Pular para o conteúdo principal

BANDA DE MÚSICA DA POLÍCIA MILITAR ENCANTA POPULAÇÃO DE MÂNCIO LIMA AC TICANDO RITMOS NACIONAIS E INTERNACIONAIS

 
Banda de Música da Polícia Militar encanta população de Mâncio Lima tocando ritmos nacionais e internacionais

Com repertório de clássicos nacionais e internacionais, como Queen, Roberto Carlos, João Gomes, MPB, sofrência, brega e arroxa, a Banda de Música da Policia Militar, a “Furiosa”, encantou a população de Mâncio Lima na noite da última terça-feira (14), se apresentando na Praça São Sebastião como parte das atividades de fim de ano. Este ano, a Prefeitura adotou como tema: “De mãos dadas, abraçando o novo”.

Com um repertório variado, que fez o público dançar e cantar, o corpo musical da instituição possui uma riqueza histórico-cultural gigantesca, que vai muito além da música e se confunde com a própria história do estado.

“Nós nos sentimos muito honrados em estar em Mâncio Lima cantando e, mais ainda, com a participação e interação da população, as pessoas cantaram e tivemos participações de artistas locais talentosos. Voltamos para Rio Branco muito felizes e esperando que a Prefeitura nos convide mais vezes para virmos a esta cidade tão acolhedora e alegre. Em nome do nosso Major Djair Vasconcelos, Maestro da banda de música, do Coronel Paulo e Coronel Luciano, nosso Comandante e Subcomandante da PM, estamos muito lisonjeados com a participação nas atividades natalinas de Mâncio Lima”, falou Tenente Sandoval, Mestre da Banda a “Furiosa”.

Mas, um músico em especial emocionou e surpreendeu os presentes, o Soldado Ronerisson Silva. Filho de Mâncio Lima, neto do saudoso Heitor Maia, o músico começou sua carreira na Banda de Música Municipal Ritmos da Mata, fundada em meados de 2002 e 2003 pelo ex-prefeito Luiz Helosman. Aos 19 anos ingressou no Serviço Militar, se incorporando à Banda de Música do Exército Brasileiro.  

Em 2017, prestou concurso para a Polícia Militar ao cargo de Soldado PM Músico no instrumento trombone de vara, aprovado, em maio de 2019 foi convocado para a corporação fixando residência em Rio Branco.  

“Estou muito feliz em retornar à minha terra natal, a Banda nunca tinha estado em Mâncio Lima, fiz contatos com o comandante para que pudéssemos estar tocando nesta noite. Para mim é um prazer imenso, e mais ainda, em poder dividir o placo com o Elton Dias, que começou comigo, lá atrás, na Banda Municipal Ritmos da Mata. Passa um filme nesse momento e, eu chego a me emocionar, porque muitos seguiram outros caminhos e eu optei seguir no ramo musical, entrei na Policia Militar e estou tendo o privilégio de tocar nesta banda incrível e com talentos diversos”, destacou o Soldado Ronerisson Silva.

O palco da “Furiosa” deu espaço para os talentos locais, cantores como Valderlan Alencar, que cantou a música “Escudo” da Banda Voz da Verdade, Elton Dias, Josiel Mendonça e Ana Carolina deram um show à parte e deixaram a noite ainda mais alegre e emocionante. A população de Mâncio Lima, a cada apresentação, não continha a alegria e o entusiasmo.

“Quero parabenizar a equipe que organizou, um evento lindo, emocionante, a banda muito talentosa e eclética tocando de tudo um pouco. A iniciativa em darem oportunidade para os nossos artistas participarem foi muito bonita. A vontade que deu, quando eles encerraram, foi de puxar um couro pedindo bis. Espero que a Prefeitura os convide mais vezes em 2022 e promova outros eventos como este”, ressaltou Julieta Oliveira, Professora. 

A “Furiosa”

A Banda de Música da Polícia Militar do Estado do Acre, a “Furiosa” é mais antiga do que a própria Política Militar. Sua trajetória remonta às batalhas travadas pelo exército comandado pelo patrono da corporação, coronel Plácido de Castro, que, segundo relatos históricos, possuía em sua tropa corneteiros, que se deslocavam à frente dos soldados, além de uma pequena fração de músicos.

