Benjamin, ele nasceu com prematuridade extrema. A médica explica que a organização mundial da saúde define prematuridade como o nascimento que ocorre antes de 37 semanas de idade gestacional.


"Ele apresentou complicações bem perigosas inerentes a prematuridade, como a displasia broncopulmonar grave e a hipertensão pulmonar. Foram dias cruéis, de muita angústia, mas nunca perdemos a fé. Nossa equipe se dedicou diuturnamente oferecendo o melhor da ciência, que está ao nosso alcance com muita humanização e deu certo", acrescenta.


Socorro acrescenta que entre os problemas que podem levar a prematuridade estão alguns fatores de risco como a idade materna, no caso das menores de 20 anos e maiores de 40; tabagismo, uso de álcool e outras drogas ilícitas; infecções uterina e malformação uterina, gemelaridade; infecções maternas que entre outras alterações podem ser detectadas e tratadas quando um pré-natal correto é realizado.


"Se a gente for observar, a maioria delas pode ser revertida simplesmente com o pré-natal. Se a gestante fizer um pré-natal certinho um acompanhamento certinho, a maioria dos fatores de pode desencadear prematuridade, são identificados e podem ser evitados", conclui.


Prematuridade


Bebês prematuros, ao nascerem não podem ser conduzidos para o alojamento com a mãe, eles vão para a UTI neonatal, ficam em incubadoras aquecidas e umidificadas, não conseguem mamar no peito o suficiente para sobreviver, alimentam-se através da sonda orogástrica e a quantidade também não é suficiente para se desenvolver, pois começa com pouco volume e vai aumentando gradativamente conforme a tolerância e geralmente precisam de nutrição parenteral, conforme explica.


"Geralmente apresentam problemas respiratórios com necessidade de ventilação pulmonar mecânica para manter uma boa oxigenação. Podem evoluir, na sua grande maioria com quadros infecciosos, distúrbios metabólicos como a hipoglicemia, hipocalcemia; evoluem com icterícia e necessidade de fototerapia", explica.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

EM 2021, POLÍCIA MILITAR DO ACRE CAPACITA A TROPA , REESTRUTURA INSTALAÇÃO E APRESENTA DIMINUIÇÃO DOS ÍNDICES CRIMINAIS

 Em 2021, Polícia Militar do Acre capacita a tropa, reestrutura instalações e apresenta diminuição dos índices criminais  Texto: Wellington Mota, Assessoria de Comunicação da PMAC A Polícia Militar do Acre (PMAC) chega ao final do ano de 2021, com um resultado satisfatório frente ao planejamento estratégico que foi estabelecido pela corporação no inicio do ano. Com uma gestão centrada na valorização dos seus profissionais, visando assim uma melhor prestação do serviço ao cidadão, a instituição buscou frisar na capacitação técnica e reestruturação dos batalhões, além de aquisição de equipamentos.  Com uma política alinhada ao Governo do Estado do Acre e as demais forças que compõem o Sistema Integrado de Segurança Pública, a Polícia Militar do Acre, por meio de um trabalho prévio de estudos e planejamentos, buscou empregar seu efetivo em locais estratégicos. E assim, realizou, somente em 2021, 7.711 operações em todo o Estado do Acre, resultando na abordagem de 223.226 pes...

BOLSONARO FARÁ PRONUNCIAMENTO DE NATAL EM REDE NACIONAL NESTA SEXTA-FEIRA

 Bolsonaro fará pronunciamento de Natal em rede nacional nesta sexta-feira O presidente Jair Bolsonaro (PL) fará um pronunciamento em rede nacional de rádio e televisão na noite desta sexta-feira (24), véspera de Natal. Segundo comunicado da Empresa Brasil de Comunicação (EBC), a fala do chefe do Executivo federal será transmitida às 20h30 e terá 1 minuto e 34 segundos de duração. O discurso já está gravado. Vale lembrar que o chefe do Executivo, que passa férias no litoral de São Paulo, retorna ao Distrito Federal nesta quinta-feira (23). Após passar o feriado de Natal em Brasília, o presidente deve viajar no dia 27 para São Caetano do Sul (SP), onde passará o feriado de Ano-Novo. O retorno está previsto para a primeira semana de janeiro. Pronunciamento de Natal No ano passado, também em fala transmitida em rede nacional, Bolsonaro ao lado da primeira-dama, Michelle Bolsonaro agradeceu o trabalho dos profissionais de saúde e disse se solidarizar com as famílias que perderam entes ...

Com 66,77% dos votos, Paula Amorim 'Vence no Limite' E Leva R$ 500 mil

Em um programa ao vivo, no qual estavam presentes todos os participantes da temporada, aconteceu na noite desta terça-feira (20) a final de No Limite. Após chegar à semifinal da atração ao lado de André, Elana, Jéssica, Viegas e Zulu e ser uma das finalistas, Paula Amorim, foi a grande vencedora do programa ao receber 66,77% dos votos do público. A primeira prova, que eliminou dois dos seis participantes que restaram, contava com um grande labirinto, no qual os corredores eram repletos de catracas, mas nem todas giravam. Cada um dos jogadores tinha que resgatar quatro medalhas, que abririam uma caixa com peças de uma engrenagem que, quando montada corretamente, içava uma bandeira que levaria quem conseguisse completar a prova à final. André foi o primeiro a se classificar e Zulu falou abertamente que observou como o capixaba montou sua tarefa para repetir o processo. “Aproveitei aquela velha frase ‘quem não cola, não sai da escola’ e esperei o gabarito do André”, disse o carioca, que f...

PRODUTOR DE CONRADO E ALEKSANDRO CONFIRMA A MORTE DE ALEKSANDRO NO ACIDENTE DE ÔNIBUS NO INTERIOR DE SÃO PAULO

 Produtora de Conrado e Aleksandro confirma a morte de Aleksandro no acidente de ônibus no interior de São Paulo O cantor Aleksandro, da dupla com Conrado, morreu em um grave acidente de ônibus, na manhã deste sábado (7), na rodovia Régis Bittencout, na altura de Miracatu, no interior de São Paulo. Outras cinco mortes foram confirmadas, mas não tiveram a identidade divulgada. Segundo apurado pelo g1, ao menos 19 pessoas estavam no veículo, incluindo os artistas. Além dos óbitos, 11 vítimas foram encaminhadas aos prontos-socorros da região com ferimentos leves e outras duas pessoas não sofreram lesões. O acidente aconteceu, por volta das 10h30, no km 402,2 da pista com sentido São Paulo (SP). De acordo com a Arteris, concessionária que administra o trecho, há registro de 4km de congestionamento na pista sentido Curitiba e 2km no sentido São Paulo. Segundo o empresário da dupla, José Carlos Cassucce, o veículo saiu de Tijucas do Sul (PR), onde a dupla fez um show na sexta-feira (6), ...

POLÍCIA CIVIL AC DEFLAGRA OPERAÇÃO E CUMPRE OITO MANDADOS EM DISTRITO DE VILA CAMPINAS NO ACRE

 Polícia Civil deflagra operação e cumpre oito mandados em Distrito de Vila Campinas no Acre Ascom/Policia Civil do Acre Na madrugada desta terça-feira, 19, a Polícia Civil deflagrou operação de cumprimento de oito  mandados de busca e apreensão no Distrito de Vila Campinas, distante 60 quilômetros da capital,  em desfavor de supostos criminosos daquela localidade, apontados dentro das investigações realizadas pela equipe da Delegacia de Plácido de Castro como principais envolvidos em uma série de crimes contra o patrimônio, trafico de entorpecentes e integrar organização criminosa que age naquela região. Durante a Operação, que teve cooperação do CORE – AC, foram apreendidos, aproximadamente, 6 (seis) aparelhos celulares que estavam em posse dos suspeitos e serão encaminhados à perícia criminal para análise já que, supostamente a maioria das ações criminosas eram feitas por meio de aplicativo de mensagens.  Além dos celulares, foram apreendidos pouco mais de 10 kg d...

Covid-19: No Intervalo De Uma Hora, Dois Irmão Morre De Covid-19 No Distrito Federal

Marcelo Vianna tinha 46 anos e Sérgio, 47. Os dois morreram, na terça-feira (13/7), por complicações causadas pela covid-19. Eles ficaram internados mais de 30 dias e, mesmo assim, não resistiram. Os óbitos ocorreram com uma hora de diferença. Marcelo morava no Guará e Sérgio, em Águas Claras. Amigo dos irmãos Vianna, o consultor de vendas Carlos Henrique Andrade, 50 anos, contou que os conhecia há 25 anos. "Nós nos conhecemos em 1996. Eu era de banco e o Marcelo trabalhava como vendedor de veículos na Fiat. Ele indicou um amigo para trabalhar comigo e aí a amizade começou. Foi intensa nossa amizade. Cada um casou e mesmo assim mantínhamos bem nossas relações. Uma turma grande ali no Guará”, disse o amigo. Marcelo ficou internado no Hospital de Campanha do Gama e Sérgio, em uma unidade particular da Asa Sul. Segundo Carlos Henrique, o irmão mais novo trabalhava como motorista de transporte por aplicativo e o mais velho, no Serviço Federal de Processamento de Dados (Serpro). O sepu...