“Quando a Prefeitura soube que esta banda estaria em Cruzeiro do Sul para a cerimônia de troca de comando já tratamos de fazer contatos para que eles fizessem uma apresentação em Mâncio Lima dentro da programação do Natal. Organizamos convites, mobilizamos a população e conseguimos realizar um evento bonito, alegre e com participação muito boa da população. No atual momento em que estamos vivendo, proporcionar este tipo de evento para nossa população é gratificante e prazeroso. Uma banda talentosa, que interage o tempo com o público foi o que garantiu o sucesso desta noite de festividades natalinas”, finalizou Daniel Campos, Gerente de Tributos. 

Na época em que o estado era território federal, além das atribuições da banda como tocatas em eventos militares e civis, a banda também ajudou na Construção Civil, ajudando a construir prédios, estradas, escolas e prédios públicos, como o antigo aeroporto da capital e o Quartel do Comando Geral da Polícia Militar e vários outros prédios históricos.

Numa cidade, à época bem provinciana, em que todos se conheciam, a população sabia que os músicos pegavam no pesado a semana inteira, de sol a sol, e nos fins de semana tinham que fazer as apresentações musicais. As pessoas já tinham ciência de que os músicos estavam estressados pela jornada de trabalho quase escrava e começaram a chamá-los de “furiosos”, apelido que pegou e deu nome ao corpo musical da corporação, sendo usado até hoje como “Furiosa” PMAC.

“A Furiosa” possui uma história construída por filhos da nossa terra e por pernambucanos, paraenses e gaúchos, entre outros, que escolheram o nosso estado para ser sua morada e, assim como aqueles que na década de 50 faziam muito mais do que transmitir sua arte, hoje também contribuem com a segurança pública e o bem-estar da população acreana. Atualmente a banda está sobe comando do Major Djair Vasconcelos.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Livre de febre aftosa, Acre volta a registrar casos de raiva animal

Estado tem registrado casos da zoonose em bovinos e equídeos; Idaf recomenda vacinação de rebanhos Casos de raiva, doença infecciosa que atinge mamíferos, inclusive o homem, causando distúrbios no Sistema Nervoso Central, vêm sendo registrados periodicamente em propriedades rurais no Acre afetando, principalmente, bovinos, mas também atingindo espécies como os equídeos. A confirmação recente de novos casos no estado preocupa as autoridades sanitárias, pois a doença não tem cura e caso não seja controlada pode se tornar um sério problema para a saúde animal e humana. Sem tratamento possível, a única forma de combater a raiva é vacinando os rebanhos. Neste ano, de acordo com o Instituto de Defesa Agropecuária e Florestal (Idaf/Ac), foram registrados casos de raiva bovina em Feijó, Tarauacá e Xapuri. Neste último município, a doença foi confirmada em um cavalo entre cinco animais que morreram em uma propriedade no seringal São Francisco do Iracema. Xapuri havia registrado outro caso de ra...

Utilidades públicas: Conselho Nacional de Trânsito restabelece prazos de vencimento da Carteira Nacional de Habilitação e de Documentos de Veículos

O Conselho Nacional de Trânsito - Contran - publicou na sexta-feira, 23, deliberação restabelecendo a contagem dos prazos de processos e procedimentos relativos aos órgãos e entidades prestadoras de serviços relacionadas ao trânsito. Também divulgou um cronograma estabelecendo data limite para a renovação de CNHs vencidas a partir do mês de março de 2020. Os prazos estavam suspensos desde o ano passado devido ao período de pandemia. A Deliberação 232 do Contran, que entra em vigor no dia 2 de agosto deste ano, estabelece um cronograma escalonado. Os condutores com CNHs vencidas entre março e abril de 2020 têm até 31 de agosto de 2021 para revalidar o documento. Carteiras vencidas entre maio e julho de 2020 deverão ser renovadas até 30 de setembro deste ano. Já habilitações vencidas em dezembro de 2020 podem circular até dezembro deste ano. Os documentos de habilitação vencidos em 2021 terão 12 meses para a renovação junto ao Departamento Estadual de Trânsito de Goiás. Para efeitos de f...