A REAÇÃO DE DOM PEDRO || A INVASÃO PARAGUAIA DO BRASIL

 A Reação de Dom Pedro II a Invasão Paraguaia do Brasil Imagem cedida "Em Junho de 1865 quando se teve no Rio a noticia da invasão do Rio Grande do Sul pelas forças paraguaias do Coronel Estigarribia, o Imperador não hesitou: decidiu partir imediatamente para a fronteira. Ele entendia que o seu lugar, como chefe de Estado e como Brasileiro, era ao lado do Exército. Essa decisão foi mal acolhida pelos politicos. O proprio Gabinete Olinda manifestou-se contra ela. Somente um Ministro, Francisco de Paula da Silveira Lobo, Marinha, apoiou a decisão do Imperador. Os políticos eram de opinião: "que o Imperador no Sul levantava sómente o Rio Grande, ao passo que na Capital animava para a guerra o paiz todo"  O Imperador, porém, num daqueles momentos de teimosia, não cedeu a nenhuma consideração. Estava de tal forma decidido a partir que ás objeções que lhe apresentaram no Conselho de Estado, respondeu:  "Se me podem impedir que siga como Imperador, não me impedirão que abd...

BOLSONARO VAI A POSTO MÉDICO PELA TERCEIRA VEZ EM 11 DIAS

 Bolsonaro vai a posto médico pela terceira vez em 11 dias  O presidente Jair Bolsonaro deu entrada no posto médico do Palácio do Planalto por volta das 9h desta sexta-feira (17). O governo, no entanto, ainda não informou sobre o estado de saúde do presidente ou se ele será submetido a algum exame. Trata-se da terceira vez que Bolsonaro vai ao posto médico do Planalto no intervalo de duas semanas. A Secretaria Especial de Comunicação (Secom) não esclareceu o motivo em nenhuma das ocasiões. Pleno News

COVID-19: APÓS VELÓRIO DE PADRE , SECRETÁRIA ORIENTA QUE PRESENTES FAÇA PCR

Cerimônia funerária do religioso Fernando Antônio Silva ocorreu com caixão aberto e na presença de familiares, amigos e fiéis Do UOL, em São Paulo A Secretaria Estadual de Saúde do Espírito Santo recomendou a todas as pessoas que participaram do funeral do padre Fernando Antônio Silva de Souza, morto em decorrência da covid-19, que façam o teste RT-PCR depois de 72 horas da cerimônia, segundo informou a TV Gazeta, afiliada da Globo no estado. O velório do padre ocorreu nesta semana, em igreja da Grande Vitória, mas com caixão aberto. A cerimônia contou com a presença de um número considerável de pessoas, como familiares, amigos e religiosos. O caixão foi conduzido sob aplausos. Em nota, divulgada nas redes sociais, a Arquidiocese de Vitória diz que no Espírito Santo não existe decreto sobre o assunto, mas argumenta que os médicos que acompanham a evolução da doença podem emitir documento autorizando o velório com caixão aberto. "No caso do pe. Fernando Antônio Silva de Souza, ente...

BOLSONARO FALA EM ASSINAR ATO PARA GOVERNO DECIDIR SOBRE PASSAPORTE DA VACINA

 Bolsonaro fala em assinar ato para governo decidir sobre passaporte da vacina Imagem de Bolsonaro  O presidente Jair Bolsonaro quer assinar uma medida provisória para determinar que apenas o governo federal pode decidir sobre a obrigatoriedade do passaporte da vacina contra a covid-19. “Tem uns itens que falam das medidas a serem adotadas por qualquer agente sanitário, Estado e município. Quero trazer para agente federal”, afirmou Bolsonaro ao site Poder360 neste domingo, 5. De acordo com a publicação, o presidente reforçou que a “vacina é opcional” e criticou prefeitos e governadores por obrigar a vacinação de pessoas no acesso a eventos públicos. Atualmente, uma lei sancionada em fevereiro de 2020 para o enfrentamento da covid-19 autoriza o poder público a adotar medidas para conter o avanço da doença, entre elas a vacinação. O Supremo Tribunal Federal (STF) garantiu autonomia para Estados e municípios nas medidas sanitárias, mas sem retirar a competência da União para cuid...