BRASIL: VALOR PAGO PELO BOLSA FAMÍLIA PODE DOBRAR, DIZ BOLSONARO

O presidente Jair Bolsonaro disse nesta terça-feira (3) que o governo pode sugerir até dobrar o valor médio pago a beneficiários do Bolsa Família. "No momento, vivemos ainda auxilio emergencial mais baixo, mas estamos aqui ultimando esforços e estudos no sentido de dar aumento de, no minimo, 50% para o bolsa família, podendo chegar até 100% em média", afirmou o presidente em entrevista à TV Asa Branca, de Pernambuco. Hoje o valor médio distribuído a 14 milhões de beneficiários é R$ 192. O presidente não citou a qual cifra pretende chegar. A equipe do ministro da Economia, Paulo Guedes, tem feito estudos para elevar a R$ 300 o pagamento. Há intenção do Planalto de chegar a R$ 400 distribuídos, em média, para cada beneficiário. O governo apresentou na segunda-feira (2) a líderes do Congresso uma proposta que dribla a regra do teto de gastos em 2022. A ideia é adiar o pagamento de dívidas reconhecidas pela Justiça —chamadas de precatórios— e usar os recursos para elevar o valor ...

Saúde: OMS declara o fim da segunda epidemia de ebola na Guiné

 OMS declara o fim da segunda epidemia de ebola na Guiné A Organização Mundial da Saúde (OMS) anunciou oficialmente neste sábado (19) o fim da segunda epidemia de ebola na Guiné, alguns meses depois do ressurgimento desta doença derrotada graças à experiência adquirida entre 2013 e 2016. “Tenho a honra de falar neste dia da declaração do fim da doença do vírus ebola” na Guiné, disse o responsável da OMS, Alfred Ki-Zerbo, durante uma cerimônia em Nzérékoré (sudeste), onde o vírus reapareceu no final de janeiro. “Gostaria, em nome do Estado, de declarar o fim do ressurgimento da doença do vírus ebola na República da Guiné”, afirmou o ministro da Saúde desse país, Rémy Lamah. Segundo um comunicado da OMS divulgado neste sábado, foram registrados 16 casos confirmados e sete prováveis nesta segunda epidemia na Guiné. Onze pacientes sobreviveram e 12 morreram. O comunicado não especifica se esses 12 mortos correspondem a todos os casos confirmados. Um balanço anterior fornecido pela OMS ...

BRASIL TEM 27 CASOS CONFIRMADOS DA VARIANTE ÔMICRON

 Brasil tem 27 casos confirmados da variante Ômicron  Balanço divulgado nesta segunda-feira (20) pelo Ministério da Saúde indica que foram registrados 27 casos no Brasil da nova variante do coronavírus, a Ômicron. As infecções foram registradas em São Paulo (16), em Minas Gerais (3), em Goiás (4), no Distrito Federal (2), no Rio Grande do Sul (1) e no Rio de Janeiro (1). Há ainda, segundo a pasta, sete casos em investigação em Goiás (2) e Minas Gerais (5). Agencia Brasil

RIO BRANCO AC: MORADOR É ASSASSINADO COM 9 TIROS NA FRENTE DA MÃE POR DENUNCIAR 'BOCA DE FUMO'

Davi Sahid, AC 24Horas Edicleuson Brito, de 46 anos, foi executado com vários tiros na tarde desta terça-feira, 22, dentro de sua residência, localizada na rua Boulevard Augusto Monteiro, situada no bairro Triângulo Novo, no Segundo Distrito de Rio Branco. Segundo informações da polícia, pela manhã um homem não identificado passou por um corredor onde tem vários apartamentos foi até a residência que fica no final do terreno. Lá, encontrou a vítima e perguntou se ele era o Edicleuson. Após obter a reposta, o homem saiu do local. Por volta das 13 horas, o criminoso voltou até ao local e encontrou Edicleuson na janela da casa e efetuou 9 tiros. Oito dos disparos atingiram a cabeça e um nas costas da vítima, que foi executada na frente de sua mãe, uma idosa de 76 anos. Após a ação, o criminoso fugiu. A ambulância do suporte avançado do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU) foi acionada, mas quando os paramédicos chegaram ao local, o médico só pode constatar a morte de Edicleuson....

ACRELÂNDIA AC: CORPO EM DECOMPOSIÇÃO É ENCONTRADO POR MORADORES NA LINHA 7, ZONA RURAL

Acrelândia News Um corpo aparentemente de um homem já no estado de decomposição, foi encontrado por moradores em uma área de vegetação na linha 7 zona rural do município de Acrelândia na tarde desde sábado (07). A polícia foi acionada e até o momento não tem a identificação do corpo, o IML já foi acionado. Só depois da perícia poderá concluir a causa da morte e a identificação do corpo, porém nenhum boletim foi registrado na delegacia da cidade nos últimos dias relatando desaparecimento. Há qualquer momento maiores informações.

ENEM 2021 TEM 3,1 MILHÕES DE INSCRIÇÕES CONFIRNADAS

  O Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) informou que o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) de 2021 teve 3.109.762 pessoas com a inscrição confirmada, após o pagamento da taxa de R$ 85. Para a versão em papel, o Inep registrou 3.040.871 inscritos. Para a modalidade digital, foram confirmados 68.891 participantes. As duas versões serão aplicadas nas mesmas datas: 21 e 28 de novembro. O Enem Digital será exclusivo para quem já concluiu o ensino médio ou está concluindo essa etapa em 2021. Assim, os inscritos que desejam fazer o exame para fins de autoavaliação — os chamados “treineiros” — participarão do Enem impresso. Cabe destacar que, nesta edição, ambas as versões terão itens de prova iguais e mesmo tema de redação. Para verificar a situação da inscrição, o candidato deve entrar na Página do Participante com o login único dos portais gov.br. Na mesma página, os inscritos podem acompanhar o andamento das solicitações feitas, bem como entr...

São Paulo vence Racing pela libertadores e finda jejum de 16 anos na Argentina

O São Paulo venceu o Racing por 3 a 1 nesta terça-feira, 20, em Avellaneda, e garantiu vaga nas quartas de final da Libertadores. Em atuação decisiva da dupla Emiliano Rigoni e Marquinhos, a equipe brasileira confirmou a classificação e, de quebra, voltou a ganhar na Argentina após 16 anos.  Agora, o time do técnico Hernán Crespo aguarda o vencedor do confronto entre Palmeiras e Universidad Católica, que decidem vaga nesta quarta, 20. O jogo de ida terminou com vitória por a 1 a 0 dos palmeirenses. Desde 2005, quando superou o River Plate por 3 a 2, na semifinal, o time não vencia no país pelo torneio. Foram cinco derrotas e dois empates no período, um deles para o próprio Racing, em jogo válido pela fase de grupos da atual edição da competição. A partida começou com a tensão comum em jogos de Libertadores. Porém, o clube paulista manteve postura mais dominante e não cedeu espaços ao Racing. Assim, aos 44 minutos, o zagueiro Miranda iniciou bom contra-ataque que terminou com o gol ...

EPITACIOLÂNDIA AC : PM RECUPERA DOIS VEÍCULOS COM RESTRIÇÕES

Ascom  : PMAC Durante o serviço operacional desta sexta-feira, 16, equipes da Polícia Militar do Acre (PMAC), por meio do 5° Batalhão, recuperaram dois veículos com restrições. As ocorrências aconteceram no município de Epitaciolândia.  O primeiro veículo, um Jeep Renegade, foi abordado no Centro da cidade de Epitaciolândia, por uma guarnição do 5° BPM. O automóvel havia sido alugado e deveria ter sido devolvido, de acordo com contrato de locação, no mês de março de 2021, fato que não havia ocorrido até então.  O segundo automóvel, um Ônix, havia sido roubado em Senador Guiomard e estaria sendo levado a Cobija - Bolívia. O veículo foi interceptado pela PM, com apoio da PRF, Gefron e Polícia Civil. Os dois automóveis foram encaminhados a Delegacia da Cidade de Epitaciolândia, para as medidas cabíveis ao caso.